O nome de uma banda pode ser preponderante para o seu sucesso? Como tudo é relativo, sempre existirá bandas boas com nomes ruins e vice-versa. Igual às pessoas...
Então resolvi comentar sobre alguns nomes de bandas de rock nacionais:
Aborto Elétrico: a banda embrionária da Legião Urbana, que segundo a lenda foi batizada assim em homenagem a uma estudante grávida de Brasília, que foi torturada após participar de um protesto contra o Golpe Militar.
Moral da história: Renato Russo era um poeta, mas nunca teve inspiração para os nomes de suas bandas.
Atahualpa y os Panques: banda gaúcha, cujo curioso nome homenageia o último imperador inca Atahualpa, cruelmente morto pelos colonizadores espanhóis, bem como o cantor e poeta argentino Atahualpa Yupanqui. Além das homenagens, aportuguesa a palavra punk, dando a entender que se trata de uma tribo indígena e utiliza a conjunção aditiva (e) na forma espanhola (y). Nonsense genial mas que, infelizmente, não ajudou a banda a fazer sucesso.
Bidê ou Balde?: o nome desta outra banda dos pampas ou é muito sutil ou é ruim mesmo!
Biquíni Cavadão: faz sucesso. Mas é por causa do nome desta banda que existem grupos de forró com nomes de Calcinha Preta.
Camisa de Vênus: fã dos Sex Pistols, o baiano Marcelo Nova montou uma banda que até no nome imitava os Pistols.
Detrito Federal: banda punk de Brasília. Dentro de um contexto local, não haverá nome melhor!
Elite Sofisticada: esta banda de Brasília, curiosamente, criou um nome que era uma antítese a outra banda candanga: Plebe Rude. Fracassou porque os aristocratas sofisticados da elite se preocuparam demais com os plebeus…
Fellini: seguindo a linha de homenagear artistas e celebridades, já pensei em montar bandas com nomes de “Steve McQueen”, “Punk Freud”, “Os Edmundos” (animal!!!) e “Os Mussuns” (cacildis!).
A banda paulistana Fellini, que homenageia o grande cineasta italiano (Federico Fellini), não alcançou o estrelato mas é considerada cult.
Graforreia Xilarmônica: O quê que é isso?! Baba Cósmica?
Ira!: inspirados musicalmente por The Who e The Jam, acabaram também adotando um nome pequeno, que com o ponto de exclamação, ficou ainda mais original e raivoso.
Em tempo: não tem nada a ver com o outro IRA, o Exército Republicano Irlandês.
J. Quest: a princípio, esta banda mineira se chamava Johnnie Quest, em homenagem ao herói dos desenhos animados da Hanna-Barbera. Por questões jurídicas, envolvendo direitos autorais, a banda teve de mudar de nome. Embora ficou com um nome meio sem graça, tal mudança não atrapalhou o seu sucesso.
Kid Abelha e os Abóboras Selvagens: O quê que o Leoni e a Paula Toller tomaram para escolher um nome tão esquisito desses? Kid deve ser por causa da música de mesmo nome dos Pretenders, influência dos primórdios da banda. Mas porquê o surrealismo de abelhas e abóboras? Ah, eureka: as abóboras precisam das abelhas para polinização...!
Afora o nome, a banda faz sucesso porque sempre foi boa.
Little Quail and The Mad Birds: “As Codorninhas e os Passarinhos Malucos”. Nome de banda londrina de ska? Não, é nome de banda brasileira que, apesar de ser inglês, confesso que soa legal!
Mundo Livre S. A.: o nome desta banda corresponde à urgência que caracteriza a boa e anárquica música produzida em Pernambuco.
Olho Seco: banda punk paulistana, contemporânea de Cólera, Ratos de Porão e Condutores de Cadáveres.
Paralamas do Sucesso: Raul Seixas uma vez brincou, dizendo que o trio deveria se chamar “Parachoques do Fracasso”. Deve ser porque o sucesso causa mais traumas que enlameia. Apesar do nome surrealista, ainda fazem sucesso.
Parentes da Vítima: das bandas novas é uma das que tem o nome mais adequado para uma típica banda de rock: lamentos e protestos.
RPM: Paulo Ricardo e Cia. marcaram a década de 80 com o seu primeiro disco. Mas convenhamos: se dependessem do nome da banda e da capa cafona do LP, jamais teriam feito tamanho sucesso.
Sepultura: curiosamente as bandas que fizeram mais sucesso no exterior não têm nomes inspirados: Sepultura e Cansei de Ser Sexy.
CSS dispensa comentários. Já o Sepultura, como a maioria das bandas de metal brasileiras, tem um nome satanicamente ridículo. Dá até para imaginar o carinha na Califórnia ou na Alemanha tentando pronunciar “sipiultiuriaaa” para o dono da loja de discos...
Big Trep: banda carioca com nome horroroso. Bandas rockabilly brasileiras, em geral, têm o péssimo gosto de avacalhar a grafia de seus nomes, vide a paulistana Kães Vadius.
Lógico que há outros bons, ruins e curiosos nomes de bandas de rock tupiniquins. Então, denuncie!
Sobre o Autor:
| Harley Coqueiro - um cara da paz, iluminista, evangélico não fundamentalista, pai do Ulisses e do Dante. Já desenhou charges, escreveu poemas e compôs canções gospel. Tem como pecados, gostar em excesso de rock'n'roll, filmes e comida! |
13 comentários :
Vou me atrever a complementar sua lista:
12 de janeiro de 2010 às 09:01Scowa e a Máfia - O grupo foi idealizado pelo músico e cantor Skowa em 1987. Dois anos depois, gravou seu primeiro disco, intitulado La Famiglia, que projetou nacionalmente a banda através do hit "Atropelamento e Fuga".//Tá certo Scowa era o nome do Vocalista, mas o nome é ruim de doer.
Obina Shock - Banda que misturava pop rock com ritmos caribenhos, africanos e nacionais, surgiu em Brasília por volta de 1985. A característica principal da banda foi ser formada por alguns estrangeiros que eram parentes de funcionários de embaixadas sediadas em Brasília mesclada com alguns brasileiros. //Se fosse nos dias atuais poderia ser uma referência ao jogador Obina, mas naquela época,só Deus pra saber o que significa o nome.
Tigres de Bengala - Espécie de super banda do rock nacional, o Tigres de Bengala teve curtíssima duração e lançou apenas um disco em 1993. Contava em sua formação simplesmente com Vinicius Cantuária, Dadi, Ritchie, Billi Forgheri, Cláudio Zoli e Mu. //Só tinha nego fera nessa banda, mas oh nomezinho cafona.
Que Fim Levou o Robin? - O grupo, formado no finalzinho dos anos 80 por Mauro Borges, Renato Lopes e pela promoter Bebete Indarte, foi um dos precursores da música eletrônica no Brasil e causou um grande alvoroço na mídia e na noite ao misturar uma espécie de dance music com música brasileira.//Pra mim um dos piores, o que será que isso quer dizer?
Um fato curioso aconteceu com a banda Jota Quest. Num festival de musica em que a anônima banda se apresentava com o nome J. (Jay) Quest. Quando o apresentador do evento, (ninguém mais, ninguém menos do que o fenomenal Tim Maia) foi anunciar o grupo, por nunca ter ouvido falar dos aspirantes ao estrelato, disse o seguinte: "Vamos ouvir agora o som da banda Jota Quest." Rogério Flausino gostou do que ouviu e alterou o nome da banda.
12 de janeiro de 2010 às 13:42Um abraço!
Minha Banda se chama Silk Screen, prefiro não contar o porque do nome, é uma longa história, mas achei o nome melhor do que quase todos ai...
12 de janeiro de 2010 às 15:04Menos IRA!, acho esse nome muito bom!
José Márcio,
12 de janeiro de 2010 às 15:39O seu comentário complementou o "post".
Vou tentar sacar:
1- o "Skowa" deve-se ao fato de que o vocalista, muito parecido com o Tony Tornado, usava um corte de cabelo quadrado a la Grace Jones, que mais parecia uma escova. E a "Máfia", era porque os músicos se vestiam como gângsteres. Banda de funk (o verdadeiro funk e não isso aí!) boa!
2 - banda da melhor fase da música baiana nos anos 80 (Olodum - no início, Reflexus da Mãe África, Chiclete - no início) o "Obina Shock" é uma das bandas representativas da chamada "World Music". Depois apareceu o comercialismo e porcarias do tipo Ivete, Cheiro de Amor e Cláudia Leitte, que estragaram o que havia de mais promissor na música baiana. Acredito que "obina" deva ser uma expressão africana que significa "moleque", "guri", ou sei lá.
3 - "Tigres de Bengala". Nome óbvio: os tigres são a maioria da região de Bengala, na Índia. Seria o mesmo que "Leões da Savana", "Camelos do Saara" e "Araras da Amazônia".
4- "Que Fim levou o Robin?" Não sei. Depois dos inúmeros rumores da relação homoafetiva dele com o Batman, acredito que converteu-se ao Islã e faz parte da milícia Taleban...
Anderson,
Esta história do Jota Quest envolvendo o Tim Maia eu não conhecia.
E o Rogério Flausino, que não era bobo nem nada, trocou o "diei" pelo "jota", como se fôsse uma bênção e deu certo.
Anderson Moreira,
12 de janeiro de 2010 às 16:09"Silk Screen"?! Na boa, véi... (risos)
Eu conheci uns carinhas em Contagem/MG que tinham uma banda chamada "Off Set".
Não poderia deixar de citar duas bandas toscas de apenas um sucesso.
12 de janeiro de 2010 às 17:52Os Virgulóides - Bagulho no Bumba
Braga Boys - Bomba
Bacana! Mas nomes de bandas, na verdade, não fazem sentido em lugar nenhum do mundo. Vamos pegar algumas mais famosas, só para comparar:
13 de janeiro de 2010 às 14:31- The Beatles (veja na Wikipedia)
- The Rolling Stones (idem)
- Pink Floyd (ibidem)
- The Animals (lá também)
Enfim, absurdos acontecem nos nomes e, a grande verdade é essa, por mais marqueteiros que sejam, não sobreviverão ao esquecimento se os músicos não forem competentes. O que fica, de fato, é o trabalho que realizarem.
Coloca o nome da minha banda ae:
28 de fevereiro de 2010 às 05:44PILANRTOPIA!
KkKKkkKk
Pilantropia!
1 de março de 2010 às 17:12Nome de banda aprovado!
KkKkKkKkKkKk!
www.pilantropia.com
10 de março de 2010 às 21:06=)
minha banda se chama PEDRAS DE JUPTER
11 de junho de 2010 às 13:06procuramos nome para banda de rock.. 4 homens e 1 mulher
19 de outubro de 2011 às 08:56ana silva
Ana Silva,
20 de outubro de 2011 às 11:23"Rainbow and The Thunders"
Explicando: [Arco-íris: mulher] + [Trovões: 4 homens]...
Serve?
Se não, pode rir à vontade!!!
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks