O ano de 2010 está por um fio e é inegável que, apesar dos percalços, tivemos muitos pontos positivos, principalmente para a blogosfera. Os que não puderam, ou não tiveram a oportunidade de acompanhar os principais acontecimentos desse minifúndio, me atreverei a fazer um resumo daquilo que de mais importante aconteceu nesse ano que finda.
Meu intento é destacar os posts que considerei mais relevantes durante o ano, obviamente que minha ótica pode não ser a mesma de muitos, mas quem sabe o presente artigo pode suscitar outros do mesmo gênero?
Julgar o trabalho alheio é algo muito complicado, principalmente se levarmos em consideração que gosto é algo muito subjetivo, em que pese a quantidade de lixo que abunda a blogosfera, ainda conseguimos pescar algumas coisas relevantes por aí, basta ter um pouco de percepção e não ter preguiça de procurar.
Gostaria de ressaltar que a ordem abaixo não está em grau de importância ou qualidade. Decidi escolher posts de opinião, que são os meus preferidos, e que possam estimular a reflexão dos amigos blogueiros. Amigos e amigas, com vocês, o Top Ten da blogosfera 2010, na visão invicioneira.
* As partes boas e ruins de ter um blog
Embora tenha sido criado em 2007, só conheci o blog da Paula Pfeifer neste ano, mas não posso negar que seus artigos são de uma qualidade ímpar, embora o blog seja voltado para moda, beleza, maquiagem e literatura. Ele sempre dá uns palpites fantásticos sobre a blogosfera como este post citado, o título do artigo já fala por si, vale a pena ler.
Tiago Dória já é uma figura amplamente conhecida na blogosfera, mas não teria como deixar de fora esse brilhante artigo escrito por ele. Com uma boa percepção dá para extrair muita informação importante desse texto.
*Quer Ser Problogger? Recuse os Espelhinhos
Um dos meus grandes mestres da blogosfera sem dúvidas é o JNoronha, seus artigos são de uma qualidade impressionante e recheados de ironia para com os incautos. Para você que pensa que ganhar dinheiro com blog é algo simplório, não deixe de ler.
* 11 Formas de Fracassar Como Blogueiro
Ler o Blosque é quase uma obrigação para quem quer se dar bem na blogosfera. Os artigos da Nospheratt são um aprendizado constante e nesse post especificamente ela ensina ótimas maneiras de fracassar como blogueiro.
*Há uma falta de inspiração alarmante na blogosfera ou é só impressão minha?
Embora não seja tão assíduo na blogosfera, o “síndico” Richard Plácido nos presentou com esse magnífico artigo, que serviu para movimentar a blogosfera. Sem laivo de dúvidas um dos grandes artigos da blogosfera em 2010.
*Classificação Internacional dos Kibadores
Embora a autora não seja muito afeita aos posts de opinião, são os meus preferidos, e a Juliana Sardinha, a pessoa que me mais me inspira na blogosfera, consegue ser objetiva sem ser prolixa. Este artigo merece uma menção honrosa.
*Blogueiros medíocres, simples ou autênticos?
A Ana Karenina é uma dessas pessoas que chega sem muito alarde na blogosfera e vai conquistando o seu espaço. Já fez parte do casting dos Invicioneiros, sua passagem por aqui está registrada nos inúmeros posts publicados. Seu trabalho continua de vento em popa no seu próprio blog. Esse artigo foi uma das grandes coisas produzidas na blogosfera nesse ano que se encerra. Em tempo, é visível a evolução da Ana, dos seus primeiros artigos até os atuais.
*Encontre seu motivo para blogar
Esse texto da Adriana Baggio eu encontrei em minhas inúmeras andanças pela blogosfera. O artigo serve de inspiração para quem ainda está meio perdido na blogosfera, são ensinamentos que enriquecem e instruem com grande sabedoria.
*Unfollow: mágoa de caboclo ou necessidade?
Achei tão bacana o tema desse post, que ele me inspirou a escrever outro no mesmo gênero. Sem dúvidas tem gente que fica neurótico quando leva um unfollow no twitter.
*Quer ser blogueiro?? Então se liga em mais uma regrinha básica…
Post muito interessante sobre o velho dilema do plágio na blogosfera. Simples e objetivo, mas dele se pode extrair vários ensinamentos, no que tange principalmente, ao respeito ao trabalho alheio, que deveria ser a tônica da blogosfera.
Pois bem, estão aí minhas indicações e menções, sobre o que de melhor eu pude presenciar durante o ano de 2010. Peço desculpas a alguns autores e artigos que omiti, as opções eram muitas, mas acabei optando por aqueles que, de fato, ficaram marcados na minha memória. Uma grande abraço a todos e um feliz 2011.
Sobre o Autor:![]() | José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, Apaixonado pela Família,Música, informática, Twitter, Blogs e Futebol! Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. |

6 comentários :
Uma seleção de peso.. parabéns.. Abraço dso SHD..
23 de dezembro de 2010 às 11:34Sensacional compilação!
23 de dezembro de 2010 às 12:14Conteúdo de altíssimo nível!
Vlw elas indicações.
Só em saber que o meu texto está no Top Ten na opinião de alguém tão tão como vocÊ, meu caro, já me deixa com a sensação que fiz a escolha certa em criar o Elegia...
24 de dezembro de 2010 às 18:17Forte abraço!
Excelente seleção, e você sabe que não digo isso por ter sido incluída. Todos os textos listados são ótimos, e há vários deles que tenho presentes na memória também. :)
27 de dezembro de 2010 às 12:11Muito obrigada pela menção, e um ÓTIMO final de ano pra você! ^^
Olá José Márcio
6 de janeiro de 2011 às 02:28Primeiramente gostaria de agradecer pela indicação do meu artigo e blog aqui, fico sempre muito contente quando gostam dos meus textos e principalmente quando eles ajudam alguém.
Quanto a minha "evolução" enquanto blogueira a diferença que mais percebo é que deixei de escrever só sobre mim e para mim para conversar e interagir com outros blogueiros através dos meus textos.
Adorei as citações de blogs pois alguns eu não conhecia e é sempre bom conhecer blogs interessantes para ler e aprender. Vou acompanhar os que ainda não conheço, valeu pela dica.
Feliz 2011 para todos nós e ótimas postagens para todos!
Um Abraço :)
@anakint
Sempre que vejo me dá vontade de reler os posts do Noronha ..
14 de fevereiro de 2011 às 16:46Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks