Quando li minha timeline no twitter esta manhã, me surpreendi com um tweet que dizia mais ou menos o seguinte: “Estou seguindo você porque porque você é legal, mas também por que tem x seguidores”, fiquei a pensar: Será que o cidadão está seguindo apenas pelo fato de que tem muita gente seguindo? Muito provavelmente sim, a constatação se verifica em outras situações comuns na blogosfera e no Twitter, tais como:
Assinantes de feed tendem a seguir mais blogs que tem mais assinantes de feeds
Possível justificativa: Se várias pessoas assinam o feed do blog é porque o blog é bom.
Blogueiros citam blogueiros mais conhecidos e famosos
Possível justificativa: Se são famosos e conhecidos certamente suas ideias serão sempre endossadas por outros.
Seguidores seguem quem tem muitos seguidores
Possível justificativa: Se muitos seguem aquele perfil quer dizer que aquele perfil é interessante por chamar atenção de tanta gente.
E estas teorias vão se firmando cada dia mais no meio virtual e real também, essa coisa do número causa mesmo um efeito psicológico em todos nós, você naturalmente passa a ficar mais atento a pessoas com números altos, chega a impressionar, mas eu procuro tentar entender a razão dos números altos, se eles realmente são altos por causa da teoria do “quanto mais, melhor” ou se realmente aquele chamariz de gente é algo interessante que aquela pessoa possui que deve ter chamado atenção de tanta gente, acredito que no início pode ser um grande mérito da pessoa , mas depois de muitos é possível considerar o efeito psicológico que os números altos causam.
Agora se esta teoria é justa acho que não, mas faz parte de nossa natureza humana acompanhar ideias e pessoas da maioria, a minoria virou sinônimo de fraqueza ou coisa ruim, a maioria das pessoas procuram por coisas que alguém tenha ouvido falar, que alguém endosse, recomende ou aprove, no meio virtual pode ser que esteja acontecendo a mesma coisa.
Os especialistas em blogs e SEO dizem que para que seu pagerank aumente é necessário que o blog seja citado por blogs de pagerank alto, mas se esta teoria do “quanto maior, melhor” for aplicada por muitos dificilmente você conseguirá este retorno dos grandes blogs e seu pagerank pode não aumentar assim com tanta facilidade, dizem que é necessário ter conteúdo relevante e interessante, mas note que só isso não é o suficiente, é importante que muitas pessoas, principalmente os que tem pagerank alto, realmente acreditem que o conteúdo é realmente útil e relevante ao ponto de citar, o desafio está então nesse convencimento, como convencer as pessoas de que seu blog é realmente bom pra merecer crédito e reconhecimento na blogosfera?
E porque se preocupar com pagerank? Por que alguns se preocupam com números e posicionamentos na blogosfera, o mundo aqui também é competitivo, muita gente quer estar nas primeiras posições e os leitores também são influenciados por estas medidas. Muita gente ainda segue os que estão nas primeiras colocações.
O complicado de crescer na blogosfera é que você precisa acreditar que é bom a ponto de fazer seu trabalho sem deixar que estas questões te afetem, não criar grandes expectativas pra não gerar frustrações e seguir trilhando o caminho que acredita ser o certo, mas é difícil mostrar um trabalho no meio de tantas boas opções e se destacar nesse meio é mais difícil ainda.
Por isso, acredito que se nós considerarmos mais a qualidade de um trabalho e não apenas os números que ele atinge possivelmente conseguiremos encontrar mais trabalhos bons, citar, recomendar e fazer crescer blogs que são tão bons quanto aqueles de números bem expressivos. Certamente que devemos observar essa questão da audiência de um blog, mas ela não deve se sobrepor a qualidade de um blog.
Eu defendo a qualidade em primeiro lugar pra seguir alguém ou acompanhar um blog e você? qual o seu critério?
Você não acha que esta teoria do “quanto maior, melhor” não prejudica de certo modo a blogosfera? Impedindo que outros bons trabalhos apareçam? Dê sua opinião.
| Ana Karenina - Autora do blog Escritos Ideológicos. Uma baiana, natural de Salvador, adora ler, blogar, tuitar e interagir na internet. Tem como única pretensão na blogosfera: ser feliz escrevendo sobre o que gosta. |
4 comentários :
Não concordo com o raciocínio de seguir ou ler quem tem mais seguidores ou assinantes. Mas é uma reflexão importante e acredito que muita gente faz isto, talvez por que simplesmente não sabe avaliar o que é bom ou ruim.
13 de outubro de 2010 às 16:39Mas o seu blog é muito legal!
Sucesso!
Essa tendência natural em seguir a grande multidão nunca foi um indicador perfeito de qualidade. Em uma simples navegação pela web, tenho descoberto uma variedade de autênticas fontes de conteúdo de qualidade. É necessário explorá-las para então classificar e aprovar pessoalmente, e não apenas seguir a grande corrente #mariavaicomasoutras.
14 de outubro de 2010 às 18:09Oi, Ana
14 de outubro de 2010 às 21:42Respondendo às questões da maneira mais simples possível. Sigo, visito, leio e comento em blogs onde há qualidade, tanto no texto quanto no visual. Gosto de ver a opinião das pessoas ali, seja o nicho que for. Então, o número de seguidores não influencia minhas escolhas.
O mesmo acontece no twitter. Já segui pessoas com muitos seguidores por serem indicadas por quem admiro e deixei de seguir porque não acrescentavam nada ao meu dia a dia. Sigo as pessoas que interagem e que falam de coisas das quais eu também gosto. Também não interessa se a pessoa tem 50 ou 5.000 seguidores.
Gostei muito do seu texto e é algo que as pessoas deveriam repensar.
Abraços
ADRIANO CARVALHO Olá, essa falta de critério para avaliar o que pode ser bom ou ruim realmente pode ser um dos motivos das pessoas levarem o número em alta consideração, ainda não tinha pensado assim, mas pode ter sentido.
15 de outubro de 2010 às 22:03FLAVIO LAIA Olá, embora a quantidade não seja indicador de qualidade, muita gente ainda acha isso mais importante e isso acaba impedindo de conhecer bons conteúdos, que bom que nem todos seuem essa corrente de maria vai com as outras que você citou.
MAX MARTINS Olá, Seus critérios são ótimos, pelos menos eles condizem com seus valores e com aquilo que você acredita, também já vivi a experiência de seguir perfis famosos pelo grande numero de seguidores e blogs que tinham números altos e nem todos me agradaram, gosto é uma coisa bem subjetiva mesmo.
Obrigada a todos pela participação.
Um Abraço :)
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks