Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Por que você não deve comentar nos blogs

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Na semana passado publiquei o post Por que você deve comentar nos blogs, onde abordei sobre a importância e retorno de um bom comentário. Motivado pela sugestão do tuiteiro @joamot30 e por um aviso postado por um dos sites de esportes mais conceituados de Minas Gerais, o Superesportes. Resolvi fazer esse post complementar.

 

CENSURA 6

 

Vejam só o que agora figura na parte destinada aos comentários dos leitores:

 

ScreenHunter_02 Jul. 14 10.37

 

Por mais absurdo que possa parecer, um site dessa envergadura teve que fechar a opção de comentários e diga-se de passagem, motivado  por mau uso da ferramenta. Por causa disso resolvi suscitar esse tema que considero bem pertinente. Creio que o editor do site em questão foi muito condescendente dizendo que foi uma pequena parcela dos leitores. Leio o site e os comentários e sei que, na verdade, trata-se da grande maioria.

 

Penso que quase todo blogueiro já passou pelo dissabor de ter comentários indesejáveis em algum post, comentários totalmente fora do contexto ou carregados de ofensas sem o mínimo de bom senso, por isso decidi elaborar a lista infra, com a quimera de que isso possa servir de norte para os inconvenientes.

 

8 motivos pelos quais penso que você não deve comentar nos blogs:

 

1º – você não tem tempo ou não possui paciência suficiente para ler o texto na íntegra, portanto ao invés de reclamar da extensão do texto que você não leu, o melhor a fazer é calar-se.

 

2º – você leu o texto, porém não entendeu o conteúdo, em vez de reclamar da prolixidade do autor, o mais prudente a fazer e inquiri-lo no comentário sobre sua dúvida.

 

3º – você leu o texto e não concorda com o conteúdo, porém não possui argumentos para refutá-lo, evite comentários “monossílabos” como: não concordo.

 

4º – você tem inveja não gosta do estilo do autor do post e não está nem aí pro que ele diz, seu negócio é semear a discórdia.

 

5º – você adora comprar a ideia de outros comentaristas, não sabe posicionar-se sobre o tema abordado.

 

6º – no afã de aparecer na blogosfera, você fez comentários totalmente fora do contexto só para exibir seu link.

 

7º – o post é genérico, mas você se cobriu com a carapuça e para vingar resolve destilar seu veneno contra o autor.

 

8º – sua patroa dormiu de calças, como você não teve coragem de enfrentá-la, resolveu descarregar sua fúria contra algum blogueiro.

 

Sonho com o dia em que não precisaremos mais moderar os comentários dos blogs, as pessoas terão educação e discernimento suficientes para saber usar essa ferramenta criada com o propósito de suscitar o debate público e não para discutir as diferenças e insuflar discussões de cunho meramente pessoal. Isso seria uma utopia eu sei, mas como diria o poeta: “sonhar não custa nada, ou quase nada”.

 

Nunca é demais lembrar que em certas ocasiões, ficar calado é uma extrema virtude. Um comentário fora do contexto é algo que irrita qualquer blogueiro, ainda mais porque quase sempre esses comentários são travestidos por anonimato ou perfis fictícios. Concordar ou discordar são opções, mas respeitar as opiniões é obrigação. Ou pelo menos deveria ser. Vejam só que comentário “bacana” deixado no blog Byte Que Eu Gosto do @bqeg

 

coment

 

É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida. [Abraham Lincoln]

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

11 comentários :

Bárbara Gordon disse... Responder comentário

Amigo, passei por um problema desses. Um anônimo não gostou de um post meu e foi infinitamente ofensivo. Pensei em escrever um post sobre isso mas não tive inspiração. Aí apareceu seu post. Gostaria de reproduzí-lo no meu blog, com os devidos créditos, por óbvio, mas não sei como. Você me permite? Como faço?

Um abraço, Bárbara.

http://mauhumoetemcura.blogspot.com

15 de julho de 2010 às 11:07
Anônimo disse... Responder comentário

eu já falei aqui em meu comentário na ultima postagem e volto a repetir: "A blogosfera ta cheia de gente com inveja do trabalho dos outros blogeiros, gente essa que vive de comentários de baixo-calão"

Essa postagens esta perfeita JM seu trabalho é Show que qualidade!
até a próxima postagem..... fui

15 de julho de 2010 às 11:07
Unknown disse... Responder comentário

@Bárbara Gordon Olá Barbara, vou te sugerir um texto que pode lhe ajudar a fazer citação de textos: Aprenda a citar textos de outros blogs sem fazer plágio ( http://www.dicasvariadasnaweb.com.br/2010/04/aprenda-citar-textos-de-outros-blogs.html), claro que antes de tudo deve-se pedir a autorização do autor pra ver como ele pensa e o que autoriza.

Um abraço

15 de julho de 2010 às 12:27
Anônimo disse... Responder comentário

Olá,José Márcio,
Já recebi críticas pela extensão dos textos, mas não mudei por causa disso. Tem assuntos que gosto de escrever mais sobre eles, outros um pequeno toque, um poema, um posiciomento se torna um post.
Então, os amigos do blog que realmente aprenderam a conhecer essas características minhas, não estranham quando estou mais inspirada e saio um pouco do limite.
Abraços,
Cida.

18 de julho de 2010 às 14:20
José Márcio disse... Responder comentário

#Bárbara Gordon, obrigado pelos elogios. Entre em contato comigo pelo e-mail osinvicioneiros@gmail.com para falarmos sobre seu pedido.

#Ojuara Maverick, obrigado por suas palavras. Esta questão arvorada por você sobre a inveja é bem pertinente.

#Ana Karenina, obrigado pela ajuda.

#Cidda, vai ver a pessoa que reclamou nem leu seu texto.

19 de julho de 2010 às 11:19
Unknown disse... Responder comentário

Olá Márcio

Eu ri muito com o 8º item, agente brinca, mas o caso é sério, o pessoal ainda não se tocou que deve respirar fundo e pensar bem antes de comentar qualquer coisa pra não sair ferindo gente que não tem nada a ver. o ser humano é complicado mesmo. Espero que seu post sirva para alertar os distraídos.

Viu? Esse foi curtinho, estou aprendendo... rs

@anakint

21 de julho de 2010 às 13:58
Miguel Silva disse... Responder comentário

Na verdade a humanidade está cada vez mas indiferentes com o que realmente interessa, parece que tudo está se encaminhando para o lado errado do que realmente é. Até como se comenta em blogs.

27 de julho de 2010 às 14:13
magal disse... Responder comentário

muito bom!!!

30 de julho de 2010 às 10:59
nero disse... Responder comentário

legall

27 de outubro de 2010 às 15:19
Anônimo disse... Responder comentário

não concordo.







Brincadeirinha...rsrs.

2 de agosto de 2011 às 14:29
Unknown disse... Responder comentário

Cool! (monossílabo chick)

[ ],s

hahahaha

19 de dezembro de 2011 às 16:09

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;