Prosseguindo com o meu hercúleo e mesopotâmico combate à compra de votos, cheguei à conclusão de que existem três coisas que jamais poderiam ser vendidas: a ALMA, a HONRA e o VOTO.
De tanto matutar sobre o tema, cheguei a algumas conclusões arrepiantes. O indivíduo que vende a sua ALMA, fará o seu acerto pessoalmente com o Cramulhão. O outro (ou outra) que vende a sua HONRA (nisto eu incluo o corpo), também arca individualmente pelos seus atos. Constata-se o seguinte: nas duas primeiras “modalidades de venda”, o indivíduo venal arca sozinho com as consequências de seus atos, enquanto que na “modalidade venda de VOTO”, toda uma coletividade paga o preço!
Em verdade, em verdade vos digo: das três “negociatas” [vendas de ALMA, da HONRA ou do VOTO], a pior é a venda do VOTO, pelos seus efeitos nefastos e dantescos que vão muito além da pessoa do indivíduo, afetando toda a coletividade ao seu redor, pondo em risco, inclusive, a vida e o futuro de sua família e de seus filhos. Por outro lado, o político que compra votos não é suficientemente digno, competente e honesto para representar o seu povo!
Nesta reta final, reconheço que esta minha obsessão está beirando à paranoia, mas insisto que a manutenção do voto livre tem de prevalecer numa Sociedade tida como Livre e Democrática.
Embora desagrade a alguns, não me arrependo de combater o bom combate!
(Bonus Track):
Sobre o Autor:
![]() | Harley Coqueiro - Advogado e Jornalista. Chargista e Cronista da Folha de Paraopeba. Fã de Beatles, de thrillers policiais e da boa comida mineira. |
11 comentários :
Oi! Gostei de ter vindo aqui. Esse post está ótimo e nos leva a refletir sobre a nossa responsabilidade na hora de votar. Precisamos sair do nosso egocentrismo e ver o voto como algo que envolve o bem estar de toda a comunidade. Que vc possa ter um fim de semana de muita paz, votando de maneira consciente, abraços!
5 de outubro de 2012 às 10:36Como sempre, boas publicações pertinentes aos movimentos sociais que estão ocorrendo. Essa imagem do "diabo" ficou muito muito legal. É uma realidade.
5 de outubro de 2012 às 11:46E continuamos até o o último minuto em busca da conscientização do voto com responsabilidade.
Abraço
@Valdenice Freitas Obrigado!
5 de outubro de 2012 às 13:31O seu comentário complementou a ideia do post!
Volte sempre, ok?
Valeu,Coqueiro! A resposta democrática veio a cavalo...
8 de outubro de 2012 às 21:41Valeu pela ilustre visita e comentário pertinente!
8 de outubro de 2012 às 22:51Se veio...
8 de outubro de 2012 às 22:55E alguns cairam do cavalo...!
Adorei a imagem! O texto é muito bom!
9 de outubro de 2012 às 16:57Um abraço
@Paulo Francisco de Araujo Valeu pela força. Volte Sempre!
16 de outubro de 2012 às 08:26O voto, livre ou obrigatório, não garante uma "sociedade democrática". O que deve ser combatido todos dias é a comercialização do voto para que se pense uma sociedade justa, honesta, democrática.
2 de novembro de 2012 às 01:04@Ronperlim Concordo.
5 de novembro de 2012 às 08:46Seguindo a sua linha de raciocínio, também de nada adianta a aplicação da Lei da Ficha Limpa, se não houver Eleições Limpas.
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks