Esse post mínimo traz para mim a simbologia de algo que considero verdadeiramente precioso nas relações humanas: a amizade. E não há nenhuma representação mais pura dela quanto aquela que temos enquanto crianças. Nesse patamar de minha existência, coloco reminiscências de personagens fictícios que simbolizaram (e ainda simbolizam) verdadeiras amizades. Vejam se concordam:
Cebolinha e Cascão
Inseparáveis amigos criados pelo mestre Maurício de Souza, enfrentam ao longo de suas aventuras a temível Mônica. O Cascão sempre está do lado do amigo Cebolinha, mesmo sabendo que não darão certo os mirabolantes planos do Cebolinha para pegar o famigerado coelhinho da Mônica, arma fatal das surras que os dois garotos sempre tomam ao final das histórias.
Batman e Robin
Não obstante os maldosos comentários em relação à sexualidade de Bruce Wayne (o Homem-Morcego Batman) e de seu inseparável (uso esse adjetivo, embora eles apareçam separados em algumas histórias) amigo Tim Drake (o Garoto-Prodígio Robin), a Dupla Dinâmica sempre lutou lado a lado enfrentando não apenas os inimigos físicos, como o Coringa, o Pinguim, a Mulher Gato e o Charada. Juntos, superaram também seus demônios internos, marcados por angústias acumuladas de suas vidas cheias de acontecimentos trágicos.
Lippy e Hardy
Os amigos Lippy e Hardy são hoje superstars entre os psicólogos, que usam suas características antagônicas como forma de motivar pessoas que se encontram deprimidas ou com reduzida autoestima. O otimista Lippy sempre está incentivando o pessimista Hardy nos momentos mais difíceis das histórias e, mesmo quando a coisa não dá certo, Lippy ainda encontra algo de positivo. São amigos que se completam, embora sejam tão diferentes.
Bob Esponja e Patrick Estrela
O engraçadíssimo Bob Esponja e seu amicíssimo Patrick Estrela, uma estrela-do-mar rosa pouco inteligente. Ambos vivenciam várias situações no fundo do mar, na Fenda do Bikini, sempre juntos. Bob Esponja mora em um abacaxi com seu fiel mascote Gary, um caracolzinho que mia como se fosse um gatinho, que também é seu amigo. Bob Esponja também tem uma amiga da superfície, que mora em uma redoma no fundo do mar, um esquilo fêmea chamado Sandy Bochechas. Mas o seu grande amigo mesmo é o Patrick Estrela, com quem vivencia suas hilárias histórias.
Fred e Barney
Os amigos dos tempos das cavernas Fred Flintstone e Barney Rubble são de fato exemplares ancestrais de uma grande amizade. São vizinhos que sempre fazem tudo juntos (e a amizade estende-se às respectivas esposas Wilma e Betty, bem como aos filhos Pedrita e Bambam). Em Bedrock, todo mundo conhece o quanto são inseparáveis esses dois amigos. Fred sempre está metido em confusões, mas seu melhor amigo Barney sempre estará a seu lado (na maioria das vezes por livre e espontânea pressão do Fred, que o obriga a fazer coisas que ele não quer fazer). Barney é mesmo um grande amigo, mesmo quando chamado de nanico por Fred. Yabadabadoo!
Menino Maluquinho e Bocão
Criações geniais do fantástico mineiro Ziraldo, o Menino Maluquinho e seu amigo Bocão são também inseparáveis. Divertido, agitado e criativo, o Maluquinho não fica quieto de jeito nenhum. Ninguém sabe por que, quando e como ele passou a usar uma panela na cabeça, sua marca registrada. Já o Bocão é o melhor amigo do Maluquinho. É um menino corajoso e simpático, cujo único problema é que só fala besteiras e adora comer, daí o apelido. Essa dupla é muito feliz e sempre estão juntos nas suas aventuras.
**************************
Para concluir, deixando espaço para a inclusão de outras duplas de amigos, alguns versos:
“Aliança”
enfim consumada mais uma etapa da vida
por que eu esperava ansiosamente
vejo-me ao lado do meu amigo de tanto tempo
até parece que foi ontem que o conheci
tenho a sensação agradável de “déjà vu”
de tê-lo ao meu lado como meu suporte
da mesma forma que estarei do lado dele
quando ele não se sentir tão forte
tudo está bem agora
sinto-me muito seguro
estou ao lado do meu amigo
ombro a ombro
vejo a amizade como um abrigo
onde mora a sinceridade
Sobre o Autor:
The EDN - sou industriário, trabalho há 27 anos na Cedro (indústria têxtil centenária de Caetanópolis, MG) e atuo como professor há 24 anos em escolas particulares e públicas |
4 comentários :
Belas resenhas. E as duplas mencionadas mantêm coerência com o tema.
9 de junho de 2010 às 11:48Eu apenas sugeriria a inclusão do "Faro-Fino" e "Olho-Vivo", a genial dupla de detetives da Hanna-Barbera que, mesmo "etnicamente" antagônicos (gato e rato), são sempre solidários entre si (e sem contar que as dublagens são inesquecíveis!).
@Harley Coqueiro
9 de junho de 2010 às 13:14Bela lembrança! Realmente as dublagens são inesquecíveis...
Acho que caberia também aí o Charlie Brown e o Snoopy, dois companheiros inseparáveis.
9 de junho de 2010 às 16:45@José Márcio
10 de junho de 2010 às 07:28Tem razão, Zé Márcio, muito embora essa dupla não fez parte da minha infância, por incrível que pareça. Outras duplas esquecidas por mim foi Scooby/Salsicha e Pepe Legal/Catatau.
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks