Interessante constatar que a palavra Mudança tem um significado bem simplório, na definição do dicionário Aurélio: [Ato ou efeito de mudar. / Alteração, modificação]. Apesar dessa simplicidade, se olharmos do ponto de vista prático ao invés da teoria, toda esta facilidade cai por terra, principalmente quanto se trata da blogosfera.
Já disse inúmeras vezes no twitter sobre a minha admiração pelo saudoso blogueiro Monthiel, que infelizmente nos deixou precocemente e inesperadamente. Recentemente visitando seu blog, coisa que faço regularmente, embora não tenha mais atualizações, pois possui um conteúdo riquíssimo que recomendo a todos que são ávidos por uma boa leitura, me deparei com um post que, embora já conhecesse, não me lembrava mais do seu teor: Qual era mesmo o objetivo inicial de seu blog?
Creio eu que essa pergunta deve fazer parte do cotidiano de muitos blogueiros, pois penso que é normal existir dúvidas sobre o direcionamento do conteúdo do blog, se o mesmo está atingindo o objetivo traçado e se o nicho optado é realmente o melhor caminho a seguir e, principalmente, se existe prazer do autor na abordagem dos temas que foca.
Eu, que já passei por essa dúvida, posso falar com conhecimento de causa que, qualquer mudança a ser efetuada, seja na vida real, seja na vida virtual, não é algo tão simplório, pois requer planejamento, convicção e atitude.
Para o bem ou para o mal, o homem é um espírito criativo livre. Isto produz o estranho mundo em que vivemos, um mundo de criação contínua e, portanto, mudanças e inseguranças contínuas. (Joyce Cary)
A atitude da mudança é opção inerente ao livre arbítrio de cada pessoa, mas requer discernimento, já que “ninguém pode ser escravo de sua identidade: quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar. [Elliot Gould]”
Fenômenos como as adaptações a novos mercados, novo público e mudanças de paradigmas fazem parte do cotidiano da blogosfera já há algum tempo, visto que aquilo que por uma razão ou outra não está atingindo o objetivo esperado, deve passar por uma transformação, sob pena de ser condenado ao ostracismo.
Todo blog precisou ter um começo a partir de escolhas baseadas nos seus desejos, sonhos ou necessidades. Também havia um objetivo, um foco, um alvo a ser atingido. Um dos grandes motivos para o fracasso dos blogs é a perda de foco e o abandono desses objetivos diante das dificuldades. [Marcos Lemos]
Assim sendo, quando iniciamos o projeto de um determinado blog, temos em mente um objetivo específico, já que, por lógica, ninguém cria um blog só por criar, sem perspectiva ou razão. Penso que existem 2 situações que invariavelmente tumultuam a cabeça de um blogueiro fazendo-o pensar em mudança:
1º - o caminho tomado pelo blog foi diferente daquele traçado no seu início;
2º - não me sinto mais à vontade fazendo isso, essa prática já não me dá prazer.
Qualquer que seja o motivo é compreensível que qualquer mudança, por menor que seja, tragam no seu bojo algum temor, pois haverá sempre a expectativa do novo, da aceitação e da satisfação.
Entendo que blogs criados pensando exclusivamente na vontade do autor em postar algo, sem objetivos comerciais e financeiros, tendem a ser menos afetados pelo dilema da mudança. Em contrapartida os blogs com objetivos comerciais e financeiros, devem passar por uma dúvida constante de direcionamento em decorrência do público alvo.
É bom que se diga que a mudança, em alguns casos, é inevitável, principalmente quando existe um desgaste evidente de conteúdo e falta de visibilidade. Porém, devemos nos cercar de cuidados para não fazer do blog uma metamorfose constante, pois agindo assim corremos o risco de nunca conseguirmos criar uma identidade.
Mais importante que a mudança de foco, é a perseverança. Não se tem um blog de sucesso, ou pelo menos lido por várias pessoas, do dia pra noite. É preciso, persistência, trabalho, observação, visitas e busca constante de melhoria de conteúdo.
E vocês o que acham? Já passaram pelo dilema da mudança? Registrem a opinião nos comentários.
Recomendo que leiam: Seu Blog Tem Um Propósito?
UPDATE: Os links para o blog do Monthiel infelizmente não estão mais funcionando, já que ao que parece seu domínio expirou.
Sobre o Autor:
![]() | José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa]. |
5 comentários :
Opa!
27 de maio de 2010 às 10:21No meu caso as mudanças foram radicais - escrevo porque gosto, sem maiores ambições - eu tinha um blog sobre Teatro e cultura (Turrar) e achei que o nicho era muito pequeno, então resolvi fazer o ImprenÇa, onde tenho mais liberdade...
Excelente post, de novo.
[]'s
Olá Márcio
27 de maio de 2010 às 10:56Engraçado como é essa coisa de sintonia blogueira, acabei de escrever, mas ainda não publiquei, um post que fala um pouco sobre os propósitos de um blog e penso exatamente como você quanto a necessidade de revermos sempre nossos objetivos blogueiros.
Creio que seja dificil equacionar esse dilema entre agradar o blogueiro ou o leitor de forma 100% satisfatória, até já escrevi sobre isso, é uma conta que nunca fecha, não dá pra blogar sempre pensando no leitor nem sempre pensando em nós mesmos, há sempre perigos nos dois caminhos, mas o equilibrio é o ideal.
Mudar é bom, sempre renova os ares tanto de quem lê quando de quem escreve, porém mudar muito o tempo todo gera e demonstra insegurança e insatisfação, é preciso saber antes se cada mudança é realmente necessária e os benefícios que ela pretende trazer, mudar só por mudar não tem muito sentido.
Um abraço
Prezado Zé Márcio, alguém disse que a única certeza que temos é a da mudança. Certamente tudo muda em algum momento de nossas vidas, seja na blogosfera ou na "biosfora", ou seja, na vida fora dela. Para não faltar um clichê: tudo na vida é passageiro, menos o trocador e o motorista (será?).
28 de maio de 2010 às 09:36#Caipira Zé Do Mér, foi por esse mesmo motivo que mudei do Tutor Unopar para Os Invicioneiros.
28 de maio de 2010 às 10:22#Ana Karenina, a mudança tem que ser motivada por alguma nova perspectiva, mudar só por mudar, como você mesma disse, revela insegurança.
#Theednpoetopias, não podemos ser comodistas, se não está dando certo, mas tentar outros caminhos, é assim que deve ser.
legal!!!!
18 de abril de 2011 às 17:40Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks