Certa vez, escrevi um post intitulado Por que você deve comentar nos blogs. No referido texto, eu falo sobre a importância dos comentários, sobretudo para os blogs, pois é dele que tomamos ciência da repercussão do artigo.
Ocorre que algumas pessoas possuem uma mania idiota de querer aparecer às custas do trabalho alheio. Muitos desses travestidos pelo anonimato, descarregam toda sua ira contra algum autor de posts ou artigos, não apresentando sequer uma razão ou argumentação plausível para tal intento.
Sei que não devemos dar crédito à esses idiotas, que o melhor a fazer é vilipendiá-los, mas, mesmo assim, alguns procedimentos acabam por nos deixar incomodados. Talvez nem tanto por causa do conteúdo pífio do comentário, mas muito mais pela constatação da mediocridade de algumas pessoas. Fico sem entender como algumas pessoas possuem a capacidade de gastar um bom tempo “elaborando” coisas tão medíocres. Sim, porque se fossem somente os comentários monossílabos, passariam em brancas nuvens, mas muitos têm a audácia de perder um bom tempo elaborando uma bobagem monstruosa.
A internet é mesmo uma fonte inesgotável de informações. Em minhas andanças por aí, acabei por esbarrar num artigo bem interessante sobre o tema, intitulado: Complexo de Rosângela. Há limites para a tolerância na web?. Segundo o autor:
Complexo de Rosângela foi o nome que eu dei pra uma pessoa sem identidade (nem sei se o e-mail dela é valido ou não) pra alguém que não existe e simplesmente quer atacar a sua opinião por ser diferente, e não por ter uma idéia melhor. Acho atitudes assim lamentáveis e essa é uma das razões de acreditar cada dia mais na moderação de comentários. Sinto muito pessoal.
De tanto ver insurgir tolices por aí, fica difícil saber até onde vai a imbecilidade de alguns. Quando pensamos que a situação chegou ao limite do imponderável, sempre aparece alguém pra superar a idiotice anterior.
Olha só o comentário deixado num artigo do portal Terra. A matéria falava sobre um menino de 11 anos que, acidentalmente, matou o amigo de 10 com tiro.
Nós, blogueiros, também somos sempre presenteados com as “opiniões” imbecis dessa natureza. De duas, uma: ou a pessoa é um retardo nato, ou então é um recalcado que não consegue ter opinião sobre nada e acaba despejando sua frustração nos textos alheios.
Não bastasse a falta de argumentação lógica, a maioria dos que padecem do “Complexo de Rosângela” são semianalfabetos. Normalmente se utilizam de frases curtas, pois redigir mais de uma linha é impossível para a espécie.
Nunca discuta, não convencerá ninguém. As opiniões são como os pregos; quanto mais se martelam, mais se enterram. Alexandre Dumas (filho)
Que fique claro que não sou contra opiniões divergentes nos comentários. Muito pelo contrário, é extremamente gratificante para um blogueiro quando alguém apresenta um novo ponto vista com argumentos convincentes. Nenhum blogueiro quer ser dono da verdade. O que nós desejamos é ter nossas opiniões respeitadas, sobretudo pelos que divergem. Afinal, a arte do bom comentário, é privilégio de poucos.
Recomendo a leitura: Evite deixar comentários idiotas em blogs e sites
Sobre o Autor:Nota:
Informo aos nobres leitores que este é o 200º post dos Invicioneiros, aproveito a oportunidade para registrar nossos sinceros agradecimentos a todos vocês que têm nos acompanhado ao longo dessa jornada. Um feliz coincidência, já que provavelmente com este post também completaremos a marca de 1.300 comentários.
![]() | José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor bloguicista.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa]. |
14 comentários :
Eu ainda não sei porque atribuem isso só a brasileiros. Trolls existem em todo mundo. Tanto que a expressão vem de fora.
5 de maio de 2011 às 17:42Mas enfim, fico abobado com a mediocridade de alguns, mas estamos sujeitos a isso, infelizmente. Adoraria, por exemplo, deixar aberto os comentários do meu blog, mas acabei moderando.
Abraços, e parabéns pelo 200º post.
Não gostei desse comentario do Alexandre Dumas Filho. "não discuta pra nã perder tempo"?!?
5 de maio de 2011 às 17:45Richard certa vez deixou num "deslinks da semana" um endereço de um site tipo o "nãosalvo", os caras escreviam bem pra cacete e eram muiito engraçados e num determinado post eles fizeram um comentario ironico sobre racismo que foi mal interpretado. Em resposta eles tinha denzenas de comentarios que então passaram a ser respondidos com piadas de negro, os comentarios e contra-argumentos perderam qualquer objetividade e passaram de protesto e trollagem pra total imbecilidade. E em algum momento eles foram ameaçados com processo e sei-lá o final.
Resumindo eu chorava de rir como algumas pessoas conseguem ficar indignados com a interpretação equivicado que outrem fez e ainda assim são capazes de redigir um texto de protesto ainda mais equivocado. Só isso já seria suficiente, mas tenho notado um crescente numero de cretinos que se divertem em escrever algo ofensivo na rede, no chat de sadomas...quer dizer de amizade, tem pessoas que entram apenas para arranjar discussões e expulsar outros da salas e com essa mulekada que não consegue ler mais de cinco linhas vai ter cada vez menos dialogando e mais gente apenas discutindo e trollando.
Mas tem de discutir sim, o mais divertido é uma boa discussão
ps: Alexandre Ddumas pai, é um dos meus escritores de cabeceira, e quando eu li os três mosqueteiros eu imaginava o Darthagnan com a cara do Clark Gable
Olá, José Màrcio!
5 de maio de 2011 às 18:44Parabéns, pelos: 200 posts e pelo teor dessa postagem!
Mandou bem, amigo! Eu tenho reclamado por aí, pela falta dos comentários (mas, espero que sejam construtivos)nos blogs. Disse já, para alguns amigos que lancei uma campanha... "quero que um cometa te acometa... se você não comentar!" e procuro dar o exemplo, comentando as postagens que leio por aí, pois na minha opinião, acho que é o mínimo que o leitor faz, dando um retorno para o autor, principalmente se este assim o pede, mostrando-se agradecido pelo quanto aquele artigo lhe foi útil e/ou interessante!
Um abraço!!!!!
Eu gosto de comentar em blogs e expor a minha opinião. Sei bem que na maioria das vezes sou uma chata de galocha. Mas sempre são questões a serem debatidas.
5 de maio de 2011 às 19:19Mas possuo mais de 3 blogs ativos em comentários. Já exclui muitos desses dos 2 exemplos. O pior é quando eles usam o Thread Comment, pois mesmo que o comentário não seja publicado ou excluído o comentarista sincero anterior recebe por e-mail.
Sugestão: eu acompanho os comentários dos meus blogs por feeds. Acho que ajuda no monitoramento.
200 posts!! Parabéns!! Como eu disse no Twitter, esse é um marco importantíssimo na vida de um blog! E que venham 200 mais! :)
5 de maio de 2011 às 20:05Sobre os comentários, nem vou comentar porque tenho o meu quinhão de analfabestas nos meus blogs, e juro que de vez em quando dá vontade de depenar alguns (pra não dizer coisa pior e menos elegante).
Olá,
5 de maio de 2011 às 22:32Já recebi alguns comentários no meu blog de "arrepiar", o último foi em um artigo sobre violência nos estádios e briga de torcidas : "o comentarista foi shakesperiano" : "o negocio eh matar curintiano"
Obvio que não aprovei o comentário, quer coisa pior?
Abraço
#Junior Silva, a citação aos brasileiros foi só uma parâmetro, pois é onde nós acompanhamos mais de perto, mas pessoas idiotas existem em todo lugar. Deixar comentários sem moderação tá fora de cogitação, é triste mas muita gente não sabe usar o espaço.
6 de maio de 2011 às 09:09#Zé da Fiel, acho que o autor da frase aí se referia a não discutir com pessoas inúteis.
#Francisco Valdir, obrigado! Penso ser exatamente esse retorno que o autor do artigo pretende. Não só concordância, mas discordâncias bem fundamentadas.
#Luciana Web, dar opinião não é chatura e não importuna ninguém, fique tranquila. Com eu disse o que irrita é a falta de argumentos e as ofensas. Sobre a forma de acompanhar os comentários, eu também faço isso.
#Nospheratt, é um prazer para Os Invicioneiros ter uma presença tão ilustre por aqui. Mas que dá vontade de fazer o que você disse, isso dá, rsrsrs
#Geraldo, infelizmente vezes ou outra somos "presentados" com pérolas desse quilate, uma pena.
Como colaborador deste blog, eu sou um dos defensores da "não moderação" dos comentários. No meu entendimento, a moderação prévia lembra as censuras da Ditadura. Mas não sou ingênuo: há um preço a ser pago!
6 de maio de 2011 às 10:14Como você bem expôs no texto e os comentaristas ratificaram, nenhum blogueiro pode se levar a sério demais e ter a pretensão de se achar o dono da verdade. Pontos de vista diversos são a razão de ser dos blogs.
Mas que existem malas que você nem entende o que eles estão comentando, ah, isso existe em todas as nacionalidades!
Por exemplo, eu postei um vídeo no You Tube em que aparece o ex-Presidente Lula comentando sobre futebol. Aí apareceu um cretino que escreveu: "Vai se fude véio" (sic). Resultado: deletação sumária para aprender a ter educação e a escrever certo!
Comento, logo existo =D
6 de maio de 2011 às 10:30Ótimo texto!
6 de maio de 2011 às 15:53Realmente, a qualidade que os comentários em certos lugares possui é altamente questionável, em especial em portais de notícias, onde parece não haver um filtro que barre esse tipo de propagação de cyberabobrinhas.
O mais divertido (ou devo dizer lamentável) é como essas criaturas virtuais inutilizam o bom Português e criam um baixo idioma que só eles conseguem entender. E acham que estão abafando. Como foi dito no texto, uns recalcados, sem opinião própria, que se sentem importantes ao diminuir um fato.
Abraço!
é, faz bem sentido... mas eu adoro comentários idiotas... por isso q tenho Blog.. pq adoro a opinião idiota alheia!
9 de maio de 2011 às 02:01#Harley Coqueiro, lembro com saudosismo do tempo que que a gente podia deixar os comentários.
9 de maio de 2011 às 11:04#Sybylla, portais de notícias de fato são uma fonte inesgotável de comentários imbecis. Você tem toda razão, é difícil mesmo traduzir alguns.
#Two Against The World, como diz o adágio: "tem gosto pra tudo nesse mundo", eu não tenho a menor paciência com troll.
Como comentar sem cometer um erro de interpretação? O blogueiro, como todo artista literário, escreve em sua ilha, que nem sempre é a mesma. Troca de ilha às vezes e possibilita o trocadilho. Os leitores invadimos sua (s) ilha (s) e achamos seus rascunhos, interpretamos e compreendemos parte do que escrevem do jeito que queremos. Concordamos, discordamos, recordamos, acordamos do nosso estado de zumbis literários, às vezes.
10 de maio de 2011 às 08:32Parabéns pela invejável marca de 200 posts de qualidade, acima de tudo! Tenho orgulho de fazer parte de "Os Invicioneiros".
"A incruzão digitaria" nos permite, através dos comentários, tirar conclusões a respeito do nível de nossa educação formal e familiar.
6 de janeiro de 2013 às 09:14A maioria não consegue ler ou interpretar, corretamente, o conteúdo do blog ou da notícia e descarrega, nas respostas, sua ignorância, agressividade e falta de educação. Estou aqui excepcionalmente, pois, há muito, desisti de comentar e de ler comentários; quando muito, clico em "gostei" ou "não gostei".
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks