Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Relevância e Qualidade são a mesma coisa?

quinta-feira, 29 de abril de 2010

pagerank

Ultimamente essas duas palavrinhas têm sido figuras constantes nas discussões que permeiam o cotidiano bloguístico. Não é por acaso que existe uma verdadeira celeuma em torno do assunto, pois o tema é por demais instigante. Acredito que a grande maioria dos blogueiros, possui com meta tornarem-se relevantes, mas…

 

Segundo o Houaiss RELEVANTE é: de grande valor ou interesse. E QUALIDADE é: propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou coisa.

 

Pois bem, muitos dissecaram o tema Conteúdo Relevante ou Conteúdo de Qualidade, sem portanto, chegarem a um denominador comum.

O diretor geral da rede social My Space Brasil, Emerson Calegaretti, afirma que menos de 1% dos internautas no mundo produzem conteúdo relevante na Web. "A grande maioria não passa de expectadores ou replicadores do que essa minoria produz", explica. [http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=1&id_conteudo=10394]

Considero que o conteúdo relevante é subjetivo, mas o conteúdo de qualidade é bem mensurável. O RELEVANTE seria de acordo com minha necessidade, mas a QUALIDADE, sob minha ótica, refere-se ao teor e a forma com que é produzido.

 

Conteúdo de qualidade gera respeito em seus pares, neste caso, outros blogueiros. As pessoas se sentirão muito mais inclinadas a prestar atenção ao que você diz, se você costuma produzir bom conteúdo. [Blosque]

 

Tenho uma visão simplista sobre ambos os conceitos, que nem de longe significa seja a mais apropriada, mas passarei a elencá-la aos leitores, na tentativa de esclarecer um pouco essa barafunda.

confusao_com_orquideas_by_acida

Preliminarmente, gostaria de salientar que na minha modesta opinião, conteúdo relevante e conteúdo de qualidade possuem significados distintos, um conteúdo pode ser relevante, porém sem qualidade e vice-versa.

 

Na minha visão um Blog Relevante seria:

# Trata de um conteúdo que eu necessito;

# Fala de assuntos que atiçam a minha curiosidade;

 

Um Blog de Qualidade seria:

# Apresenta um texto bem articulado;

# Apresenta coerência e coesão no raciocínio;

# É facilmente assimilado pelo leitor;

# Apresenta uma linguagem esmerada e sem erros grotescos.

 

Passemos então a exemplos práticos para tentar dirimir tal rebuliço. O blog Contraditorium do afamado Cardoso, para mim, possui alguns textos pouco relevantes, porém de qualidade inquestionável. Os assuntos abordados às vezes não são importantes para mim, porém a qualidade do conteúdo é impecável. Devo admitir que muitas vezes não domino o assunto tratado, mas o prazer da leitura me deixa satisfeito.

 

Outro exemplo, nesse mesmo diapasão, seria o blog O Biscoito Fino e a Massa, do Idelber Avelar, que produz textos também de altíssima qualidade e bem articulados, o que torna a leitura igualmente prazerosa. Cheguei a este blog através de uma indicação do Invicioneiro Harley Coqueiro.

 

Já blogs relevantes, porém de qualidade duvidosa, temos vários exemplos por aí que preferi não elencar para não causar constrangimento nos autores, mas muitos já esbarraram nos mesmos pela blogosfera. Seriam aqueles que produzem conteúdo informativo, como por exemplo tutoriais, porém com linguajar pífio e textos mal articulados. Conseguem passar a informação principal, mas sem a qualidade necessária.

 

qualidade

 

Não podemos nos olvidar que alguns blogueiros conseguem unir o útil ao agradável, implementando ambos os conceitos (qualidade e relevância) nos seus artigos, cito os seguintes: Dicas Blogger, Blosque, O Fim da Várzea, etc.

 

Entendo que conteúdo relevante é aquele que satisfaz uma necessidade em determinado momento, ou seja, é aquele conteúdo que traz informações importantes dentro daquilo que o leitor busca. E conteúdo de qualidade seria referente ao esmero com que o assunto é tratado, ou seja, bem produzido e com o devido cuidado e respeito à nossa língua pátria.

 

Por fim, sou obrigado a dar a mão a palmatória e reconhecer que um conteúdo de qualidade, mesmo não tratando de um assunto que me interessa, sempre pode acrescentar algum conhecimento, mesmo que não seja na área específica do artigo.

 

Esta é minha modesta opinião, salvo melhor juízo.

 

Eu indico:

# Limão em Limonada: Relevância, qualidade e as discussões que nunca terminam.

# Dicas Blogger: Como atrair visitantes para o seu blog – parte l

# O fim da Várzea: Relevância é Que Nem Bunda

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, mineiro de Paraopeba/MG, canceriano, engraçado, calmo, Cruzeirense. Apaixonado por Música, informática, Twitter, Blogs e Futebol! Saudosista dos anos 80.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

3 comentários :

Anônimo disse... Responder comentário

Zé,

Belo Texto. Lembro da época em que eu fiz a mesma coisa que você citou acima. Hoje eu sei que eu poderia até ter conteúdo próprio para mostrar, mas blogar parecia apenas produzir/reproduzir conteúdo, qualquer que fosse ele. Hoje eu entendo perfeitamente que não adianta discutir e nem se sentir menos que os outros.

Também vou para a vertente de que relevência é diferente de qualidade, visto que existem ÓTIMOS BLOGUES por aí com ótima qualidade, mas os assuntos não me interessam. O que eles podem fazer para ser relevante a mim? Nada. Só serão relevantes a partir do momento que aliar qualidade ao meu interesse, e isso só acontece naturalmente.

29 de abril de 2010 às 13:00
Unknown disse... Responder comentário

Olá José Márcio

Uma bela reflexão que você traz neste post, essa frase já está virando clichê pra você rs concordei com a conceituação de relevância pois também entendo assim: o que é relevante pra você pode não ser pra mim, porque isso está diretamente ligado aos meus gostos pessoais, sendo portando subjetivo como você bem colocou.

Mas um blog que esteja, por exemplo, com grandes visitas segundo o analytics ou que tenha seus posts escritos com bom português e bem estruturados como você colocou pode não ser de qualidade, pois na realidade a qualidade de serviços está diretamente ligada a expectativa do usuário perante o serviço, se leio seu blog buscando a satisfação de uma necessidade minha(assim como ocorre com os serviços) e seu blog não atende então para mim seu blog pode não ser de qualidade, pois os meus conceitos de qualidade enquanto leitora são bem distintos dos seus, é por isso que as grandes empresas investigam tanto sobre "o que o cliente espera do serviço deles e se estão satisfeitos com o atendimento" de modo que eles tentem se aproximar da expectativa criada pelo cliente sobre o serviço. É por isso que para mim, conforme o que estudei, qualidade neste caso é um conceito subjetivo e depende muito do cliente ou do usuário para ser assim considerado.

Mesmo assim vi que você deixou claro que é a sua opinião sobre o que é "conteúdo de qualidade" e o que é blog de qualidade para você, são portanto seus critérios enquanto leitor(cliente/usuários) de blogs e coincidentemente os critérios que você adota para avaliar um blog de qualidade são perceptíveis pra você, mas não são tão simples assim de serem verificados por outras pessoas. Veja por exemplo o seguinte critério que você adota e veja que ele não é tão mensurável assim: "facilmente assimilado pelo leitor" e me diga como você consegue medir a assimilação pelo leitor? como é possível você saber que aquele blog foi facilmente compreendido ou entendido pelo leitor? observe por exemplo seus textos que são ótimos e para mim são de ótima qualidade, eu os entendo, os assimilo porque tenho certa maturidade e experiência com este tipo de texto, porém outro leitor com menos estudo, menos leitura ou de outra cultura não absorverá plenamente seu conteúdo, poderá ele considerar sua linguagem difícil ou arcaica porque você usa termos que ele(leitor) não gosta ou não está acostumado, para ele então seu blog pode ter uma qualidade ruim porque não está atendendo as expectativas dele enquanto leitor de blog. Mas para mim é um ótimo blog e um ótimo texto, porque fico satisfeita e portanto acaba tendo mais qualidade para mim do que para os outros. Sendo assim, seu blog atende as minhas expectativas e acaba sendo um blog de qualidade para mim, consegue entender onde quero chegar?

Enfim, caro Márcio fico preocupada quando alguns falam de qualidade estipulando regras a serem seguidas, fórmulas a serem produzidas para atingi-la porque não é assim que funciona nem na teoria, nem na prática, nem na ciência, cada caso é um caso, o que faz um blog ser bom e de qualidade são vários fatores: você (blogueiro), seu blog (como ele está organizado e estruturado), seu conteúdo, seu leitor e tantos outros aspectos a serem observados. Um bom português não é garantia de qualidade, nem tão pouco recursos avançados no blog, só eles não, mas se todos os blogueiros pensassem de forma mais sistêmica (como um conjunto integrado de fatores que influenciam), e não olhassem apenas para os números do analytics talvez não ficássemos tão perdidos nestes conceitos.

Na dúvida faça o que gosta, da forma que gosta, quem gostar fica, quem não gostar vai embora, que fique claro portanto que qualidade é um conceito relativo. Não sei se ajudei, compliquei ou simplifiquei, mas desculpe pelo comentário quase "livro", mas não pude me conter por isso entenderei se não for publicado, nem eu aprovaria se estivesse em juízo perfeito. Espero que eu ganhe seu perdão, afinal não abuso muito, só uma vez por semana, na quinta especialmente rs

Abraços!

2 de maio de 2010 às 19:29
José Márcio disse... Responder comentário

Richard, é isto mesmo, o nosso gosto pessoal que faz um contéudo ser relevante e de qualidade.

Ana Karenina, belo ponto de vista e muito bem fundamentado.

3 de maio de 2010 às 08:39

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;