Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

O que acaba com a sua inspiração para escrever?

terça-feira, 27 de julho de 2010


Você que é blogueiro sabe o quanto é difícil escrever, já vimos aqui na blogosfera pessoas comentando sobre a falta de inspiração:

# Em busca da inspiração perdida - Os Invicioneiros

# Há uma falta de inspiração alarmante na blogosfera ou é só impressão minha? - Elégia Plácida

# Quando escrever se torna um desafio - Limão em Limonada

# Bloqueio Criativo Crônico - O Caça Ratos


Mas depois que li este texto Bloqueio Criativo Crônico - O Caça Ratos fiquei refletindo estes dias e observando os possíveis fatores que podem resultar nesse vácuo criativo. Conversando com amigos blogueiros observamos que muitos já vivenciaram ou vivenciam este drama, por isso é algo bastante comum no meio.

Fazendo uma análise da minha realidade pude detectar alguns fatores que são responsáveis por acabar com minha inspiração para escrever e creio que muitas pessoas também passem por isso. Dizem que identificar as falhas e pontos a serem melhorados é o primeiro passo para sanar as dificuldades não é mesmo? Então vamos a eles.

Fatores que acabam com a inspiração para escrever

Cansaço físico e mental
Muitos de nós temos uma vida tão atribulada com tantas atividades e tantas informações para darmos conta que o resultado só pode ser esse: cansaço. Em muitos casos, o cansaço é tanto que nada nos incentiva a blogar, nessa hora nosso desejo mais frequente é dormir e descansar o máximo possível pra recompor as energias.

Falta de tempo disponível
Como muitos de nós não temos condições de viver só de blogs, então temos que buscar outros meios para o sustento, trabalhamos, estudamos, nos dedicamos a família e aos amigos, enfim, são inúmeras atividades que requer de nós tempo e dedicação, são coisas tão urgentes que blogar acaba ficando em segundo plano.

Ambiente físico inadequado
A ergonomia é importante no trabalho, na hora de blogar também não é diferente, uma cadeira desconfortável, uma iluminação precária e um ambiente mal refrigerado detona com a disposição de qualquer pessoa.

Falta de ideia ou assunto
Este fator também é crítico, por mais que estejamos bem fisicamente, mentalmente, com tempo e num ambiente agradável ainda assim a ideia não vem de jeito nenhum, às vezes ela vem mas por vezes a consideramos tão sem graça que desistimos de leva-la adiante, quanto mais escrevemos mais exigentes ficamos com nós mesmos. Ainda tem aquela situação da danadinha aparecer nas horas mais inviáveis.

Instabilidade emocional
Isso aqui mexe muito com todo mundo, quando estamos com problemas familiares e emocionalmente abalados de algum modo, não adianta que quase sempre não sai nada de bom pra escrever.

Preguiça
Depois de tanta fadiga proporcionada pela vida atribulada é inevitável muitas vezes não ouvirmos o chamado da preguiça e não nos rendermos a ela facilmente, é aquela situação onde seu corpo não responde aos seus estímulos cerebrais, a consciência aparece mas você nem quer dar ouvidos a ela, afinal curtir a preguiça é tão bom pro nosso humor, o não fazer nada para quem vive correndo é o momento mais esperado.

Acesso à internet deficiente
Não tem mesmo nada mais triste na vida dos blogueiros do que uma internet de péssima qualidade, eu sei bem o que é isso, uma internet lenta e que cai toda hora, irrita bastante, nos impede de ler os blogs, comentar neles, escrever e até publicar no nosso próprio blog. É algo difícil de superar pois não depende de nossa vontade.

Problemas técnicos
Computador que dá pau direto, desanima qualquer um, quando a máquina não ajuda fica difícil as ideias fluírem como gostaríamos.

Aborrecimentos ou decepções  virtuais
Isso aqui também é recorrente, quem nunca se aborreceu na internet que atire o primeiro mouse, é quase que inevitável, ou implicamos com os outros ou implicam conosco, as emoções ficam bem afloradas, não sei explicar porque as emoções ficam tão latentes no meio virtual, mas se estamos na internet temos que aprender a lidar com isso e não deixar que os aborrecimentos nos impeça de blogar.

Quando o blog não dá o retorno esperado
Infelizmente há blogueiros que criam blogs só pra ganhar dinheiro, ganhar dinheiro nem é o problema, a coisa complica mesmo é quando você é muito ansioso por resultado a ponto de blogar só em função desse objetivo e perde o prazer de blogar. O mesmo ocorre para os blogueiros que anseiam demais por visitações e comentários, alguns equivocadamente imaginam que só devem blogar se tiver retorno das pessoas, ocorre que neste meio a lógica é um pouco inversa, você é que tem que fazer com que seu blog dê retorno e não esperar que ele seja por si só atraente, blogs interessantes atraem pessoas interessantes, assim sendo, o retorno tende a acontecer naturalmente.

Considerações finais

O mais grave deste cenário que se apresenta é o fato de não sabermos lidar com estes e outros fatores que detonam com nossa inspiração, o que acaba resultando num fatal "blogcídio", isto porque não conseguimos vencer estas dificuldades, muitos entregam os pontos e não tem a força necessária pra resistir a tantas adversidades. Faça agora uma análise sobre seu comportamento e tente detectar o que acaba com sua inspiração, esse reconhecimento talvez lhe ajude a superar esta fase difícil.

Não vou aqui listar dicas para superar a falta de inspiração porque alguns colegas blogueiros já fizeram isso por nós, confira:

# O que fazer quando nos falta inspiração para escrever? - Blog do The Best

# Como vencer a síndrome da página em branco - Blosque

# Como manter o foco no desenvolvimento do seu blog - Ferramentas Blog

# Minha prolixidade e a inspiração para escrever - Escritos Ideológicos


E você o que acha? O que acaba com sua inspiração para escrever no seu blog ou site?

Sobre a Autora:
Ana Karenina

Ana Karenina - Autora do blog Escritos Ideológicos. Uma baiana, natural de Salvador, adora ler, blogar, tuitar e interagir na internet. Tem como única pretensão na blogosfera: ser feliz escrevendo sobre o que gosta.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

8 comentários :

Anônimo disse... Responder comentário

Eu sou um bebê na web ainda, mas já conseguir observa e até presenciei, blogeiro insatisfeitos com seus blogs, com o numero de visita do mesmo. Acho que já foram 04 blogs que eu seguia fechado é segundo todos eles o motivo para isso era “Quando o blog não dá o retorno esperado”. Onde esta o respeito pelos leitores? Pelos que te admiram? Mesmo que seja um púbico pequeno (afinal ninguém começa como uma celebridade na web).

Para mim o que leva a isso é:
01 – Eles não conhecem a blogosfera;
02 – Criam um blog apenas para fins lucrativos;
03 – Não se preocupa em conhecer seus visitantes;
04 – Nunca respondeu um comentário e se nunca teve um comentário é porque sempre trabalhou friamente;
05 – Fez um blog só porque viu seu colega com um;
06 – Etc.... É isso!

Esse poste esta espetacular assim como as outras que já parei para ler aqui no seu blog... até a próxima – eu vou voltar – abraço

27 de julho de 2010 às 11:42
Anônimo disse... Responder comentário

Quando a inspiração vem, temos a certeza do que dizer e buscamos colocar o mais rapidamente possível, mesmo que o computador dê pau. Acho que o mais terrível é mesmo a falta de ideia ou assunto.
Eu adicionaria a essa lista mais um item: a casa cheia e um computador para todo mundo. Haja negociação!
Abraços,
Cida.

27 de julho de 2010 às 13:55
Unknown disse... Responder comentário

@Ojuara Olá! obrigada pelo seu comentário, adorei! acho que você mesmo sendo bebê como diz captou já o espirito da coisa e já está começando a entender como funcionam as coisas na blogosfera. Você tem razão quanto aos itens que listou, muitos ainda esperam pelo retorno do blog, mas esquecem que tem que fazer sua parte pra que esse retorno venha. Obrigada pelo elogio, espero que volte mesmo! Um Abraço! :)

28 de julho de 2010 às 14:04
Unknown disse... Responder comentário

@cidda Oi, realmente você tem razão, ainda não tinha pensado nisso, já vive esse drama de dividir o mesmo PC, é chato mesmo, mas depois de um tempo providenciei logo o meu pra não ter briga, espero que você encontre um meio termo aí e que não se deixe vencer, ok? Força aí! Valeu pelo comentário! Um Abraço :)

28 de julho de 2010 às 14:07
Joseph disse... Responder comentário

Oi Ana,
Quero dizer-lhe que me sinto muito honrado por ter citado o meu blog neste seu maravilhoso artigo.

Você abordou o assunto de uma forma inédita, referindo aspetos que não tenho visto em outros textos. Além de escrever bem, a Ana tem uma facilidade incrível de transformar uma ideia, num texto muito interessante!

E escreveu um diagnóstico muito acertado do que acontece com muitos blogueiros.Eu por exemplo,me revejo em algumas das situações mencionadas. Pode crer que gostei imenso.

Parabéns e um abraço!

1 de agosto de 2010 às 13:17
Erlon disse... Responder comentário

Comecei um Blog a pouco tempo tem só oito meses, e tenho gostado muito é uma boa terapia.
Já experimentei algumas vezes esse branco, parece que nenhuma idéia é boa. Outras vezes o cansaço do trabalho e dos afazeres do cotidiano nos afastam do Blog.
Achei interessante quando você diz que a inspiração pode vir em horas impróprias, já ocorreu comigo e com todo mundo, por não ter como anotar aquele rompante de idéias.
Em compensação quando vem a inspiração é engraçado, costumamos produzir até mais de um post.
ok era isso boa semana.

8 de agosto de 2010 às 23:02
Unknown disse... Responder comentário

@Joseph Olá Joseph muito obrigada pelo carinho e os elogios a mim e aos meus textos, fico sempre muito lisonjeada com eles. Eu é que tenho que lhe agradecer por ter me inspirado, estamos sempre aprendendo uns com os outros, é assim que agente se alimenta na blogosfera. Um Abraço e volte sempre!

11 de agosto de 2010 às 12:26
Unknown disse... Responder comentário

@Erlon Olá, concordo com você quando diz que blog é terapia, quando escrevo me sinto sempre mais leve, porque despejo as ideias todas ali, é engraçado isso, mas é bom, rs

Isso de ter ideias nas horas mais impróprias ocorre sempre comigo, não temos mesmo como evitar isso, ou nos entregamos a vontade das ideias ou adiamos para um momento mais oportuno.

Obrigada pela sua participação aqui, boa semana pra você também, volte sempre!

Um Abraço!

11 de agosto de 2010 às 12:32

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;