Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Nem todos querem ser Problogger

quinta-feira, 15 de abril de 2010

podio2

 

Tomando gosto pela prosa em torno dos probloggers resolvi complementar o post anterior com mais uma saraivada de palavras sobre o tema.

 

Por que será que o assunto atinente aos probloggers atiça tanto a curiosidade das pessoas? Eu, um pseudo blogueiro não me atreveria a fazer juízo de valor com algo tão sério e de grande repercussão, sou apenas um palpiteiro inveterado, então vamos divagar.

 

Na minha modesta visão novel, muitos blogs iniciantes padecem de um atributo que considero primordial para se fixarem na blogosfera: IDENTIDADE. A  palavra identidade aqui possui o condão de abarcar um outro atributo também tão comentado e necessário, conteúdo de qualidade, assim sendo: identidade + conteúdo de qualidade = possibilidade maior de sucesso.

 

Interessante constatar que alguns imaginam recair uma espécie de "maldição" ou "praga da morte", bem ao estilo das  lançadas por Tutancâmon contra aqueles que perturbarem  o sossego eterno dos probloggers.

…“Não! Probloggers não são pessoas comuns, são deuses que se fixaram entre nós, para semear a discórdia e fazer-nos acreditar na possibilidade de um passatempo gerar dividendos.”

Nada disso! Probloggers são indivíduos comuns que perseveraram e que hoje colhem os frutos desse esforço.

 

Gosto muito da palavra perseverar. Ela simboliza bem qual deve ser a postura de um blogueiro consciente e de futuro, afinal, nada se consegue sem esforço.

 

…“Tenho um bloguinho despretencioso, e não possuo qualquer pretensão de galgar degraus mais altos nesse universo, meu intento é apenas expor minhas ideias e gerar novos conteúdos.”

 

O que há de mal nisso? Nada, absolutamente nada, nem todos querem ser famosos ou ganhar dinheiro com blogs, mas todos, sem exceção, querem reconhecimento. 

 

O verdadeiro artista não busca a fama. Busca reconhecimento. Hélder Sena de Sousa

…“E o que existe de errado em querer ganhar dinheiro com blog?”

 

Também nada. O problema é a falsa ideia de que isso seja uma tarefa simples.

 

Não podemos nos olvidar que ter reconhecimento alimenta nosso ego e faz bem pra nossa auto-estima. Ninguém redige um post para si próprio, pode ser que, num primeiro momento, esse intento não contenha pretensões muito significativas, mas receber a opinião e o reconhecimento dos leitores, tenho certeza, causará uma enorme satisfação no autor. Uma frase muito usada por marketeiros ilustra bem essa situação: “não adianta acender uma lâmpada e colocá-la embaixo da mesa”.

 

grafico_razoespelasquaisosb

Fonte: [http://www.gordonerd.com/]

 

Percebemos pelo gráfico acima que grande parte dos brasileiros cria um blog pensando nos rendimentos que ele pode propocionar, mas também notamos que alguns criam o espaço apenas por diversão ou descontração, como forma de emitirem suas opiniões sobre tudo e sobre todos.

 

[…] blogar NÃO é trabalho para vagabundo. É um trabalho como qualquer outro, com suas alegrias, tristezas, satisfações e dificuldades. Requer disciplina, compromisso, dedicação, bom humor e paciência. [Nospheratt]

 

Não penso que criar um blog por fascínio ou ilusão por dinheiro fácil seja uma boa iniciativa, senão vejamos as palavras do problogger J. Noronha

 

É possível viver de blogs, mas não é para qualquer um e, infelizmente, a imensa maioria vai desistir nos primeiros seis meses. Nos últimos 3 anos eu perdi a conta de quantos blogs vi nascer e morrer.

É preciso ter em mente que você vai trabalhar no mínimo 12 horas por dia, de 6 a 7 dias por semana. Não vai ter 13º, férias remuneradas ou plano de saúde. Tudo isso vai sair do seu próprio bolso. [em entrevista ao Dicas Blogger]

 

art_sucesso_fracasso

 

Definitivamente vimos que qualquer tentativa de monetizar um blog a curto prazo é apenas sofisma, ninguém, pelos menos que eu conheça, conseguiu começar um trabalho com esse intuito e colheu frutos imediatamente.

 

Portanto, antes de querer blogar por dinheiro, invista todo seu esforço no seu conteúdo, tenha uma identidade própria, persevere,  pode ser que com o tempo você tenha o reconhecimento que jamais imaginou, pois o sucesso deve ser uma consequência, nunca uma obsessão.

 

Por fim, cito um trecho do comentário do Guto, deixado no post anterior para reflexão de todos:

 

[…]O duro é quando deixamos de apreciar a viagem obcecados com a chegada. Aquele que se fecha dentro do ônibus e aguarda ansioso para alcançar seu destino, na verdade, nunca foi a lugar nenhum, sequer deixou sua casa. Da mesma forma, focar-se apenas no dinheiro é a melhor maneira de nunca obtê-lo, de permanecer pobre - de dinheiro e de espírito.

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, mineiro de Paraopeba/MG, canceriano, engraçado, calmo, Cruzeirense. Apaixonado por Música, informática, Twitter, Blogs e Futebol! Saudosista dos anos 80.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

15 comentários :

Anônimo disse... Responder comentário

Concordo mais uma vez com seu parecer. Meu blog pessoal Poetopias, por exemplo, está desatualizado. Eu não quero ser problogger, mas quero ser reconhecido, não como artista, que não sou, mas como um cidadão que tem opiniões e que gosta de compartilhá-las, discuti-las, receber comentários de outros e aprender. Mas respeito quem é problogger e quer fazer um blog de identidade (como, modéstia à parte, é o caso deste humilde "Os Invicioneiros" — que paradoxo!).
Parabéns, Chefe, por mais um post lúcido e, acima de tudo, com identidade.

15 de abril de 2010 às 16:00
Anônimo disse... Responder comentário

Quantas vezes recebi comentários e e-mails de pessoas neuróticas por links para divulgar o "blog", por ter tantas "mil" visitas diárias e blablabla, mas ao visitá-los, a falta de originalidade e de respeito com a escrita me fez ter vergonha até de ter meu blog aparecendo por lá! Nunca precisei de apelo algum para ter meus visitantes e comentaristas, muito menos para ter conteúdo. Nem os meus próprios amigos receberam qualquer tipo de intimação para visitarem o meu blog. O que conquistei foi com o meu trabalho e o que conquisto, encaro como reconhecimento.

Nem todos querem ser problogger... talvez, porque, nem todos precisam ser!

Parabéns pelo post!
Marcelo.

15 de abril de 2010 às 20:31
Unknown disse... Responder comentário

Olá José Márcio

Excelente post como sempre, o tema problogger sempre gera polêmica e chama a atenção mesmo, talvez porque isso povoa a mente de muitos blogueiros, uns querendo ser a qualquer custo, uns conquistando seu pedaço aos poucos, uns sonhando em ser e outros que não sabem o que é e criticam ferozmente quem usa blogger pra ganhar dinheiro, como se fosse um ato imoral, tá certo que os “fins não justificam os meios”, mas precisamos pedir calma pra esse pessoal que é sempre “do contra” a qualquer coisa que se proponha.

Uma coisa que me chama atenção e me deixa sempre em dúvida é essa expressão que muitos usam: “blog de sucesso” e “conteúdo de qualidade”, minha dificuldade é entender o que venha a ser mesmo um blog de sucesso? É um blog com muitas visitas e de longo alcance? Mas para medirmos isso não teríamos que ter noção do todo? Qual o parâmetro utilizado? Outra dúvida é com relação a qualidade, é outro critério muitas vezes subjetivo e variável dependendo do gosto do freguês,porque por exemplo você pode achar que um blog de um amigo seu é de qualidade nem necessariamente ser, que tipo de referencial temos pra definir um blog de qualidade boa ou ruim? Pois aquele que não comete plágio, usa português correto, não usa pornografia nem pirataria e nem tantas outras coisas condenáveis pra blogs e mesmo assim pode não ser bom pois não fazer o errado não é garantia de ser um blog considerado bom. Pra mim parece relativo, o que é bom pra mim é ruim pra outros e vice-versa.

Outra coisa que você citou bem: “nem todos querem ser famosos ou ganhar dinheiro com blogs” acho que isso é o que pouca gente entende, vejo gente aconselhando: “ah poderia ter espaço pra publicidade em tal lugar” “ah não custa nada você por adsense no blog pra ganhar uma graninha” e etc. Porque não aceitam que podem existir blogueiros que curtem só blogar, escrever, debater, opinar e pronto? Porque temos que fazer o que todo mundo faz? Não é pra isso que serve a IDENTIDADE? Para cada um fazer as coisas de acordo com o seu perfil e com aquilo que acredita? Seu blog não tem que ter sua cara e refletir o que você pensa? Acho que isso deveria ser primordial em muitos blogs.

Pelo menos existe uma unanimidade na blogosfera como você bem colocou, que é o fato de acreditar que todo mundo que escreve e publica na internet quer além de compartilhar informações ser lido por outros, porque se assim não fosse estaríamos escrevendo diários em casa e não em blogs.

É isso. Um abraço.

15 de abril de 2010 às 21:21
Anônimo disse... Responder comentário

Rapaz, matéria muito bem elaborada, fundamentada e de fácil leitura. Parabéns, apreciei e digo que é tudo fato... Mas eu prefiro apreciar a paisagem mesmo do que o destino, que nem sempre é agradavel, mas tudo depende de nós mesmos...

16 de abril de 2010 às 02:09
Harley Coqueiro disse... Responder comentário

Segundo o J. Noronha, nem todos querem ser funcionários públicos. Ele talvez esqueceu que, estatisticamente, a maioria dos blogueiros são funcionários públicos. Os Invicioneiros servem de exemplo: são 2/3. KkKkKkKkK!

Brincadeiras à parte, eu quero é continuar este "ménage a trois", "no money", mas onde há muito gozo e deleite...

PS: Parabéns pelo convite da Juliana Sardinha para escrever no blog dela. Você merece!!!

16 de abril de 2010 às 08:50
José Márcio disse... Responder comentário

Theednpoetopias, não adianta querer pular etapas, cada coisa no seu tempo.

Pirataalmanegra, obrigado pelos elogios e participação.

Harley Coqueiro, divertir é o melhor remédio...

16 de abril de 2010 às 11:47
José Márcio disse... Responder comentário

Digitaqueeuteleio, muito interessante seu relato, obrigado pela participação.

Ana Karenina, vou tentar explicá-la, através da minha visão simplista, o que eu entendo dessas duas expressões citadas por você.
"Blog de Sucesso", seria um blog que possui grande visibilidade, um bom número de assinantes de feeds e leitores assíduos.
Sobre "Conteúdo de Qualidade", a qualidade está inserida no contexto de ser um conteúdo bem produzido, esmerado, e não necessariamente no teor desse conteúdo.
Essa é minha opinião, salvo melhor juízo.
Não sei se expliquei ou compliquei mais, rsrsrs.

16 de abril de 2010 às 12:08
Anônimo disse... Responder comentário

José Márcio,

O post é esclarecedor e os comentários feitos até o momento acrescentam informações ao tema. Resta-me falar da minha experiência na blogosfera.

Tenho um blog para me divertir e extravasar, o Divã do Masini (http://blogs.abril.com.br/divadomasini), que na verdade deveria se chamar Divã PARA o Masini, pois ele tem cumprido exatamente este papel.

Já o Click Profissional (http://jornalistamasini.wordpress.com) é para publicar assuntos sobre a minha área profissional e/ou temas que o jornalista Masini queira divagar e filosofar, não necessariamente ligados a comunicação.

Apesar de não ser famoso, O Divã do Masini se encaixa na categoria blogs de sucesso pelo número de acessos: Ultrapassou a marca de 1 milhão. Mas nem por isso ele possui leitores assíduos, creio eu que, leitor assíduo está mais para um blog de "Conteúdo de Qualidade", neste caso seria o Click Profissional, se é que na blogosfera exista a questão da fidelidade conquistada como, por exemplo, na mídia tradicional.

Abraços

Marcos Masini
http://www.pugnus.com.br

16 de abril de 2010 às 12:37
José Márcio disse... Responder comentário

Jornalistamasini, foi muito gratificante conhecer um pouco da sua experiência na blogosfera, obrigado pela particpação.

16 de abril de 2010 às 13:33
Anselmo disse... Responder comentário

"Probloggers são indivíduos comuns que perseveraram e que hoje colhem os frutos desse esforço."

Exatamente.
É muito bom ser remunerado por algo que vc adora fazer.

19 de abril de 2010 às 13:41
José Márcio disse... Responder comentário

Anselmo, exatamente, como eu disse no post anterior, quer coisa melhor do que fazer o que a gente gosta e ainda receber por isso.

19 de abril de 2010 às 14:11
Anônimo disse... Responder comentário

Se escrevesse o que gosto meu blog seria bem restrito, mas estou começando a me entregar ao lado negro da força em busca de alguns trocos do ads....

Não tenho pretensão de ser problogger, mas me divirto com o blog e isso que importa,o reconhecimento pode ser conceituado como simples amizade que se obtém no twitter ou na blogosfera.

Não canso de dizer: Agora sim, posso falar que este é o melhor layout dos blog que conheço, limpo, fácil de ler, usual e agradável

27 de abril de 2010 às 09:32
José Márcio disse... Responder comentário

Faturar uns trocados não seria nada mal né Hugo? Mas você citou 3 coisas extremamente importantes, diversão, amizade e reconhecimento, apesar de não encher barriga de ninguém, faz muito bem pro nosso ego.
Quanto ao layout, esse template é mais uma obra prima da Ariane, que eu considero a melhor e mais criativa criadora de templates.
Obrigado!

27 de abril de 2010 às 09:48
Anônimo disse... Responder comentário

Que texto bacana, vou deixar o link no meu twitter.

Quanto a febre de se tornar rico e famoso com blog... eu acho que sou um peixe fora d`agua, nunca imaginei e sinceremente nao quero ganhar dinheiro com o meu blog, nunca desejei ter nenhum compromisso... eu quero me divertir e pronto.
Muitas pessoas nao acreditam em mim, mas ganhar dinheiro nao eh o meu objetivo e muito menos fazer contatos profissionais(para isso eu utilizo o LinkedIn), o meu objetivo eh trocar experiencias e fazer amizades, jah me encontrei com leitoras em mais de 4 paises e eu adorei.

Respeito e admiro o fato de algumas pessoas quererem ganhar dinheiro com blogs e como empresaria, ja listei alguns que muito me atraem.

Ah! Para mim, dinheiro sempre foi um objetivo e nao consequencia e isso funcionou muito bem ate agora, acredito que o meu sucesso se deve a isso.

vivi martins

4 de maio de 2010 às 04:55
Compras online disse... Responder comentário

O comentário do Guto é um bom conselho, inclusive pra mim que de vez em quando me pego em uma grande expectativa por resultados, o que prejudica o trabalho necessário para obtê-los.

14 de fevereiro de 2011 às 14:53

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;