Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

A Arte do Bom Comentário

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Todos nós que possuímos blog, quando publicamos um novo post, temos como meta alcançar o maior número de leitores possível. Afinal, se nossos artigos fossem escritos somente para satisfazer a nossa vontade de escrever eles não estariam em um blog e sim num diário pessoal.

 

filosofia

 

Há alguns dias disse no twitter que, a maior alegria de um blogueiro é quando seus posts são bem assimilados pelos leitores e mais, são comentados de forma inteligente. É fato que a resposta do leitor ao artigo, feita de forma ponderada e inteligível, acabando tornando esse artigo muito mais interessante.

 

Obviamente quem ninguém tolera muito a  prolixidade, mas não é difícil ser simples e objetivo nos comentários, aliás diga-se de passagem, os comentários inteligentes deixados em outros blogs, são uma das principais, se não for a principal, forma de divulgação do seu trabalho, comentários inteligentes atiçam a curiosidade dos outros leitores e também do proprietário do blog comentado.

 

Muitos esbarram na dúvida se o comentário deve ser longo ou breve, respondo que depende! Ele deve ter o tamanho que permita que você transmita sua opinião sobre o assunto, alguns podem se alongar um pouco mais devido a complexidade do tema ou o seu conhecimento sobre o mesmo, em outros com uma simples frase, você consegue ser claro na explanação.

 

Nem sempre você irá concordar com conteúdo do artigo, nem por isso você deixará de registrar sua opinião, nesse caso seus argumentos terão que ser arrazoados e incisivos, de forma a demonstrar sua divergência e sua posição em relação ao assunto, discordar por discordar, sem argumentos, cai no descrédito.

 

Outro fato que a maioria dos blogueiros abominam, são os chamados comentários monossílabos do tipo: [Gostei!, Valeu!, Legal!] ou então os comentários marqueteiros:

 

- Gostei do post, visite meu blog!….

- Olá, estou começando agora meu blog, o endereço é…

 

Outro fato aterrorizante são os comentários que nada tem haver com o artigo, por exemplo, você está falando sobre o twitter, vem um incauto e faz o seguinte comentário:

 

- Gostei muito desse gadget aí do lado, onde consigo?

- Onde você conseguiu esse template?

 

Já o amigo @CaioLausi recebeu o seguinte comentário em seu blog: [ ;)], acreditem ou não, isso aí foi um comentário deixado por um leitor.

 

Por fim, como eu disse anteriormente, um bom comentário é sempre bem vindo e acaba tornando-se uma importante ferramenta de divulgação do seu trabalho ou de sua opinião, saiba usufruir de forma inteligente desse recurso, procure registrar opiniões sensatas e se tiver sem inspiração, deixe o comentário para outro dia, aproveitem e registrem aqui a opinião de vocês…

 

Não se pode formar bom conceito de quem não tem boa opinião de pessoa alguma. [Marquês de Maricá]

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

13 comentários :

A Garota da Biblioteca disse... Responder comentário

Fazer um bom comentário é mesmo uma arte... mas o que aconteceu com o Caio não é algo inédito. Pelo menos no meu caso, é relativamente fácil encontrar um desses, já que navego por sites de fanfictions.

É comum, e aborrecedor ver comentários desse tipo e eu mesma já recebi desses. Esse aqui então é banal em reviews daquilo que você teve um trabalho danado pra escrever: \o/

Durma com um barulho desses.

1 de janeiro de 2010 às 13:08
Anônimo disse... Responder comentário

Infelizmente sempre existem pessoas que querem desmerecer o nosso trabalho e fazem comentários pifíos, anonimamente. Achando que vai nos humilhar, pois sabem que os comentários bem feitos fazem parte de um artigo bem feito.

Existe todo tipo de gente nesse mundo!

1 de janeiro de 2010 às 17:56
Wander Veroni Maia disse... Responder comentário

Olá!

Eu sou fã de bons comentários. Sem dúvida, para nós blogueiros, não há melhor cartão de visita. Já comecei a seguir (descobrir um outro blogueiro) muita gente pela qualidade dos comentários que vi em outros blogs. Não tem nada melhor do que vc escrever um post e um leitor comentar de forma sádia e ajudar na construção do debate promovido pelo post. Parabéns pelo artigo!


Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

1 de janeiro de 2010 às 18:06
José Márcio disse... Responder comentário

Emanuelle Najar, você tocou num ponto importante, é realmente desestimulante você passar horas pensando um post e receber esses "ícones" como comentário.

Richard, esses que se escondem atrás do anonimato são os piores, sem sombra de dúvida.

Wander Veroni, é isso mesmo, como eu disse no post, um bom comentário deixado, estimula que o lê a conhecer melhor o seu autor.

1 de janeiro de 2010 às 18:54
Chris disse... Responder comentário

Oie, José!
E agora, José, e agora você!
Concordo contigo. Não faz muito sentido comentar com monossilábicos vazios e vagos.
Eu sempre prefiro qualidade à quantidade. Tenho recebidos poucos e excelentes comentários.
O que tem me acontecido é comentar algo no blog de alguém e acabar fazendo um post depois disso. (talvez faça isso com esse tema :D)
Gosto de citar os amigos e dividir ideias. E sempre referendando os créditos, claro.
Sabe, tenho observado que no twitter as pessoas não plagiam. Nós indicamos o autor do texto. Interessante isso na internet, que é tão conhecida por cópia e cola.
Sempre uma alegria encontrar gente que pensa e escreve como tu.
Grande abraço,
Chris Schardosim

1 de janeiro de 2010 às 19:05
José Márcio disse... Responder comentário

Chris, também já aconteceu comigo de um comentário acabar virando post. Obrigado pelas palavras elogiosas. Um grande abraço pra você também.
@jmpsousa

2 de janeiro de 2010 às 15:40
Caio Lausi disse... Responder comentário

Sempre digo que um comentário DEVE complementar o post.

Mas, muitas vezes o 'leitor' sequer se dá ao trabalho de ler o post inteiro... e muitas vezes... acaba escrevendo isso: http://twitpic.com/wduui

2 de janeiro de 2010 às 17:29
Unknown disse... Responder comentário

OITAVOOO!!!11!Um!!

3 de janeiro de 2010 às 03:26
José Márcio disse... Responder comentário

Caio Lausi, bem lembrado: "um comentário DEVE complementar o post", sobre o comentário deixado no seu blog só posso dizer que seria cômico se não fosse trágico...

Fernando, não entendi a numerologia...

4 de janeiro de 2010 às 08:22
Anônimo disse... Responder comentário

Belo post!
Os comentários são a alma de um blog, porém deve agregar valor ao post e contribuir para uma discussão sadia.

4 de janeiro de 2010 às 11:43
Caipira Zé Do Mér disse... Responder comentário

Pois é rapaz, essa coisa do comentário é muito louca né?

Eu mesmo fiquei horas matutando como deveria comentar aqui, seguindo seus conselhos, para que os seus leitores ficassem curiosos e fossem lá no meu bloguinho me visitar... (o endereço é... ops)

Eu acho que você poderia comentar também a relação entre o número de comentários e a qualidade deles. Tenho reparado no meu blog que tenho tido 3, 4 comentários apenas. No entanto são comentários com argumentações que muitas vezes dariam para escrever outros posts. Por outro lado os posts com muitos comentários acabam caindo na morosidade do [ ;) ] como o colega citado...

Será que tem alguma relação? Talvez valha a pena uma pesquisa...

Abraços

5 de novembro de 2010 às 10:49
Unknown disse... Responder comentário

Muito bom!
Abraço;

BomdeOferta - Classificados e anuncios grátis

24 de abril de 2011 às 11:59
Anônimo disse... Responder comentário

I just added this site to my rss reader, excellent stuff. Can't get enough!

8 de outubro de 2011 às 16:59

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;