Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Os 5 Maiores Petardos do Futebol Brasileiro

segunda-feira, 17 de maio de 2010

 

missel_cross 

 

 

Fiz este Top 5, em ordem cronológica, dos craques que tinham/têm chutes potentes e eram/são exímios cobradores de falta. Todos brilharam na Seleção Brasileira e foram/são donos, ora de belos gols, ora de gols importantes para o futebol brasileiro em geral.

 

 

Rivelino

Ídolo de gerações e de feras como o Maradona, Rivelino, além de um jogador cerebral e driblador de repertório brilhante (Mestre do “elástico”), tinha um chute potente que lhe rendeu o consagrador apelido de “Patada Atômica” na Copa do México’70. É ídolo eterno no Corinthians e Fluminense.

Vejam esta “bomba atômica” contra a Inglaterra:

 

 

Nelinho

Dono de um chute fortíssimo, que combinava potência e efeito, Nelinho é o autor de um dos gols mais bonitos de todas as copas, assinalado contra a Itália, na Copa da Argentina’78. A marcação de falta à pequena ou média distância da grande área, com Nelinho, era meio gol. Um dos melhores laterais-direito do futebol brasileiro de todos os tempos, conseguiu a proeza de ser respeitado e brilhar nos arquirrivais Cruzeiro e Atlético-MG, além de ter um registro no Guiness Book: conseguir chutar uma bola para fora do estádio do Mineirão.

Detalhe: o golaço a seguir não foi de cobrança de falta:

 

 

Éder

O “Bomba de Vespasiano” tinha um chute explosivo como o seu temperamento. Marcou vários golaços de falta e olímpicos, na mesma proporção em que levou cartões vermelhos e atrizes televisivas para a cama. Galã e “playboy”, Éder é o recordista absoluto de recebimento de cartas de fãs numa copa do mundo. Mas é o gol que marcou contra a ex-URSS, na Copa da Espanha’82 [na célebre jogada em que Falcão faz um inteligente corta-luz para o ponta dominar de canhota e com a mesma disparar um míssel contra a meta do goleiro soviético], que mais marcou a sua carreira. Também é tido como um dos mais belos gols de todas as copas, pela plasticidade da jogada, arremate cinematográfico e comemoração contagiante:

 

 

 Branco

Branco é dono de um dos gols mais importantes do tetracampeonato conquistado pelo Brasil na Copa dos EUA’94. Num jogo difícil contra a Holanda, o lateral-esquerdo, na cobrança de uma falta do meio da rua, disparou um torpedo em que o Romário teve de se esquivar para não ser mortalmente atingido. Diz a lenda que na Copa da Itália’90, quase levou um jogador da Escócia ao óbito, depois de cobrar uma falta com violência criminosa e a bola explodir na cara do infeliz que estava na barreira.

Nos melhores momentos do vídeo a seguir, confiram aos 2:08 o disparo letal contra a Holanda:

 

 

Roberto Carlos

O único canhão humano em atividade, Roberto Carlos fez sucesso no Palmeiras e Real Madrid com os seus mísseis. Com uma explosão muscular impressionante, as suas cobranças de falta são uma mistura dos chutes de Branco + Nelinho (TNT pura!). Atualmente no Corinthians, embora  não apresente a mesma condição física de outrora, tecnicamente ainda é muito respeitado.

Vejam o efeito spielberguiano em que a bola fez nesta cobrança de falta contra a França:

 

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

7 comentários :

Anônimo disse... Responder comentário

Prezado Coqueiro, ótimas escolhas, sem sombra de dúvida. Esses jogadores são donos dos chutes mais violentos do futebol mundial, sem dúvida alguma.

17 de maio de 2010 às 10:58
Harley Coqueiro disse... Responder comentário

E olhe que os gols de Nelinho e Éder não foram decorrentes de cobrança de falta...

18 de maio de 2010 às 10:45
José Márcio disse... Responder comentário

O gol do Nelinho, sem sobra de dúvidas, foi o mais incrível que já vi. A curva que a bola faz é algo quase sobrenatural.

18 de maio de 2010 às 11:01
Harley Coqueiro disse... Responder comentário

ZMárcio,

Difícil até de dizer qual é o mais bonito desta seleção.

Mas resolvi comentar alguns detalhes que observei em cada lance:

1º - No gol do Rivelino, repare que o Jairzinho sai da barreira frações de segundo antes da bola passar, o suficiente para dificultar a defesa do bom goleiro inglês, que embora estivesse bem posicionado, quando deu por si, a bola estava dentro do gol... Jogada ensaiada e muito bem executada!

2º - No gol do Nelinho, como você mesmo disse, a bola descreveu uma curva impressionante.

3º - No gol do Éder, é arrepiante como a torcida explode de alegria depois do míssel disparado. O narrador inglês também ficou estupefato com o lance!

4º - O gol do Branco, embora seja um golaço também, teve mais importância que plasticidade.

5º - A curva que a bola faz na cobrança de falta de Roberto Carlos é algo também sobrenatural!

18 de maio de 2010 às 12:06
Cesar disse... Responder comentário

Futebol realmente é algo fantástico. Que outro esporte tem esses lances brilhantes, pra dizer o mínimo. Basquete talvez tenha umas jogadas bonitas. Mas realmente futebol é insuperável, parabéns a esses gênios.

21 de maio de 2010 às 21:03
Zé da Fiel disse... Responder comentário

Branco era um perna-de-pau, igual ao Dunga outro grosso que graças aos primordios da internet passou a posteridade como craque. Se é necessario apenas um gol espetacular pra figurar nesse post exijo as inclusões de Celio Silva de Gralak.

Lembro ate hoje da materia do Esporte Epetacular com o Nelinho chutando a bola por sobre o mineirão, e lembrar que oje em dia o ultimo dos moicanos no quesito "petardo" é o Renato ex-corinthians e joga agora no flamengo, quer dizer evidentemente existem outros mas que chuta forte e a bolaa vai "em direção ao gol" sobrou apenas ele.

ps: Considero esse blog um primor por que alem de tudo que o cerca e dos cronistas que aqui escrvem ele parece que é escrito pros "velhos" saudositas iguais a min. E me admira não terem sequer citado o "Canhão da vila"
...meu finado pai sempre falava:"- Oque me dá bronca, é que o Santos ganhava de 4 x 0, dois gols do Pepé e dois do Pelé e no outro dia a manchete do jornal "é Pelé acaba com o jogo"

13 de abril de 2011 às 11:58
Anônimo disse... Responder comentário

Bom dia!
Existiu um jogador chamado "Beiço", gaúcho, que jogou na Portuguesa de Desportos, Grêmio/RS e por último no New Olds Boys/Argentina, que possuía na época, década de 50, talvez o chute mais forte, já visto no futebol mundial.Pena que muitas gerações que cobrem o futebol brasileiro, não assistiram, ele jogar.

3 de fevereiro de 2014 às 06:53

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;