O rock’n’roll sempre se notabilizou por ser mais que um gênero musical. É um estilo de vida e um estado de espírito, que combinam rebeldia, ousadia e inconformismo.
E nesse espírito libertário e anárquico, me atrevi a fazer uma lista bem pessoal, escolhendo em cada década, o artista mais expoente do gênero.
Anos 50 – Difícil escolher entre feras do calibre de Chuck Berry (um Tião Macalé engomadinho com um topetão rockabilly, guitarra semi-acústica vermelha e seu “The Duck Walk”), Little Ricard (com os seus falsetes psicóticos que inspiraram ninguém menos que Paul McCartney), Elvis Presley (simplesmente o Rei do Rock) e Jerry Lee Lewis (com as suas marteladas no piano). Porém, escolho Bill Halley and His Comets, pois foram os primeiros a gravarem uma música profana para os conservadores anos 50 (“Rock Around the Clock”, em 1955);
Anos 60 – Já começo a me arrepender em inventar uma lista dessas. É muita responsabilidade! Mas eu não posso pipocar! O que faço com Jimmi Hendrix, Janis Joplin, Stones, The Who, The Doors…?
Mas não há como não optar por eles: os Fab Four, por razões óbvias...
Anos 70 – O rock já é um adolescente a caminho da idade adulta e convivia com Led Zeppelin, Ramones, Pink Floyd, The New York Dolls, Black Sabath. Mas ainda precisava, com urgência, de algo com o furor e ímpeto adolescente: esqueçam os escrotinhos – eis os Sex Pistols!
Anos 80 – A década de 80 nos anos 80 (!), foi duramente criticada por ser pop demais, ainda que existissem o Kiss e o AC/DC. Passados trinta anos, pode ter sido a década do ápice da música pop: Tear For Fears, The Cure, The Police, B’52s, etc. Mas por mais que pareçam saturados para os anos atuais, são os irlandeses do U2 que eu indico.
Anos 90 – Na década que parecia ser o túmulo do rock’n’roll, eis que surgem três carinhas de uma longínqua e gelada cidade do extremo noroeste dos EUA, para dar um novo gás ao rock, que já se encontrava no CTI, respirando com a ajuda de aparelhos: Nirvana.
Anos 2000 – As músicas “gangsta” dominam as paradas mundiais e eis que surge uma “banda” inusitada, formada por apenas uma baterista e um guitarrista, com um som que parecia um Led Zeppelin “punk” e cujas vestimentas e equipamentos apenas combinavam três cores: o preto, o branco e o vermelho: The White Stripes.
Anos 2010 – A década só está iniciando e começando bem: funks proibidões e Fiuk...
Sobre o Autor:
| Harley Coqueiro - um cara da paz, iluminista, torcedor do Galo, evangélico não fundamentalista, pai do Ulisses e do Dante. Já desenhou charges, escreveu poemas e compôs canções gospel. Tem como pecados, gostar em excesso de rock'n'roll, filmes e comida! |
7 comentários :
Prezado Coqueiro, essa sua lista vai gerar polêmica. Não podemos esquecer nos anos 60, por exemplo: The Beatles, The Animals, The Doors, Carlos Santana (também nos anos 70) e Yardbirds (de carreira tão curta quanto influente, que teve entre seus membros ninguém menos que Eric Clapton, Jimmy Page e Jeff Beck). No final dos anos 60 e durante os anos 70, é marcante a presença do PinkFloyd. Também nos anos 70, como esquecer o Queen, o Genesis (do fantástico Phil Collins) e o Yes (do sensacional Jon Anderson), do som pesado e profano do Black Sabath, além dos doidões do AC-DC e do Kiss. Nos anos 80 não arrisco muito, porque o rock passou por transformações tão profundas na década de 70 que, nas posteriores, nem sei dizer se o que ouvimos por aí é mesmo rock and roll.
30 de agosto de 2010 às 10:38Sobre o Black Sabath, que você citou no seu post: uma vez gravei uma fita cassete para ouvir no som do carro em que eu revezava uma música deles e outra do Iron Maiden, intercaladas por uma de Tchaikovski (de "O Lago dos Cisnes" e de "O Quebra-Nozes"). Por incrível que pareça, ficou muito legal.
30 de agosto de 2010 às 10:53EDN,
30 de agosto de 2010 às 11:53Como eu frisei no post, é uma lista pessoal com a audácia de escolher um artista por década (logicamente que, pesarosamente, vários nomes nem foram mencionados). E polêmicas e polentas sempre existirão...
Nos Anos 60, talvez você não prestou atenção: eu escolhi os "Fab Four" (apelido dos Beatles).
Nos anos 70, o critério foi mais pela ousadia e revolta contra o sistema do que até pela qualidade e estética musical.
Se você pesquisar sobre o contexto histórico da explosão punk na Inglaterra, verá que ele surgiu como uma antítese ao rock progressivo, que devido à saturação do estilo, estava sendo acusado de tornar o rock muito maçante e virtuoso, o que não condiz com a "filosofia" rock'n'roll... (se é que você me entende!).
Para as décadas de 90 e seguintes, convém ler (não só ouvir) sobre Nirvana e White Stripes (estes fizeram um show no lendário Teatro de Manaus, que ficou para a história!).
Seu post está ótimo e, confesso, "comi mosca" nos Fab Four... Aprendi mais uma. Valeu! Polêmicas e polentas sempre existirão...
30 de agosto de 2010 às 15:17Nirvana realmente marcou muito na epoca era diferente das outras, eu tinha todos os vinis da banda, e lembro até hoje o dia que vi a noticia do suicidio de Kurt.A última banda que voce citou o white Stripes é a última grande banda que surgiu pelo menos para mim no rnr mundial,Jack e meg tem aquele felling do rock empolga a gente. As outras bandas atuais estão todas uma mesmice, tudo muito chato.
30 de agosto de 2010 às 16:59Gosto muito também de Radiohead, toda sua obra é de ótima qualidade;
e se formos discutir, faremos lista intermináveis, cada um tem suas preferencias em cada uma das decadas citadas, nos anos 70/80 tinhamos Judas Priest, Motorhead, Ramones, que lançaram albuns clássicos, e no fim dos 80 e inicio dos 90 até 93 os Gn'R quer queira aceitar ou não lançou três grandes albúns de Hard Rock Appetite e os USe your Illusion, pena que hoje sejam apenas uma grande piada a banda atual.
30 de agosto de 2010 às 17:05Alice in Chains tbm era muito bom e Pearl Jam e Soundgarden...
ah listas e listas... infinitas elas são...
abraço a todos e boa semana
Erlon,
31 de agosto de 2010 às 09:37O Guns foi bem lembrado (apesar da ressalva que você fez), bem como os outros artitas que você mencionou.
A título de citação, caberiam outros artistas como Velvet Underground, Joy Division, Echo and The Bunnymen, Green Day, Red Hot Chilli Peppers e Jet.
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks