Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

O unfollow e as carências afetivas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

 

E de repente aquela pessoa que você tinha grande apreço no twitter, simplesmente deixa de segui-lo, desaparece sem deixar vestígios, não deixando sequer um bilhetinho explicando o  motivo do adeus. Pode parecer exagero, mas, para muitos, receber um unfollow no twitter é uma ofensa tão ou mais grave do que um xingamento.

 

momwntounfollow Imagem: Blog dos Malvados

 

Alguns costumam transferir para as redes sociais sentimentos passionais que antes só existiam no convívio OFF. Depositam em um avatar, a esperança de um relacionamento duradouro e repleto de alegrias, num elo, que imaginam, jamais será quebrado.

 

Esta mistura de ficção e realidade, permeia muitos relacionamentos por aí e não é novidade presenciar faniquitos de pessoas no twitter que foram vítimas do temido unfollow, questionando aos quatro cantos, o porquê disso ter acontecido, já que, aparentemente se davam bem.

 

É preciso ser mais racional e saber que uma rede social é apenas um meio de comunicação e interação, ninguém está ali em busca de relacionamentos virtuais, muito embora isso esporadicamente possa acontecer. Grande parte do público que usa as redes sociais, mormente o twitter, estão motivados por interesses que em muito se difere ao de um relacionamento conjugal.

 

A maior parte dos unfollows se dá pela ausência do maldito follow-back. As pessoas olham aquele update alheio e pensam: “por que esse FDP não me segue de volta? Sou chato?” Após constatarem esse falta de interesse recíproco, apertam o botão de unfollow e vão chorar em posição fetal debaixo do chuveiro. [paradoxo.me]

 

Seguir ou não no twitter é uma coisa totalmente pessoal, o fato de você deixar de seguir alguém não significa que aquela pessoa fez algo grave que abalou as estruturas do relacionamento. Pode ser apenas uma escolha pessoal, baseada no interesse momentâneo ou até mesmo porque de repente aquela pessoa não anda acrescentando nada à sua timeline.

 

Twitter cada um tem o seu, cada qual deve saber e  ter liberdade de escolher o seu caminho sem interferências, lamentações e interpelações dos atos.

 

É fato que pinta uma curiosidade mórbida quanto somos vítimas do unfollow, passa mil coisas pela nossa cabeça: O que eu fiz de errado? Será que estou sendo inconveniente? Estarei falando demais?

 

Ficar instigado com o motivo do unfollow é uma coisa até certo ponto natural, o que não é natural é usar o twitter para reclamar publicamente de ter recebido e praguejar até a sétima geração da pessoa que te vitimou.

 

“Mágoa por levar unfollow é o cúmulo da carência emo-cibernética ! O Twitter é a nova TV, quem não gosta muda de canal, e não tem nada pessoal ou ofensivo nisso…”

 

É preciso ter consciência de que a pessoa que te deu follow, o fez por alguma razão, seja por gostar dos seus tweets, seja por indicação de alguém, seja por curiosidade, ou qualquer outro motivo. Como ninguém pede explicação da motivação do follow, penso que também não há motivos para pedir explicações do unfollow.

 

Procure entender e respeitar os motivos da outra pessoa, pois de vítima você pode passar a algoz e provavelmente não gostará de ser interpelado publicamente sobre os motivos de sua decisão.

 

Por fim deixo uma frase sobre relacionamentos para reflexão: “Não abra mão da sua personalidade para agradar alguém, isto pode lhe render o sucesso de início mas fará grande diferença caso você queira manter um relacionamento duradouro.”

 

Recomendo a leitura:

# As 10 principais razões das pessoas darem unfollow no Twitter – Webdialogos

# Entenda porque dar unfollow é como terminar um namoro - Byte Que Eu Gosto

# Unfollow: mágoa de caboclo ou necessidade? – Sempickles

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

12 comentários :

Anselmo disse... Responder comentário

Sensacional texto, e abaixo o MIMIMI.
Siga quem vc quiser e deixe que os outros façam o mesmo oras ;D

17 de novembro de 2010 às 12:42
Caipira Zé Do Mér disse... Responder comentário

Como era aquela frase?

"Unfollow é como 'fiofó' dá quem quer mas avisar pega mal" ?!

17 de novembro de 2010 às 12:59
Hikaru disse... Responder comentário

Falou tudo, amigo. Relacionamentos pelo Twitter? Na vida real já é difícil...

18 de novembro de 2010 às 11:31
Geraldo Voltz Laps disse... Responder comentário

Gostei do teu artigo, tem tudo a ver com meu comportamento, sigo quem quero e quem gosto, já parei de seguir pessoas e depois voltei a seguir. Acho que tudo é questão de interesses, como tu mesmo disse neste teu artigo.

Eu sigo as pessoas e se suas indicações são legais eu sigo, senão fico na minha. Não curto mimimi e muito menos espero follow back, se eu sigo é vontade minha, se eles me seguem é vontade deles.

Abraço

18 de novembro de 2010 às 11:40
Bianca Briones disse... Responder comentário

Eu normalmente sei quando alguém me dará unfollow porque não vou seguir de volta. Acho que quase todo dia aparece um assim.
Outras pessoas não se decidem e um pouco depois de dar unfollow, voltam a seguir de novo. Fico me perguntando se elas querem chamar a minha atenção ou algo assim.Hoje mesmo aconteceu e acabei rindo.
Também já tomei unfollow de pessoas que considero muito e nem por isso deixei de falar com elas ou procurei um travesseiro para chorar. rs

18 de novembro de 2010 às 12:49
Anônimo disse... Responder comentário

Hi, José Márcio...


Mal (e bota mal, nisso!) parafraseando o nosso poeta Drummond, verdadeiramente, o unfollow é apenas uma ação, de cunho pessoal, nas 'paredes' do Twitter. Mas, para alguns, como dói, né? #Mimimi

Ótimo texto, para reflexão de todos. And no more comments...

[]'s @inaciorolim

18 de novembro de 2010 às 12:49
José Márcio disse... Responder comentário

#Anselmo, obrigado! Isso mesmo, cada um na sua e vamos que vamos.

#Caipira Zé do Mer, cada um que cuide do seu né?

#Hikaru, pois é, cara a cara já é complicado imagina virtual?

#Geraldo, certíssimo, gostei muito das suas palavras, pode parecer irracional mas muita gente sente-se ofendida realmente com a falta do followback.

#Bianca Briones, acontece com todo mundo, levar unfollow de uma pessoa que você tenha muito apreço, a questão é saber lidar com isso, o que muitos não conseguem.

#Uhugalera, que bom vê-lo por aqui novamente Inácio! Bela adaptação do poeta Itabirano.

18 de novembro de 2010 às 13:33
Erlon disse... Responder comentário

Mais uma vez os invicioneiros nos deleitam com um ótimo post
Eu mesmo ja segui e deixei de seguir varias pessoas pelos mais diversos motivos e acredito que enquanto utilizar o twitter assim farei. E também receberei e perderei seguidores ao longo do caminho. É engraçado como algumas pessoas piram com essas coisas. É muita carência mesmo,vontade de serem notados.

20 de novembro de 2010 às 14:34
Erlon disse... Responder comentário

É muito mimimi, a net está cheia de emos chorões, carentes de atenção ,replies e retweets.

20 de novembro de 2010 às 14:37
J.L.Tejo disse... Responder comentário

E há ainda aquele tipo esquisito (eu acho esquisito, no mínimo imaturo) que segue alguém e, quando esse alguém passa a segui-lo também, dá o unfollow.

Quer ser importante, de forma artificial: ter mais seguidores do que seguir.

É esquisito, pois é preciso ser muito "prego" para tirar disso algum status, alguma satisfação pessoal.

9 de janeiro de 2011 às 23:36
Josy disse... Responder comentário

Só passando para desejar um ótimo fim de semana! :D

30 de abril de 2011 às 00:22
MamaNunes disse... Responder comentário

Boa!!! Ai ai.... Maravilhaaaa! Eu me divirto com essa criançada. Sabe que nunnnnnnca sei quem me segue ou deixa de seguir?Vez em quando sinto falta de um fb, mas nunca dei bola pra esse negócio. Eu tive foi muita sorte de conhecer e desenvolver relacionamentos "reais" preciosísssimos através do Twitter. E vambóra!!!
Beijooo querido! <3

20 de setembro de 2011 às 13:34

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;