O que você quer ser?Agradecimento Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o convite do José Márcio, editor chefe deste blog Os Invicioneiros e dizer que fico muito feliz e lisonjeada em fazer parte desta equipe, e de me juntar aos bons colegas Harley Coqueiro e The Edn, e dar como ele mesmo disse “um toque mais feminino” a este blog. Espero fazer jus a oportunidade que me foi dada, tentarei fazer o melhor, mas me perdoem já se eu ficar devendo algo, toda estreia dá um friozinho na barriga, rs
Agora vamos ao tema do post Pensei exatamente nesta pergunta que é o título deste post quando recebi o convite do José Márcio, e no momento que pensei isso me deparei com esta frase na página inicial do blog Os Invicioneiros:
“Ser ou não ser um invicioneiro, eis a questão!”
Uma das primeiras coisas que aprendi na vida é que antes de você entrar para uma empresa ou grupo de trabalho, deve-se tentar conhecer um pouco da empresa, entender como ela funciona, ou saber quem são as pessoas que estão envolvidas ali. Então a primeira coisa que fiz foi olhar o que dizia a página “sobre” e lá encontrei o seguinte:
Os Invicioneiros
Blog com conteúdo diversificado para os amantes da boa leitura.
A palavra Invicioneiros é uma derivação da palavra invição, que é um substantivo feminino singular utilizado no Norte, Noroeste e Nordeste de Minas Gerais que significa ambição e ganância.
Então pensei que seria interessante falar dessa questão de ser ou não ser invicioneiro(a), investigar se sou ou não uma invicioneira. Se analisarmos bem, acho que todos nós temos um pouco de invicioneiro dentro de si, pois todos somos ambiciosos e gananciosos de alguma maneira, uns mais outros menos.
Mas a grande questão é que algumas palavras por terem uma conotação mais pejorativa na sociedade acabam servindo para rotular pessoas de mau caráter e/ou desonestas, fato este que muitas vezes limita e distorce os seus reais significados por simples convenção social, até porque a linguagem não é estática, passa-se a dar outros sentidos para uma mesma palavra.
Um grande exemplo da “distorção de sentido” é a palavra “vulgar” que tem hoje uma conotação pejorativa, mas se investigarmos o seu real significado ela define pessoas e situações comuns, tudo que é popular, trivial, comum na sociedade pode ser considerado vulgar. E como na nossa cultura convencionou-se que tudo que é conhecido demais, ou comum a muita gente pode ser algo ruim, por não ser algo restrito, eletista nem segmentado então ser vulgar é sinônimo de baixeza e coisa deplorável. Assim como vulgar outras palavras também podem ter seu significado relativo, precisamos entender o contexto que elas se inserem, antes de sair repetindo velhos discursos que podem não ter muito sentido.
Vejamos alguns significados:
Ganância - É um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. (Dicionário Informal)
Ambição - Aspiração. Pretensão, cobiça (Fonte: Dicionário Escolar da Lingua Portuguesa Paschoal Cegalla)
Gana - grande apetite, fome, vontade, desejo agudo (Fonte: Dicionário Escolar da Lingua Portuguesa Paschoal Cegalla)
Algumas pessoas numa análise rápida poderão dizer que ser ganancioso ou ambicioso é uma coisa extremamente condenável e imoral, eu diria que depende, depende do uso que você faz da sua ambição e de sua ganância, pois posso discordar tranquilamente de
Maquiavel quando diz que
“os fins justificam os meios”, pois nem tudo vale a pena se fazer para conquistar qualquer coisa na vida. Inclusive Já estamos cansados de saber que o crime não compensa e tantos outros desvios de conduta condenáveis na nossa cultura também não.
Quero dizer com isso que nós precisamos sim ter ambições, sonhos, objetivos, metas, só que além de tudo isso precisamos também ter vontade, determinação e garra pra buscar a concretização de tudo isso que almejamos, o que não quer dizer que precisamos nos corromper ou desviar dos caminhos da moralidade e da
licitude.
Se você se encaixa nesse perfil, ou seja, se você é alguém que luta para a realização dos seus objetivos com vontade de vencer, você é ganancioso(a), se tens disposição para enfrentar dificuldades em busca de um ideal maior você é ambicioso(a), se você se encaixa nestas características posso dizer que és sim um(a) invicioneiro(a).
Eu sou uma invicioneira e você? O que você quer ser? Pergunte a você mesmo e decida!
Outras leituras
Receita de ano novo – Carlos Drumond de Andrade
O Príncipe – Nicolas Maquiável (esta obra pode ser baixada na internet porque já está em domínio público, por ter mais de 100 anos)
O Monge e o Executivo – James C. Hunter
Dicas de resoluções de ano novo, ou não – Os Invicioneiros
Fonte das imagens
Kboing
Rir razão de viver
Meu papel de parede Grátis
Átila Siqueira
Sobre a Autora:  | Ana Karenina - Uma baiana, natural de Salvador, Servidora Pública Federal. Adora ler, blogar, tuitar, conversar e interagir na internet. |
10 comentários :
Prezada Anna, que honra tê-la em nosso blog, para o qual também fui gentilmente convidado por meus ex-alunos e amigos José Márcio e Coqueiro. Adorei o post e quero colocar-lhe disponível para leitura um outro post de "Os Invicioneiros" ("Aura", acessível pelo link http://www.osinvicioneiros.com.br/2010/02/aura.html , que você pode copiar e colar no navegador para ler).
11 de maio de 2010 às 11:43Somos invicioneiros convictos e não há nada de absurdo disso. No bom sentido da palavra, praticado em nossa cidade, "invicioneiro" tem um contexto masculino primordialmente, pois é ligado ao futebol. A sua contribuição enaltece deveras nosso blog e permite-nos a valiosa palavra feminina, sempre recheada de lucidez, delicadeza e verdade.
Mais uma vez, que honra tê-la conosco!...
Ana,
11 de maio de 2010 às 12:37Como toda invicioneira, todos os seus sonhos estarão ao seu alcance.
O preço: você não terá mais o prazer de dormir oito horas seguidas, pois não haverá mais tempo para isso. Serão inúmeras e inúmeras viagens ao exterior, coletivas com a imprensa, contratos de propaganda, convites para "A Fazenda", BBB, sofá da Hebe e da Luciana Gimenez, domingos com Faustão, Gugu e Fantástico, Altas Horas com o Groissman, Programa do Jô, tardes com David Letterman, aturar piadinhas do CQC e Pânico, etc, etc, etc.
Na verdade, nunca disseram a você a maior das verdades: todos os sonhos têm ônus. E o único bônus é a dádiva de ainda poder sonhar.
Seja bem vinda!
Grande responsabilidade a sua... Os Invicioneiros além de tudo são GRANDES PENSADORES!!
11 de maio de 2010 às 12:56Seja bem-vinda!
Ana, como editor chefe do blog não poderia me esquivar de também fazer as honras da casa, que por sinal já foram muito bem feitas pelos amigos Harley e The EDN.
11 de maio de 2010 às 13:26Saiba que um prazer contar com uma figura feminina na trupe e tenho certeza que você fará um enorme sucesso. Suas palavras falam por si.
Um grande abraço e seja bem vinda.
Seja bem vinda!
11 de maio de 2010 às 16:33Este blog está agregando o que de melhor há na blogosfera, parabéns pelo excelente trabalho.
Com os votos de um invicioneiro de coração.
Parabéns, Ana!
11 de maio de 2010 às 19:34O blog só tem a ganhar com o seu "toque feminino".
Não podia deixar de passar aqui e comentar depois de ler esse excelente post!
11 de maio de 2010 às 22:27A Ana, a cada dia que passa, a cada novo texto que leio, me surpreende cada vez mais! Não tenho dúvidas que "Os Invicioneiros" agregaram, mais uma autora de valor inestimável ao blog. Aaahhh lá em casa, quer dizer, no meu blog... rsrsrs.
Sucesso Ana! E continue a evoluir como escritora!
Olá pessoas
12 de maio de 2010 às 14:25Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos pela visita, pelos comentários, pelos RT's e pela recepção tão calorosa tanto aqui no blog como lá no twitter, estou super feliz por estar aqui participando deste blog e interagindo com todos vocês, muito obrigada mesmo pessoal, quero avisá-los que toda terça estarei aqui batendo ponto, não percam hein. rs
*THE EDN: vou ler este artigo que me recomendou, pois eu nem sabia que tinha uma conotação masculina, mas pela pesquisa que fiz achei ser invicioneiro cabia a qualquer um de nós independente de sexo. Obrigada pelas suas palavras gentis, a minha intenção aqui é somar mesmo, dá um toque feminino, mas sem perder a ideologia do blog, valeu.
*HARLEY: Acredito mesmo que os sonhos sejam possíveis, e devemos mesmo saber as dificuldades que deveremos enfrentar quando fazemos estas escolhas, tudo nos serve de aprendizado. belas palavras, muito obrigada por elas.
*RICHARD: realmente é uma grande responsabilidade, me senti um jovem aprendi chegando pra trabalhar numa multifuncional rs, deu um pouco de medo, mas resolvi aceitar, a vida é desafio, não podemos temer, temos que nos superar sempre...valeu pelo comentário.
*JOSÉ MÁRCIO: obrigada mesmo pela oportunidade chefe rs, me comprometerei de corpo e alma a esta casa e fazer jus sim ao nome dela. mais uma vez obrigada pela confiança, pela oportunidade e pela alegria de estar aqui.
*CAIO LAUSI: obrigada pelo comentário, também concordo que este blog é um dos melhores mesmo, tanto é que me interessei em ficar vindo sempre aqui comentar, de leitora até fazer parte da equipe foi emocionante para mim, estou bem feliz mesmo, valeu.
12 de maio de 2010 às 14:38*CIDDA: obrigada pelas palavras, realmente, a intenção é deixar o blog ainda mais democrático e que agrade a todos os públicos, conto com sua participação feminina aqui também hein, rs um abraço!
*ONISCIENTE: obrigada querido pelo comentário, fiquei muito tocada com um comentário tão carinhoso e gentil, não me considero "grande autora" eu apenas falo o que penso e o que sinto, sinto que quanto mais escrevo, quanto mais participo de blogs e interajo com o pessoal na blogosfera, sinto mais inspiração para escrever, motivação e alegria por estar na blogosfera ao lado de pessoas tão queridas quanto você, valeu mesmo!
Um abraço a todos!
Mais uma vez a Ana se superando em seus textos,de uma forma peculiar seus artigos passam uma mensagem que olhando rápido não se pode ver,pois é no contexto que se esconde o segredo de suas palavras. Ana, Só posso te parabenizar pelo belíssimo trabalho que você vem exercendo na blogosfera. E....
14 de maio de 2010 às 12:27Viva aos invicioneiroS!
Abraços!
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks