Depois do “rockabilly” e do “punk rock” nova-iorquino e londrino do final da década de 70, o último movimento que teve relevância para o “rock’n’roll” foi o “grunge” da Seattle dos anos 90.
Carinhas perturbados com camisas xadrezadas de flanelas (eu tinha as minhas!) e que viviam numa cidade fria e cinzenta sob um céu eternamente nublado, elevaram a angústia ao “status” de arte com a sua música de acordes simples e “riffs” carregados de cólera juvenil.
E dentre as bandas representativas deste movimento, separei três vídeos que eu tive de, lamentavelmente, descarregar de meu “pen drive” sobrecarregado:
Alice In Chains – “Man In The Box” (prestem atenção na feroz introdução “nu metal” das guitarras e na entonação da voz solo e no contracanto do “backing vocal” no refrão:
Pearl Jam – “Alive” (a voz de Eddie Vedder no refrão, parece um mantra):
Nirvana - “Smells Like Teen Spirit” (bateria tribal, guitarra sangrenta e vocal “dos inferno” – talvez a melhor música do rock’n’roll de todos os tempos):
| Harley Coqueiro - um cara da paz, iluminista, torcedor do Galo, evangélico não fundamentalista, pai do Ulisses e do Dante. Já desenhou charges, escreveu poemas e compôs canções gospel. Tem como pecados, gostar em excesso de rock'n'roll, filmes e comida! |
2 comentários :
O “grunge” é uma mistura de Bill “Harley”, digo Haley e Sex Pistols. Adoro também o estilo chamado “som de Seattle”, mas destaco também o grupo Temple of the Dog, grupo de um disco só, mas que matou a pau. O vocalistas Chris Cornell e Eddie Vedder, o baterista Matt Cameron, os guitarristas Stone Gossard e Mike McCready e o baixista Jeff Ament formaram um grupo temporário, mas que arrebentou com músicas como “Say Hello 2 Heaven”, “Reach Down” e “Hunger Strike”, onde Cornell e Vedder arrebentam cantando juntos.
24 de maio de 2010 às 15:45EDN,
25 de maio de 2010 às 08:47Mandou muito bem no comentário!
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks