Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Twitter é lugar de vanguardistas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

adultos_twitter 

Segundo definição do Dicionário Informal, vanguardista é: qualidade de ser moderno, atual, inovador.

 

Recentemente me peguei pensando novamente sobre as mil e uma utilidades dos twitter e como o bom uso desse serviço pode nos apresentar diversas nuances. E inútil se dizer indiferente, cada qual tem seu motivo para se fazer presente nessa grande rede social.

 

Não há como negar que muitos estão tentando pegar carona por oportunismo, no “muso” do latifúndio midiático, porém de forma totalmente equivocada. [Saiba mais]

 

Para tentar dissipar um pouco as nuvens negras que pairam sobre esse post vamos a alguns esclarecimentos circunstanciais.

 

aspalhacadas1Clique para ampliar - Imagem: (Gordonerd) 

 

Já virou jargão no twitter, “siga pessoas famosas, só assim você terá oportunidade de ascensão”. Tenho um pensamento diferente em relação a essas pessoas, cuja fama no twitter se tornou pública e notória. Para mim, o perfil “famosos” no twitter divide-se em três grupos:

 

Interessantes: pessoas com extrema presença de espírito, normalmente divertidas, que conseguem notoriedade com inserções que despertam a curiosidade de todos, normalmente só são conhecidos, ou se tornaram conhecidos na twitosfera.

 

Relevantes: pessoas que, normalmente, já possuem um excelente trabalho como blogueiro e que usa o twitter como extensão desse trabalho. Há sempre um tweet com informações importantes na nossa timeline.

 

Celebridades: pessoas que são ou já foram conhecidas no meio artístico e televisivo, que tiveram a infeliz ideia de criar um perfil, sendo que, a maioria deles mesmo não sendo comediantes, conseguem divertir toda a twitosfera com suas frases enigmáticas e de péssimo gosto. Sem contar o português pra lá de desleixado.

 

Dos três grupos mencionados, eu tenho por hábito, seguir alguns interessantes e vários relevantes. Celebridade? Não sigo nenhuma, não acho a menor graça, prefiro viver iludido com aquele personagem fictício da mídia, do que me decepcionar com o perfil original. Dá pra sentir minha indiferença pela descrição acima.

 

Pois bem, o twitter além de ser uma ótima rede de contatos e relacionamentos, possui algumas nuances bem peculiares, que podem, se bem utilizadas, fazer dele uma excelente ferramenta de marketing. Para tanto é necessário o conhecimento de alguns conceitos básicos de estratégias de marketing.

 

Marketing Pessoal, valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades humanas na área profissional e na da vida pessoal.

Marketing de Relacionamento é uma estratégia de negócios que visa construir pró-ativamente relacionamentos duradouros entre a organização e seus clientes, contribuindo para o aumento do desempenho desta e para resultados sustentáveis.

O Relacionamento Estratégico é a estratégia de formação de redes de contatos úteis. O networking se tornou um jargão entre muitas pessoas. Já o relacionamento estratégico não. O relacionamento estratégico define pessoas ou empresas a conhecer e como chegar a estas pessoas. [fonte: Wikipédia]

 

De posse das informações acima, é inegável que não adianta viver fissurado por seguir pessoas famosas se você não possui nada a oferecer, para se fazer notar no twitter é necessário um algo mais, é preciso ter feeling.

 

bd-twitter-producao-cultural Imagem: (Super Abril)

 

Fica a dica: Antes de entrar no serviço, procure pelo menos se informar sobre suas características, suas funções, sobre o que é pertinente o que não é, pois pode ser que, dependendo de suas pretensões, seja melhor nem começar. [Saiba mais]

 

A habilidade em ganhar notoriedade, demonstrada por perfis de sucesso podem servir de parâmetro, mas é bom que de diga que aquilo que deu certo com uma determinada pessoa, pode não funcionar com você, tenha sua própria identidade. Seja também um vanguardista.

 

Não se torture, algumas pessoas vão discordar da sua maneira de utilizar o Twitter. Não deixe que isso o incomode, porque em algum momento, há sempre alguém que incomoda alguém no Twitter. Deixe as coisas claras. Se eles não gostam do que você faz, diga que parem de o seguir e fim de conversa. Seguir você no Twitter é uma opção. [Guy Kawasaki]

 

Por último deixo alguns avisos aos navegantes:

 

  • A forçação de barra aliada a impertinência, são as coisas mais abomináveis no twitter.  [Saiba mais]
  • Não acredite cegamente em tudo que você lê na sua timeline, os oportunistas estão à solta tentando fisgar os incautos, qualquer descuido pode ser fatal. [Saiba mais]
  • Lembre-se sempre, uma bobagem falada no twitter corre o risco de jamais ser contornada, por isso é aconselhável muita cautela com que você diz ou retwita. [Saiba mais] [Ainda mais]

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, mineiro de Paraopeba/MG, canceriano, engraçado, calmo, Cruzeirense. Apaixonado por Música, informática, Twitter, Blogs e Futebol! Saudosista dos anos 80.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

8 comentários :

Professor Rogério Souza disse... Responder comentário

Interessante... me peguei pensando em qual grupo estou inserido. Minha suposta humildade permite-me constatar que estou num grupo à parte. Interessante, no entanto, a análise que você faz. Na verdade, nem é um comentário com relação direta com o post. É mais um agradecimento pelo comentário feito no meu blog. Qualquer coisa, estou por aí.

13 de maio de 2010 às 10:07
Anônimo disse... Responder comentário

Realmente, tais redes sociais permitem muitos perfis. O post é muito lúcido na abordagem que faz. Mais uma vez, caro Zé Márcio, você foi, acima de tudo, "pertinente". Parabéns pelo post.

13 de maio de 2010 às 20:38
José Márcio disse... Responder comentário

*Bauru, você está inserido num grupo a parte. Os que fazem falta no twitter.

*Theednpoetopias, obrigado mestre, vamos tentando incutir na cabeça dos incautos alguns temas importantes, o problema é saber se eles terão percepção suficiente.

14 de maio de 2010 às 08:27
Josy disse... Responder comentário

Eita! Não sei em que grupo estou... Seria nos amigos relevantes? Ou eu estaria sendo pretensiosa? Acho que estou no grupo de amigos "Anjo", que só aparece quando é chamado.Minha participação não anda lá muito frequente, mas os amigos do twitter moram no meu coração. Amo mesmo cada um (colocando vc e o Bauru em primeiro lugar dos que amo para não gerar conflitos kkkkkk).Beijo, amigo e obrigada por me aguentar quando estou tristonha e sempre ter uma palavra de ânimo.

14 de maio de 2010 às 10:52
Unknown disse... Responder comentário

Olá Querido José Márcio

Que belo post hein, muito bem argumentado. Você tocou em tópicos bem interessantes e vou comentar sobre o que acho de alguns deles:

1.“Cada qual tem seu motivo para se fazer presente nessa grande rede social.” Os motivos que levam alguém a entrar no twitter são diversos, porém os efeitos da participação de cada um é que pode se assemelhar. Você acaba sendo o que você tuita e não adianta muito querer reverter com “vocês não entenderam o que quis dizer” ou “nem tudo aqui precisa ser compreendido”, acredito que se é para entrar numa mídia social, então vamos socializar, vamos ser nós mesmos sem teatro, máscaras ou conveniências. É claro que se adotando posturas que respeitem as pessoas que lá estão, quero dizer que podemos expressar nossa opinião sem a necessidade de fugir da éitca da boa convivência. Um belo ditado nos diz muitas verdades: “Os insatisfeitos que se mudem”, mas o que não adianta é querermos mudar as pessoas conforme as nossas próprias regras e contexto de vivência, cada um precisa respeitar o espaço de cada um e as opiniões também, isto é democracia e liberdade de expressão.

2.Quanto a Relevância de conteúdo no twitter, é algo subjetivo e relativo a cada um porque depende dos gostos dos usuários. Até já fiz um post sobre isso no meu blog caso queira ler, segue aqui o link (http://escritosideologicos.blogspot.com/2010/04/relevancia-de-conteudo-no-twitter.html )


Por fim, quero dizer que escolho a dedo quem seguir no twitter, quero pessoas que me acrescentem de alguma forma, seja pela inteligência, bom humor, interatividade, troca de informações úteis, e etc. Ando muito feliz com minha timeline e ter pessoas como você nela me faz acreditar que ainda existe gente interessante que vale a pena ler. Seu marketing pessoal portanto é ser você mesmo com todas as consequências que isso traz, é o fato de você tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado: com educação e gentileza. Gosto de pessoas que tratam pessoas como pessoas e não como meros números estatísticos ou máquinas.

Um abraço

14 de maio de 2010 às 10:57
Harley Coqueiro disse... Responder comentário

KkKkKkKkK! Descobri que eu, como o Bauru (atenção Bauru: eu coloquei uma vírgula depois da primeira pessoa do singular!), somos "outsiders"!

Sinceramente, não consegui ser seduzido pelo tuíter (argh! outra cacofonia!) e descobri que nunca fui vanguardista porque sempre fui um peão da roça!

14 de maio de 2010 às 11:12
Adeline Araújo Matos disse... Responder comentário

José Márcio (que sério! hehe)

Depois de anos luz procurando o lugar dos comentários, vamos lá... ツ

Sempre gosto dos seus posts (isso quando me lembro de ler, né? Já percebeu...), muito bem escritos, argumentados e explanados. É gostoso encontrar blogs que ainda fazem jus à boa língua portuguesa, mesmo quando abordam assuntos aparentemente fúteis.

Não tem como não ficar pensando em qual grupo estou, acredito que você tenha pensado em qual está antes de escrever. Pra mim você está no grupo dos que acrescentam, então, está no grupo dos "interessantes". O que é ótimo. Obrigada!

A minha única dúvida diz respeito ao embasamento que foi utilizado para sua classificação... pode me responder, por favor?

Como eu disse lá no meu perfil, era totalmente aversa ao twitter (e olha que gosto de tecnologia, principalmente daquelas que criam relacionamentos interpessoais)e não via "graça" suficiente para entrar e participar da twitterland, mas depois que entrei percebi o quanto é gostoso.

Digo isso não só pelo lado pessoal da coisa, mas pelo lado profissional também. Lá existem e se formam a todo momento parcerias super benéficas e há troca de conhecimento.

Pois é, quando o twitter é bem utilizado só traz bons resultados!

Bjo,
Ade

14 de maio de 2010 às 12:39
José Márcio disse... Responder comentário

*Jô Angel, não se preocupe você está num lugar mais do que especial...

*Ana Karenina (Invicioneira), "Gosto de pessoas que tratam pessoas como pessoas e não como meros números estatísticos ou máquinas." adorei a frase, tanto que twitei.

*Harley Coqueiro, o twitter tem um efeito viciante, caso não esteja preparado para ser seduzido é melhor não começar mesmo.

*Adeline, obrigado pelos elogios. Quanto ao embasamento utilizado foi o padrão @jmpsousa de qualidade, o único e infalível. Volte sempre!

14 de maio de 2010 às 15:15

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;