Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Usando o Twitter Para Divulgar Seu Blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

 

Que o twitter é uma rede social das mais influentes, isso ninguém mais duvida, seu crescimento meteórico deve ter causado surpresa até mesmo nos seus idealizadores, que provavelmente não imaginavam tamanho resultado, em tão curto espaço de tempo.

 

twitter-domina-brasil

 

Antes de adentrarmos no assunto tema desse post, é primordial conhecermos o conceito contemporâneo de Marketing: “engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" ideias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.” [Wikipédia]

 

Atualmente é praticamente impossível um blog viver sem um acesso direto ao twitter, dados apontam para um crescimento vertiginoso de acessos nos blogs quando estes possuem divulgação via twitter, e não precisa ser nenhum expert para constatar tal alteração.

 

mapa-das-redes-sociais

 

Diferentemente da maioria dos outros países onde o Facebook reina absoluto, aqui no Brasil o Twitter é a rede social mais acessada, superando até mesmo o Orkut. E o que isto representa principalmente para a comunidade blogueira?

Divulgação/ Nielsen Online

nielsen-online-pesquisa-20090406180145

 

Se levarmos em conta que o Brasil lidera o ranking mundial como país que mais acessa as redes sociais, segundo o site Info Online, temos nesse serviço um grande aliado para àqueles que pretendem ganhar relevância e se transformar em um blogueiro de sucesso. Percebe-se claramente que os proprietários de grandes blogs ou os chamados probloggers, normalmente,  possuem um grande número de seguidores no twitter.

 

Ocorre que, como todas as redes sociais existentes é natural que alguns gostem e outros não, conheço pessoas que possuem uma resistência enorme ao twitter temendo ser algo parecido com o Orkut.

 

Acho que esse tipo de preconceito, protagonizado pela  analogia equivocada que muitos fazem entre o twitter com o Orkut, não pode prosperar sob pena de incorrermos num gritante erro de avaliação e na perda de uma importante ferramenta de comunicação e divulgação.

 

Considero que atualmente não existe uma boa estratégia de marketing para divulgação de um blog, sem uma presença marcante no tão renomado twitter, qualquer um que queira levar a sério a profissão de blogueiro, precisa necessariamente ser bem articulado nesse serviço.

 

pare-o-selo-thumb5090352

No entanto, deve-se ter em mente que transformar o twitter numa mera ferramenta de divulgação não será bem visto pela comunidade tuiteira. Uma boa estratégia de divulgação deve levar em conta algumas nuances e principalmente algumas regras de convivência já bem perceptíveis no twitter, como uma boa interação entre os seguidores e seguidos.

 

Outro aspecto relevante é que o twitter é extremamente ágil, quando se publica um link interessante e que chama a atenção, a resposta é quase que imediata, não podemos nos olvidar que os chamados RT ou Retweets dos outros usuários, contribuem sobremaneira para divulgação de um link. Mas por favor, o RT deve ser espontâneo, implorar RT é de extremo mau gosto e muito mal visto.

 

Temos ainda algumas ferramentas que podem potencializar o uso conjunto do twitter com os blogs, como o Twitterfeed e o Socialize, depois de devidamente cadastrado nesses serviços, eles enviam automaticamente para o twitter os posts publicados.

 

Nunca é demais lembrar que uma estratégia de marketing deve ser utilizada de maneira racional, sob pena de não surtir o efeito desejado ou até mesmo trazer repercussões negativas, por isso é de suma importância saber que:

 

Entre um bom marketing pessoal e a arrogância não passa um fio de cabelo. [Victoria Bloch]

Indico:

# O Fim da Várzea: Como Usar o Twitter a Favor de Seu Blog

# Oficina da Net: Usando o Twitter para divulgar seu site/blog

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor bloguicista.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

10 comentários :

Anônimo disse... Responder comentário

Além disso o Twitter proporciona a interação entre os blogueiros do Brasil inteiro. Coisa que antes nem me passava pela cabeça e descobri blogues altamente interessantes!

O MKT tem poder!

22 de janeiro de 2010 às 12:28
Anônimo disse... Responder comentário

Hi, José Márcio...

Corroborando com a idéia exposta em seu belo artigo, eu mesmo atesto um fato interessante: Em pouco mais de 6 meses de uso do Twitter, inclusive, claro, para divulgação do meu blog, et pour cause, o Page Rank deste saltou de 2 para 4, para minha alegria.

Outro dado a acrescentar é que pelo Twitter, podemos interagir com uma infinidade de pessoas bacanas (como você) e descobrir blogs e sites super interessantes.

[]'s @inaciorolim

22 de janeiro de 2010 às 13:03
José Márcio disse... Responder comentário

Richard, verdade, devo grande parte do que aprendi como blogueiro ao twitter.

Uhugalera, não tem não reconhecer o poder do twitter, como ferramenta de divulgação. Descobrir pessoas, blogs e sites, é outro grande mérito que devemos ao twitter.

22 de janeiro de 2010 às 13:14
Anônimo disse... Responder comentário

Artigo sensacional, diria que até bem técnico... Creio que hoje você deve saber onde está o grande publico do seu blog... Se é no twitter vá para o twitter, se é orkut vá para o orkut... se é em listas de emails, vá para listas de emails... e assim vai... essa regra pode ser fracionada de acordo com publico que se quer atingir....

Posso dizer queo twitter me trouxe contatos de pessoas mais tecnologicas e que tem por habito diario de web, leia-se muitas horas de internet...

Passei hj por aqui e vi que seu layout está um pouco diferente...

Simplemente senscional parabéns cara!

22 de janeiro de 2010 às 16:38
Professor Rogério Souza disse... Responder comentário

José Márcio, acho o assunto deveras polêmico em alguns aspectos. Entrei no Twitter de modo tardio, mas creio que tenha sido mais ou menos na mesma época que a maioria das pessoas com quem convivo hoje. Considero que a maior contribuição que o Twitter deu ao meu blog foi o fato de eu poder compartilhar algumas experiências pessoais com algumas pessoas de quem aprendi a gostar. Vi as visitas em meu blog aumentarem sensivelmente e proporcionalmente ao uso que eu fazia dele (Twitter). Aí vem o grande problema. Fui obrigado e deixar de seguir algumas pessoas que "enchiam" minha timeline de links de seus blogs. Vi pessoas usarem o Twitter para trollar alguns de quem eu gosto, vi a ferramenta ser usada para aflorar o preconceito em relação à raça, opção sexual e principalmente religião. Cada um faz o que quer com o serviço visto que não há limites em relação a isso e dizer que os valores morais devem ser preservados chega a ser estranho num país em que a lei de Gérson sobrevive a cada dia com mais vitalidade. Fiz minhas escolhas, escolhi meus inimigos e deixei de me grilar com pequenas provocações. E quer saber de uma coisa, acho que estou realmente feliz assim.

22 de janeiro de 2010 às 18:29
José Márcio disse... Responder comentário

Meira, fiquei extremamente lisonjeado com seu elogio, obrigado! Quanto ao seu comentário, acho que muitos conseguem ter essa percepção, mas infelizmente muitos outros também não. O twitter tem esse poder de ampliar nossa rede de relacionamentos, lgicamente, sabendo usá-lo.

Bauru, é verdade nem tudo são flores no twitter, existe sim, esse tipo de situação que você relatou, é a parte chata dessa importante ferramenta, e como eu disse, infelizmente muitos não sabem utilizá-la de maneira eficaz.

23 de janeiro de 2010 às 18:20
Chris disse... Responder comentário

Concordo contigo.
E, como aqui no caso do teu blog, foi o twitter que proporcionou o conhecimento, a interação e a descoberta de pessoas formidáveis.
Aprendo muito na internet e com textos excelentes como os teus.
Conhecimento é para ser compartilhado e tu faz isso muito bem!
Abraço!

23 de janeiro de 2010 às 18:44
Prof. Robson Dutra disse... Responder comentário

José Marcio, muito bom o texto! Tudo muito pertinente e tudo que foi dito é mesmo o que está acontecendo. Percebo que antes de escrever sobre determinado assunto você sempre pesquisa e isso traz informações relevantes aos seus leitores. Na minha opinião o ideal em um texto é que ele traga informações que normalmente nós não encontraríamos. Exemplo: Você pesquisa bastante, estuda, entende e depois resume, e muito importante, (deixa simples e acessível) a informação. Tá de parabéns!!! Seja cada vez mais simples. E como diria Clarice Lispector: "Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho." Grande abraço

25 de janeiro de 2010 às 08:28
José Márcio disse... Responder comentário

Chris, nossa! Obrigado de coração pelas palavras elogiosas, isso faz aumentar nossa responsabilidade. Aprendo muito com vocês também.

Prof. Robson Dutra, uma opinião profissional é sempre bem-vinda, um post sobre marketing, recebendo um elogio dessa magnitude de um docente da matéria, nos faz pensar que estamos no caminho certo.

25 de janeiro de 2010 às 08:39
divulgar site gratis disse... Responder comentário

Parabens !otimo blog

Gostaria de sugerir um bom site de divulgação de sites gratis
banner-brasil.com

7 de fevereiro de 2010 às 00:57

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;