Já que um catedrático na língua pátria, o professor Rogério Bauru, caiu na sandice de citar este blog como exemplo de padrão bem definido de estrutura textual, no seu artigo: Por que é tão difícil escrever?. Vamos cometer a audácia de dar algumas dicas para àqueles que estão começando a blogar ou que se interessam em aperfeiçoar.
Sempre gostei de blogs com textos bem redigidos, não sei se estou sendo muito exigente, mas tem blogs com conteúdos até interessantes mas com linguajar nauseabundo, esses, quase sempre, não conseguem fidelizar os leitores, ou quando conseguem, os leitores são uma cópia fiel do escritor, ou seja, são atraídos pela afinidade.
Um texto bem redigido torna a leitura bem mais agradável e como consequência acaba atraindo pessoas inteligentes, que enriquecem os textos com comentários que complementam nossa idéia original.
Um bom escritor é aquele que consegue transmitir sua mensagem de forma objetiva, sem muitas delongas e prolixidade, a leitura tem que ser prazerosa e instigante, parágrafos desconexos são um caminho fatal para o insucesso.
"A diferença entre o escritor e o escrevedor está sobretudo na economia vocabular. Conseguir o máximo com o mínimo - eis um sábio programa." (Celso Pedro Luft)
Capitaneados pela citação acima, devemos ser objetivos em nosso intento, devemos também deixar de lado gírias, termos esdrúxulos e o linguajar chulo, a não ser que seu público alvo seja esse estilo de leitor, caso seu público alvo sejam pessoas mais cultas, eles não veem com bons olhos esse tipo linguajar. Procure redigir seus textos sempre buscando a perfeição, embora isso seja praticamente impossível, é a melhor maneira de manter-se motivado.
Procure conhecer seu público alvo, você não conseguirá agradar a gregos e troianos, estudando bem o perfil do seu leitor, será mais fácil criar artigos mais atraentes e fidelizar seus leitores.
O segredo de um bom artigo não é somente o talento, mas dedicação, persistência, disciplina e principalmente, leitura. Por isso leia muito, estude bastante e pesquise sobre o assunto que irá abordar, nada pior do que um artigo sem fundamentação, além do conteúdo pífio, você acaba caindo no descrédito.
Tenha sempre em mãos ou em tela um bom dicionário, use e abuse dos sinônimos, a repetição de palavras em um artigo é algo totalmente condenável, e por favor, não exceda nas aliterações.
Evite parágrafos muito longos pois eles dificultam o entendimento da idéia nele contida.
Respeite suas limitações e tenha a humildade de receber as correções que por ventura lhe fizerem, nesta hora ter amigos conhecedores do assunto, ajuda muito.
Por fim, cito o trecho de um artigo do Stephen Kanitz, colunista da revista Veja, que pode servir de aprendizado para muitos que se julgam incapazes de redigir um bom texto:
Sobre o Autor:Graças a muito treino, a maioria das pessoas me acha extremamente inteligente, o que lamentavelmente não sou, fui um aluno médio a vida inteira. O que o pessoal se impressiona é com a quantidade de informação relevante que consigo colocar numa única página de artigo, e isto minha gente não é inteligência, é treino.
![]() | José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor bloguicista.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa]. |

6 comentários :
Bom dia,
19 de janeiro de 2010 às 10:26excelente texto, mas, me deixou uma dúvida.
Quando você diz:
"Saiba quem são seu público alvo"
O correto não seria:
"Saiba quem é seu público alvo"
Perdoe meu desconhecimento em português.
Abraço!
Orgasov, por isso fiz questão de citar sobre as correções no antepenúltimo parágrafo, realmente você tem razão, por mais que a gente se policie, ainda acaba passando alguma coisa.
19 de janeiro de 2010 às 13:17Gosto de uma frase de Rubem Alves onde ele diz: É melhor dizer o certo errado, do que dizer o errado certo. E quando Rubem Alves confessa que encontra dificuldades no português e em acentuar as palavras. Eu me sinto tranquilo para escrever com prazer. Quando eu errar alguém, perceberá, provavelmente me avisará e eu corrigirei. E assim as coisas são. Tem gente que consegue enxergar em um belo jardim somente um capim, outros enxergam rosas de uma beleza sem fim.... abraço Invicioneiro
20 de janeiro de 2010 às 09:18Prof. Robson Dutra, também penso dessa forma, quem escreve muitos textos acaba comentendo alguns deslizes, isso é normal, aceito com naturalidade quando alguém me avisa desses erros.
20 de janeiro de 2010 às 09:31Minha intenção foi apenas avisar sobre "possível" erro, me considero um analfabeto no assunto e não me atrevo a corrigir ninguém, por favor Professor Robson, não interprete o meu comentário anterior assim, afinal Professor aqui é o Senhor, eu apenas procuro bons blogs com ótimos textos para aprender um pouco, não para ser petulante como interpretei o seu comentário.
21 de janeiro de 2010 às 08:52Depois deste comentário do Professor me senti o capim do jardim.
Abraços!
Orgasov, não acredito ter sido essa a intenção do Professor Robson Dutra, aliás, pra te dizer a verdade eu nem tinha atinado pra isso. Suas sugestões, críticas e correções serão sempre bem vindas.
21 de janeiro de 2010 às 08:55Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks