O Natal está chegando. A data mais importante do calendário cristão. Mas há pessoas que não gostam do Natal…
Particularmente, eu sinto que é o melhor momento de um ano de muita luta, encerrado com as bênçãos e a sensação de prosperidade proporcionadas pelas festividades natalinas [confraternizações com familiares e amigos] e a esperança de um novo tempo com o ano que está para nascer!
Voltando aos que não são chegados ao Natal, sou obrigado a concordar num pormenor: as trilhas sonoras natalinas.
“Silent Night” [“Noite Feliz”] é bonita mas tem uma melodia triste. “We Wish You A Merry Christmas” e “White Christmas” também são legais mas ambas contêm a ressalva de “Silent Night”. “Let It Snow, Let It Snow, Let It Snow” reflete bem o espírito do “american way of life”…
Das mais conhecidas, “Jingle Bells” [“É Natal”] é a que transmite mais alegria [porém a versão instrumental com harpa é duro de aguentar! ].
Mas a pior de todas, com todo o respeito aos fãs de John Lennon e aos beatlemaníacos [nos quais eu me incluo] é: “Merry Xmas [War Is Over]”. É arrastada demais, com uma harmonia depressiva e o pior: de tão melancólica, parece um funeral de criança!
Talvez o que explique isso é o fato de que a canção foi originalmente composta em tonalidade menor, para servir de elegia contra a intolerância da Guerra, já que John Lennon era uma pacifista radical.
Canções para datas festivas, no meu modesto entendimento, têm de servir para a exaltação de um momento glorioso e não para causar sensações de lamentos!
Por causa disso, eu evito escutar “Merry Xmas (War Is Over)” no Natal, pois em mim, ela consegue acabar com todas as boas vibrações proporcionadas pela data [principalmente se na voz de Simone…!].
[Bonus Track]:
Afora isto, um Feliz Natal, seja com que música for!
Ho ho ho!!!
Sobre o Autor:
![]() | Harley Coqueiro - um cara da paz, iluminista, evangélico não fundamentalista, pai do Ulisses e do Dante. Já desenhou charges, escreveu poemas e compôs canções gospel. Tem como pecados, gostar em excesso de rock'n'roll, filmes e comida! |
6 comentários :
Pior que essa porcaria da Simone gruda na cabeça da gente, parece praga.
21 de dezembro de 2011 às 10:16@José Márcio E pra piorar, há rumores de que a Paula Fernandes vai regravar esta música num dueto com a Ivete Sangalo...
21 de dezembro de 2011 às 10:35Sou da turma dos que não "curtem" o Natal (Acabei de falar disso no meu blog - Link no Twitter).
21 de dezembro de 2011 às 10:56Essas músicas acabam 'ajudando' a fortalecer minha repulsa pela data, mas nada extremo. Sigo o lema de que o bom da chuva é se molhar.
Abs,
@CleberAB
Pra piorar mesmo tem de em versão pagode. Ai sim, ao som da cuíca, pandeiro e do cavaquinho consegue-se perceber.
21 de dezembro de 2011 às 11:02Tomara que a globo faça um especial de natal e chame o Belo pra fazer um dueto com a Simone.
Grandes amigos, permitam-me discordar de ambos em relação às observações sobre todas as músicas. Meu argumento é um só: o Natal guarda, na sua essência, o caráter de um momento solene. Aliás, talvez seja o mais solene momento da Cristandade, em todas as religiões que têm o Cristo como referência. Por isso, não sinto as melodias “Silent Night”,“We Wish You A Merry Christmas” e “White Christmas” com carga de tristeza: acima de tudo, sinto-as solenes. Quanto a “Let is snow, let it snow”, você disse que é uma típica música americana, que retrata um homem dizendo à amada que não quer se separar dela para enfrentar a neve fria (é muito mais uma música romântica que de Natal, embora seja muito tocada nessa época). Já a campeã de audiência “Happy Xmas (War is over)”, de John Lennon, é uma música que, por sua contextualização, comemora o Natal reportando que a guerra acabou e que essa data é para todos, igualmente. Com todo o perdão, isso é muito bonito, inclusive a melodia. A versão da Simone talvez não seja a melhor versão da música, especialmente para quem não admira essa cantora que, pessoalmente, acho uma das melhores de nossa MPB, muito embora seu repertório eventualmente a comprometa.
21 de dezembro de 2011 às 11:08Cleber Brito,
21 de dezembro de 2011 às 13:52Você tem razão: antes ouvir que ser surdo!!!
Zé da Fiel,
KkKkKkK! A sua sugestão é impagável!
Já imagino a megaprodução do clipe, padrão Globo de qualidade: "Merry Xmas [War is Over]", num dueto de Simone e Belo, ambos vestidos de branco, ao som de pagode, filmado no Morro da Rocinha, com direito à coral infantil do projeto "Criança Esperança" e apresentação do baba-ovo do Faustão!!!
The EDN,
Respeito a sua opinião mas discordo veemente: “Silent Night”,“We Wish You A Merry Christmas” e “White Christmas” só não são mais depressivas que "Merry Xmas" de John Lennon & Simone!
Reiterando o que foi dito no "post", mantenho a opinião de que o Natal é um momento de celebração e felicidade. Para momentos iguais a estes, o "solene" demais pode levar à tristeza...
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks