Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Qual é o Preço da Fama?

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Em partes, sou obrigado a me penitenciar, pois fui e continuo sendo um dos críticos mais ferrenhos da Twitteira, blogueira, e daqui a pouco ex-BBB Tessália, criadora da personagem renomada Twittess, mas não posso me furtar de tecer algumas considerações sobre essa figura polêmica.

 

1aetica

 

A Wikipédia define bem o conceito de Estratégia de Marketing: são aqueles planos desenhados para atingir objectivos (sic) do marketing. Uma boa estratégia de Marketing deveria integrar os objetivos, políticas, e sequências de acção (sic) (tática) num todo coerente da organização. O objectivo (sic) de uma estratégia de marketing é colocar a organização numa posição de cumprir eficazmente e eficientemente a sua missão.

 

Você deve estar se perguntando, qual a relação existente entre a Twittess e o conceito de Estratégia de Marketing? Se você não teve a percepção necessária eu posso explicar: evidentemente que assim como eu, muitos abominam a figura criada pela publicitária Tessália, podemos discutir a questão ética no uso de ferramentas escusas como estratégia de marketing (script), mas ninguém pode negar que sua ousadia lhe rendeu bons frutos, mas até quando?

 

Muitos entendem que na guerra vale tudo, inclusive trapacear, não falo somente da guerra propriamente dita, falo também das guerras muitas vezes travadas na blogosfera e porque não dizer nas redes sociais: por audiência, por seguidores, por visibilidade, por estrelato e principalmente por sucesso. É raro você ver um blogueiro ou tuiteiro  famoso bancando o altruísta, normalmente eles são corporativistas.

 

O palavras ética e moral são figuras constantes nos meios de comunicação, e nas redes sociais não poderia ser diferente, ver transformados em realidade esses termos, são o sonho de 10 em cada 10 brasileiro que preza e luta pelos valores que farão ascender uma sociedade mais justa.

 

A atitude da Tessália pode ser condenável sobre vários aspectos, mas como definir o limite para a ética?

[…] “os valores morais não estão organizados em uma tábua de prescrições de condutas que levam automaticamente a um vida boa. Ao contrário, eles são criações humanas ligadas às condições de vida historicamente criadas”.

Particularmente, acho condenável tudo aquilo que não exigiu esforço para ser conquistado, e que foi obtido usando de subterfúgios ou meios ilícitos, não faz parte de minha formação moral a utilização de meios escusos para obtenção de vantagens, por isso prezo tanto a qualidade em detrimento a quantidade, vivo bem assim e com a consciência tranquila. Se tiver que obter sucesso seja no blog, seja no twitter, que ele venha através do meu esforço e do meu trabalho.

Seja uma pessoa que valoriza a essência, não a aparência, cultive os valores mais profundos e não caia na tentação de se tornar um "super" em um mundo de estrelas sem brilho próprio. (Roberto Shinyashiki)

Em tempo, não tenho nada contra a publicitária Tessália, a questão arvorada nesse post diz respeito à personagem criada pela mesma e o meio recôndito utilizado para sua promoção. O que você acha? Deixe sua opinião.

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

9 comentários :

Orgasov disse... Responder comentário

Seu texto seria melhor colocado se fosse numa postagem sobre políticos de uma forma geral (Sim, generalizando).
Ah! O assunto é Twitess; Senti uma pontada de inveja de sua parte.

Parabéns pelo texto!
Hmmmm! Agora senti uma pontade de inveja da minha parte.

Grande Abraço!

8 de janeiro de 2010 às 09:32
José Márcio disse... Responder comentário

Orgasov, infelizmente no Brasil a ética não combina com a política. Sobre a Twittess, engano seu, não tenho inveja não e se tivesse não teria problema algum em falar, acho que ela encontrou um meio de sobressair na tuitosfera, mas eu não utilizaria desses mesmos mecanismos, conforme já frisei no próprio texto.

8 de janeiro de 2010 às 09:42
Orgasov disse... Responder comentário

Quando disse "inveja" é sem conotação pejorativa, inveja boa (se é que existe), seria mais ou menos: "Poderia ter sido eu". Entendi o que vc quiz dizer, só não acho que somos éticos o tempo todo, para essa avaliação. Somos corruptos ou por natureza ou pela lei da sobrevivência, então, verdadeiramente não somos éticos o tempo todo, por isso, não concordo em avaliar negativamente, encontrar defeitos etc... Sobre a conduta dos nossos semelhantes quando estes conseguem um lugar ao sol que ainda não conseguimos, seria por exemplo avaliar como ruim o seu texto, que eu não faria por ter ponto de vista diferente e por não ter a mesma competência que vc teve.

Descobri este site hoje através do twitter da Juliana do Dicas Blogger, vc está de parabéns!

8 de janeiro de 2010 às 10:14
José Márcio disse... Responder comentário

Orgasov, entendi a conotação da palavra inveja, mas não quero ter a mesmo número de seguidores da Twittess, Deus me Livre (rsrsrs), até mesmo porque já tenho dificuldade em acompanhar os meus 300, imagina ela com 100.000.

Sobre a ética, concordo em partes com o que você disse, alguns podem achar normal a atitude da Twittess, mas como já disse, eu não faria.

De qualquer forma, obrigado pelo seu elogio e participação, são comentários bem articulados como o seu que engradecem o nosso trabalho.

8 de janeiro de 2010 às 10:26
Anderson disse... Responder comentário

O Fim justifica os meios?

Sou contra o uso de Scripts, não contra a Twittess, acho ela uma mulher muito simpática, sempre me respondia, diferentemente de muitos que se acham os BamBamBans da Blogosfera.

Ela, conquistou muito mais do que aqueles "Probloggers" que estão a criticando, inclusive alguns, se venderam por menos... (foto sem camisa pagando peitinho caem na Rede)

Ela chegou, onde a maioria nega querer estar, mas está morrendo de ciúmes, e agora, como estão acabando os argumentos, só os restam votar contra, torcer contra, e criticar a aparência física dela, que por sinal hein... NENÉM!

Ela usou as estratégias delas, conseguiu da forma dela (não a correta é verdade) milhares de seguidores, e depois os cativou, Simples assim, agora, alguém que em um post, critica uma empresa, e no outro faz um publieditorial vendendo sua opinião (sou a favor dos Publieditoriais) não pode falar nada, muito menos, se essa mesma pessoa aceita participar de viagens publicitárias!

E vem me dizer que não participaria do BBB?, Ah, pelo Amor!

8 de janeiro de 2010 às 13:40
Anônimo disse... Responder comentário

Concordo que muitos blogueiros e tuiteiros não aprovem a atitude da Tessália como @Twitess. Porém olhando pelos olhos da publicidade, a grande maioria da população não sabe o que é e pra que serve um Script. Chengando no Twitter da @twittes terão apenas a impressão de que ela deve ser uma pessoa muito importante para ter tantos seguidores e passarão a prestar atenção no que ela fala.

É isso que dá força a Tessália para cobrar tão caro por uma tuitada.

Sinceramente, não acho que ela esteja errada. Apenas não faria da mesma forma que ela, mas, sabemos que de outra forma ela não teria tamanha relevancia em tão pouco tempo.

Como sempre um ótimo post.
Parabéns parceiro!

8 de janeiro de 2010 às 13:41
José Márcio disse... Responder comentário

Anderson Moreira, é como falei no post, não deixa de ser uma ferramenta de marketing. É fato que ela alcançou status e fama de forma repentina, coisa que muito blogueiro "famoso" ainda não alcançou. Não posso falar sobre sua atuação no twitter, já que não a sigo, mas isso que você falou é verdade, tem muitos que se acham os bambans da blogosfera. Mas não sou adepto da velha máxima de que os fins justificam os meios.

Liso Sapiens, belas palavras, no mais é como diz o ditado: quem não tem competência que não se estabeleça. Mais importante do que a forma que ela chegou ao ápice e se ela consiguirá se manter, já que, pelo que ouço dizer, ela deixa bem a desejar no quesito conteúdo. Sobre o tamanho da relevância alcançada, você disse tudo, por vias normais dificilmente alguém conseguirá alcançar esse status.

8 de janeiro de 2010 às 13:59
Professor Rogério Souza disse... Responder comentário

Fiquei pensando depois da leitura do seu post nos conceitos que tomo como corretos ou não. Concordo com muito do que disse, mas você há de concordar que muitas questões giram mais em torno de nosso valores, da nossa cultura e isso não é necessariamente errado. Há quem goste de pendurar a conta na venda. Se eu ficar devendo, ainda que por cinco minutos, fico sempre com a impressão de que um oficial de justiça baterá na minha porta. O que a referida no post fez é errado? Cobrar para enviar tweets é errado? Fazer a fama baseado no número de seguidores? É errado porque ela soube usar isso a favor de si mesma? Estou pensando... estou pensando...

8 de janeiro de 2010 às 18:52
José Márcio disse... Responder comentário

Bauru, pra dizer a verdade eu também tive lá minhas dúvidas com relação aos conceitos, tanto é que acho que o post ficou meio confuso, acho que a questão dos valores depende do ponto de vista e da ocasião. É como li certa vez em um texto: Os valores são válidos apenas em contextos específicos, ou seja, em um determinado aqui/agora, porque um comportamento bom e aprovável em um certo momento pode ser ruim e profundamente reprovável em outro. Mentir é reprovável na maioria das ocasiões, mas quem recriminaria as pessoas que, fugindo da perseguição do exército nazista, mentiram sobre o paradeiro de seus colegas e não os entregaram?

11 de janeiro de 2010 às 13:04

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;