Desde os primórdios da blogosfera parece ser pré-requisito para um blogueiro de sucesso, possuir alguns quilos a mais. De onde surgiu essa teoria? Não faço a mínima ideia. Como dizem no interior de minas, estou vendendo pelo mesmo preço que comprei.
A saga de um blogueiro inclui, entre vários outros “atributos”, a apetite voraz e o descaso com a balança. Não é por menos que nos EUA tal brincadeira já virou inspiração para criação de uma espécie de fórum virtual.
Deu no The New York Times: Blogueiros americanos celebram a gordura:
Blogs escritos por pessoas gordas - e usar o termo é completamente aceitável, segundo eles - se multiplicaram nos últimos meses, criando uma espécie de fórum virtual conhecido como "gordosfera", no qual os blogueiros que lutam pela aceitação da obesidade contrariam praticamente tudo que o conhecimento médico tradicional tem a dizer sobre o assunto.Inteligentes, divertidos e irreverentes, blogs que usam títulos como "Big Fat Deal", "FatChicksRule" e "Fatgrrrl!" ("agora com 50% mais gordura!) contrariam o sentimento de oposição à obesidade. Os autores celebram suas figuras roliças e conclamam os leitores a aceitar os próprios corpos, deixar a dieta de lado e tocar a vida. (http://tecnologia.terra.com.br)
Brincadeiras à parte, fico intrigado como pessoas disseminam coisas na internet e muitos acabam acreditando e crendo tratar-se de uma verdade absoluta. Não é à toa que via de regra surgem casos de roubos de senhas e dados na internet através de worms, trojans, spywares e similares, com notícias falsas de todas as espécies, que seriam facilmente identificadas com uma pesquisa simples no Google.
Todos os dias, na blogosfera, são criados estereótipos para os mais variados assuntos. No tocante à obesidade blogueira, os mais rotulados são os probloggers, que são as vítimas mais constantes dessa teoria conspiratória.
Talvez a associação constante da obesidade com os blogueiros/probloggers, seja uma forma pejorativa e invejosa de menosprezar o sucesso de pessoas que conseguiram atingir o status que muitos tentaram e não conseguiram.
Por fim, o fato do blogueiro ser obeso/magro, branco/amarelo, alto/baixo, não é garantia alguma conteúdo de qualidade, muito mais importante do que qualquer atributo físico de algum blogueiro, é a excelência de seus artigos.
![]() |
José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].
|


4 comentários :
Pode ser que muitos bloqueiros ou qualquer pessoa que dedique muitas horas ao pc se descuidem da alimentação saudável, porém eu não conhecia esse termo "gordosfera" e esse conclame às pessoas para que aceitem serem gordas.
15 de outubro de 2010 às 13:18Certo ou não, o importante é que se sintam bem e que sejam felizes.
Se fosse para seguir essa premissa Mirian Bottan, Girl Acid e várias outras mulheres magras e bonitas não poderiam ser blogueiras. Me inclua nisso, pelo menos como magra rs.
15 de outubro de 2010 às 15:16Mas acho que isso se deve a associação entre as pessoas sedentárias e descuidades ao bom uso do computador e a serem nerds. Tanto que os nerds atuais, arrumandos e bonitinhos passaram a ser chamados de geeks...
Eu sou um exmeplo que deve piorar bastante hahaha
16 de outubro de 2010 às 10:2597 kg =D
#Cidda, ser feliz, isso resume tudo.
20 de outubro de 2010 às 09:40#Bia Almeida, sua teoria tem fundamento.
#Hugo Meira, você está no caminho certo, rsrsrs.
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks