Recebi o convite para desenhar charges no periódico “Mais Notícias”. Um projeto jornalístico inovador para a região central de Minas.
Assim, ao invés de desenhar à nanquim ou à aquarela e depois escanear, resolvi fazer o desenho direto no Paint Brush (!), um programinha limitado de desenhos bidimensionais da Microsoft. Desta forma, ao economizar papel e lápis, são menos árvores cortadas... (risos).
O tema da charge é a frustrante Conferência Climática das Nações Unidas, cuja pauta teve como tema “a diminuição de emissão de gases do efeito estufa”, ocorrida em Copenhague, na Dinamarca.
Quando candidato à presidência dos EUA – o país mais invicioneiro e o segundo mais poluidor do planeta, Barack Obama conclamou os americanos, de forma messiânica, a acreditar que ele representava a redenção de sua nação e do mundo, desgastados por oito anos de um governo republicano, malévolo e desmoralizado.
Com o seu lutherkinguiano bordão eleitoral “Yes, we can”, reacendeu-se a chama da esperança americana e mundial.
Contudo, quando instado a negociar cortes nas estratosféricas emissões de gases causadores do efeito estufa pelo seu país, e com isso “salvar o planeta”, o Nobel da Paz 2009 se mostrou vexatoriamente impotente durante a conferência climática. Visivelmente muito mais preocupado com a crise do sistema de saúde de seu país.
A charge, de forma bem irônica e paradoxal, constata que nem todos lamentam o fracasso diplomático de Copenhague. E com certeza, os invicioneiros donos de indústrias poluidoras, ao redor do mundo, devem estar pulando de alegria e usando o mesmo lema de campanha de Obama: “Yes, we can... pollute this planet!”
Ah! E um feliz Natal para todos!
8 comentários :
Harley,
22 de dezembro de 2009 às 16:00Eu acredito no Obama como acredito no Lula, a questão dos dois é que eles achavam que iam revolucionar o mundo, que poderiam mundar as estratégias políticias e que iam fazer um NOVO ESTADO, que seu plano de Governo, seus sonhos, iam sair do Papel. Mas sabemos que não é bem assim, eles podem fazer boas transformações, mas alterar a Máquina que move o mundo (Economia, Politica e poder) é um milagre ou presentinho de natal.
Richard, eu concordo com o seu comentário em número, série e grau, inclusive na confiança no Obama e no Lula.
22 de dezembro de 2009 às 16:07Harley,
24 de dezembro de 2009 às 15:31Adorei a charge e fico muito triste pelo fiascopenhague. Aproveitando, desejo aos meus Parceiros Invencioneiros um Feliz Natal e um próspero ano novo com muitas realizações pra vocês!
Vida longa e próspera amigos!
PS: Leia minha mensagem de Natal para os amigos e parceiros
@unidadelivre
Harley,
25 de dezembro de 2009 às 20:58Parabéns! Que Deus abençoe cada dia mais seu novo projeto. Eu creio que será um sucesso ;)e, como acredito que as palavras têm poder, então repito: Suas charges são sucesso!!
Bom finalzinho de Natal e um ótimo 2010, repleto de alegrias, saúde, felicidades, amor fraterno, união, harmonia, muitas bençãos divinas para vc e toda sua família,e,que no próximo ano o Galo leve o título para Minas uai!!! rssssssss
Kinha, gostei da forma que começou o seu comentário, mas a finalização... prefiro nem comentar.
28 de dezembro de 2009 às 08:17Lisosapiens,
28 de dezembro de 2009 às 08:52Obrigado por ter gostado da charge e da bela mensagem de Natal em seu blog! Valeu, irmão!!!
Kinha,
Obrigado pela força e que Deus te abençoe cada vez mais! Você é fera!
Favor ignorar comentários intrusos de refrigerados...
Parece até piada a conclusão deste encontro.
28 de dezembro de 2009 às 19:24Eles só vão tomar alguma atitude séria quando nevar um ano direto em NY ou Veneza sumir de vez debaixo d'água.
Enquanto só morrer pinguim, ninguem vai fazer nada.
Nanuni--kokoritu disse: "Enquanto só morrer pinguim, ninguem vai fazer nada."
29 de dezembro de 2009 às 08:53É verdade!
E também quando o Havaí ficar submerso e o Obama não tiver mais nenhum lugar para passar as suas férias!
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks