As redes sociais, segundo Marteleto (2001, p.72), representam “[...] um conjunto de participantes autônomos, unindo idéias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados.” Interligando pessoas com as mesmas afinidades e interesses, fazendo com que expressem ideias enriquecendo seus conhecimentos.
É inegável que as redes sociais encurtaram distâncias e tornaram possível o diálogo que, anteriormente, só era tangível através de cartas ou ligações telefônicas. O site Mestreseo assim conceitua Redes Sociais:
As redes sociais são formas de compartilhamento de informações, gostos e idéias entre usuários com os mesmos gostos e estilos. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes.
A definição supra mencionada seria perfeita se não fosse por um ponto. A interação, que em tese, deveria ser a tônica das redes sociais, está sendo relegada para segundo plano, em prol de interesses meramente pessoais.
Alguns, no afã de ostentar um número polpudo e talvez como forma de demonstrar status e tornar-se atraente, estão colecionando números, não contatos. É, no mínimo, contraditório, se fazer presente numa rede social e não querer interação, ou não dar a devida atenção a quem te dirige a palavra. Como bem definiu Gabriel Galvão, “de nada adianta estar nas redes para falar de si mesmo para si mesmo. Uma rede só é uma rede quando vários pontos diferentes se juntam.”
É nisso que muitos se perdem, o início é uma busca alucinante por contatos e pra isso, fala-se até com BOT, posteriormente com uma posição já estagnada e um número razoável de pessoas, fala-se somente com os “mais chegados”, a impressão que dá é que os demais só servem para ornar o perfil.
É evidente que um perfil que possui um número razoável de pessoas, possui certa dificuldade em manter estreitos laços de amizade com todos, mas responder, nem que seja com um obrigado, a quem te dirige a palavra, é no mínimo cortês.
Percebo que alguns perfis, ditos “famosos”, ignoram completamente os contatos, mormente no que tange ao twitter. Acho que ninguém é obrigado a interagir, mas poxa, as redes sociais não servem pra isso? Encurtar distâncias e promover o diálogo? Então quanto mais pessoas você conhecer, melhor. A velha frase "não é o que você sabe, mas quem você conhece" é verdadeira e deveria, em tese, ser a tônica dos relacionamentos on line.
Penso que muitos estão perdendo a oportunidade de ampliar o relacionamento e adquirir mais conhecimento, quando restringem o contato a um número ínfimo de sua rede. É fato que os trolls podem estar infiltrados entre os contatos, mas, separar o joio do trigo só será possível dialogando.
“As Redes Sociais não são sites sobre Sites. As Redes Sociais são experiências.” [DiLorenzo Mike]
Penso que a iniciativa de interação deve partir de quem está chegando, não de quem ali se encontra. A título ilustrativo, meu perfil no twitter possui pouco mais de 500 seguidores, praticamente todos os dias aparece um novo seguidor. Só saberei se a pessoa quer interação se ela interagir, do contrário, figurará apenas como um número a mais nos followers.
Nunca é demais lembrar: "A Internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas". E as redes sociais, não são uma rede de números, são também pessoas, que querem receber, mas que também podem transmitir conteúdo. Se você não permitir o diálogo, seus contatos serão sempre restritos aos que você já conhece, sem renovação ou inovação.
Ainda sobre o tema: Redes sociais: são muito mais do que números
Em tempo: post inspirado em um tweet do Paulo Estevão do Códigos Blog
Sobre o Autor:
![]() | José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa]. |
8 comentários :
Olá José Márcio!
26 de janeiro de 2011 às 12:04Infelizmente, as pessoas não estão usando as redes sociais da maneira correta. Vejo perfis que usam apenas como divulgação, e outros apenas para falar o que estão fazendo. Refiro-me ao Twitter. Há pessoas que julgam-se melhores que as outras, e ignoram os seus contatos, pois não deseja falar com pessoas que não são tão "importantes" quanto ele. Porém, se alguém mais famoso e muito mais conhecido contata esta pessoa, com certeza, ele responderá. Infelizmente, surge cada vez mais isto, e cada vez menos interação acontece. Se for por falta de tempo é uma coisa, mas por considerar-se melhor que os outros, isso eu acho errado. Sempre que alguém contata-me eu tento responder, pois isso é questão de educação. Parabéns pelo ótimo artigo!
Concordo com tudo!
26 de janeiro de 2011 às 13:44Me diz qual a função do Twitter se você não está afim de comunicar com os outros?
abraços
Também penso assim Zé. As pessoas que criam Twitter e outra redes é para interagir. Mas pseudo-famosos e blogueiros da hype não perdem seu tempo em responder pessoas comuns. Entendo os que tem mtos seguidores e recebem mts replies, mas com boa vontade e filtro a pessoa consegue selecionar perguntas para responder.
30 de janeiro de 2011 às 15:20#Vinicius Chargel, pois é tudo um contra-senso à verdadeira função das redes sociais.
3 de fevereiro de 2011 às 13:48#Paulo Estevão, esse post foi justamente inspirado em um comentário seu no twitter. Você tem toda razão, é frequente essa falta de interação.
#Vivis, alguns famosos só dão importância ao que os outros famosos falam. Azar o delesm, estão perdendo uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas.
Muito bom seu texto e bem desenvolvido o tema. Hoje em dia rede social é hype, todo mundo tem nem que seja pra ter e várias pessoas como disse o Vinicius não tem o trabalho, educação para responder, recados ou replies. No orkut isso tem ficado dificil devido a poluição, explico melhor. Os recados coletivos no orkut, que pra mim são um spam institucionalizado, aqueles recados, de "boa semana", mensagens prontas fizeram e fazem dessa citada rede um lixo visual. Ainda tenho orkut apenas por causa de comunidades de séries para download, e são muitas fotos que compartilho em meus albuns devido ao grande tempo na rede. O facebook o que acho legal são os comentários que fazemos nos sites de noticias por exemplo, em que todos os comentários em determinada publicação ficam visiveis e podemos interagir com todos.
11 de fevereiro de 2011 às 20:50Já o twitter acho fantástico pelo dinamismo,retorno, sempre procuro responder as mentions quando tem alguma, ok são poucas , mas se fossem muitas responderia.
Por fim acho importante essa interatividade nas redes, é a razão de ser delas, não adianta ter 900 "amigos" ou seguidores nas redes, se não interagirmos serão apenas números.
#Erlon, Obrigado! Verdade, sem interação as redes sociais perdem completamente o sentido.
14 de fevereiro de 2011 às 12:08Rede social? Quem trabalha não perde tempo com twitter!!!
22 de agosto de 2011 às 13:35As pessoas deviam usar as redes sociais com moderação no sentido de preservar alguns dados que podem ser usados por maliciosos. Já vi gente compartilhando o próprio endereço no Orkut, uns tempos atrás.
22 de agosto de 2011 às 14:24Mas também não compreendo porque tem gente que cria perfil no Twitter, por exemplo, e tranca seus tweets. Ou seja, quer estar na rede porque é legal, é da moda, mas não quer que ninguém leia o que ele escreve? Acho muito estranho.
E quem trabalha pode sim ter Twitter e interagir de um jeito bem legal com seus seguidores e seguidos. Quem não sabe usar Twitter ou acha que rede social é coisa de vagabundo no mínimo é um solitário frustrado!
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks