Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Imagens, o símbolo da dominação blogueira

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sabe-se que pouquíssimos blogs de opinião conseguem alçar voos mais altos na blogosfera. O público atual dá muito mais valor às imagens do que aos textos. Não entende? Eu explico: é mais fácil “ler” uma figura do que “queimar a mufa” interpretando as palavras.

 

Citei os blogs de opinião porque geralmente eles possuem mais textos do que imagens, mas a mesma opinião serve também para o metabloggers. Tenho certeza de que se eles não ilustrarem as dicas com imagens, grande parte, ou a maioria, não conseguirá entender o intento do autor.

 

O uso de imagens é para ilustrar um texto, torna-o, sem sombra de dúvidas, muito mais entendível e menos carregado. É um recurso altamente benéfico que, se usado de maneira a não cansar o leitor e como forma de atrair sua atenção, rende ótimos frutos.

 

A maior parte das imagens que circulam no mundo hoje são fruto de um impulso econômico, para criar produtos de consumo e mercados de consumo, não para celebrar o espírito humano, ou para aprendermos mais ou sermos melhores. É pura e simplesmente para fazer mais dinheiro. [Alberto Manguel]

 

Porém, entendo que o uso de imagens deve ser um complemento, nunca o principal de um texto. É muito comum encontrarmos posts em blogs cujo conteúdo principal e único é a imagem. Grande parte preocupa-se muito com a ilustração e se esquece do texto. Coloca-se uma imagem enorme na página e quando tem algum texto, esse fica restrito a algumas poucas linhas, porém, a correção gramatical e estrutura textual, beira ao ridículo.

 

Capitaneados pelos jargão “uma imagem vale mais do que mil palavras”, muitos transformam a arte de blogar, numa sequência cansativa e repetitiva de imagens de gosto duvidoso, mas que, não podemos negar, costumam atrair mais a atenção do que um texto. Exemplos estão por aí e são bem tangíveis, mas prefiro não enumerá-los.

 

"As imagens que permitem leituras profundas, como a literatura que permite uma leitura profunda a muitos níveis, servem para comunicarmos uma experiência de mundo. Nós aprendemos lendo sobre a experiência das gerações anteriores e de nossa própria geração. A partir dessa aprendizagem podemos enfrentar as imagens de Coca-cola, Gucci, do que quer que seja, e interrogá-las para destituí-las de seu poder." [Alberto Manguel]

 

Entendo que pode ser cool essa prática de blogs somente com ilustrações, mas esse escriba que vos fala prefere continuar sendo retrógrado e insistindo na escrevinhação. E pelo visto não sou único: “traduzir imagens em palavras é ainda fundamental para uma leitura de um mundo inundado por imagens, muitas vezes vazias, como as palavras pouco significativas também podem ser.” [Singular Mulher]

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

13 comentários :

Anselmo disse... Responder comentário

Boa!

8 de dezembro de 2010 às 11:02
Anônimo disse... Responder comentário

Hi, José Márcio...

Mais uma vez tenho que concordar contigo! Mas o pior, mesmo, é que alguns desses ditos blogs de imagens, por vezes, chegam a ter um número muito expressivo de visitas, o que finda por retroalimenta-los!

E de quem é a culpa? Do blogueiro que explora esse nicho de mercado ou o mercado que dá vida a esse blogueiro?

Sinceramente não sei... Mas essa questão poderá, perfeitamente, alimentar sua verve, para um novo post, não?

Tão bom quanto este, off course!

[]'s @inaciorolim

8 de dezembro de 2010 às 14:07
The Boss disse... Responder comentário

ironicamente, não foi usado imagens neste texto.

Concordo com muita coisa que foi dita, mas não usar imagens por valorizar outros tipos de leitores, raros, é claro...

8 de dezembro de 2010 às 14:11
José Márcio disse... Responder comentário

#Anselmo, obrigado pela visita!

#Inácio, decerto esse assunto renderá outro post, valeu!

#Hugo Meira, como eu disse no post, não sou contra o uso de imagens para ilustrar os artigos, o problema é quando a imagem é o artigo.

8 de dezembro de 2010 às 14:24
Marco Damaceno disse... Responder comentário

Por mais que uma imagem explique o que quero, eu nunca vou deixar de escrever alguma coisa.

Além das imagens tem também os blogs que só postam vídeos. Isso que eu não entendo mesmo.

8 de dezembro de 2010 às 15:14
Andhi Lee disse... Responder comentário

Imagem é complemento. Ponto.

9 de dezembro de 2010 às 14:47
Anônimo disse... Responder comentário

Imagens fazem parte da postagem, mas serem as únicas coisas da postagem realmente não dá.

9 de dezembro de 2010 às 19:29
The EDN disse... Responder comentário

Concordo com o Richard. É preciso haver conteúdo verbal no blog.

10 de dezembro de 2010 às 21:59
Francisco Valdir disse... Responder comentário

Olá, José Márcio!
Assim como as necessárias informações numéricas dão compreensão a um texto, também, uma equilibrada presença gráfica nele, facilitará a sua memorização!
[1]!!!!!

11 de dezembro de 2010 às 00:33
Douglas Costa disse... Responder comentário

Complicado! No meu caso as imagens é o fundamental, mas como você mesmo citou à artigos em que a imagem é o carro chefe

13 de dezembro de 2010 às 15:19
Flavio Laia disse... Responder comentário

À estes poluidores visuais sem conteúdo textual, resta-lhes apenas o título de fotolog e não de blog. É isso!

15 de dezembro de 2010 às 16:27
José Márcio disse... Responder comentário

#Marco Damaceno, como eu disse, as imagens como complemento é aceitável.

#Hikaru, fechou.

#Richard, não dá mesmo e olha que a achamos por aí muitas imagens posts.

#The EDN, perfeito.

#Francisco Valdir, tb uso imagens para complementar a ideia contida no texto.

#Douglas Costa, é tem muitos por aí.

#Flavio Laia, muito bem colocado.

16 de dezembro de 2010 às 13:20
J.L.Tejo disse... Responder comentário

De fato, produzir conteúdo é mais difícil de criar (e de consumir) que uma imagem. A questão é se se deve estimular essa "preguiça" cultural.

10 de janeiro de 2011 às 23:39

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;