Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Vai mudar, tá mudando, já mudou

segunda-feira, 21 de março de 2011

 

Tudo quanto vive, vive porque muda; muda porque passa; e, porque passa, morre. Tudo quanto vive perpetuamente se torna outra coisa, constantemente se nega, se furta à vida. (Fernando Pessoa)

 

Imagem01 Mar. 21

Foto: Yuri Edmundo

 

Sabem aquele história de nicho de blogs? Pois é, nunca fui muito afeito a isso, dizem por aí, os entendidos em monetização, que parte do segredo de sucesso de um blog está justamente na sua linha de raciocínio, ou seja, o blogueiro precisa conhecer o quê e para quem está escrevendo.

 

Houve um tempo em que me interessei muito pela monetização do blog, quase fiquei paranóico estudando sobre SEO e demais ferramentas. Mas informo a todos que fracassei miseravelmente.

 

Minha vida blogueira começou efetivamente com o blog Tutor Unopar, que hoje não existe mais. Quando decidi que queria criar um blog, não tinha a menor noção de qual nicho enfiar aquela “belezura”, intimamente estava decidido, queria ser blogueiro.

 

Decidi que falaria sobre uma das minhas ocupações profissionais, por isso o nome veio depois do blog criado, sabia o que teria, sabia o quê, mas não sabia como fazer, devo à Juliana Sardinha, do Dicas Blogger, o pouco do que aprendi sobre configuração de blogs.

 

O tempo passou, o Tutor Unopar hoje repousa nos braços de Morfeu e meu intento foi sepultado junto com ele.

 

Foi aí que surgiu o Os Invicioneiros, que custou muitos dias de pesquisas, minha e do companheiro Harley Coqueiro, que já era companheiro no Tutor Unopar. Após alguns dias convidamos o professor The EDN, para fazer parte do nosso casting, por algum tempo também, a jovem Ana Karenina abrilhantou esse espaço.

 

Meus companheiros aqui desse espaço podem confirmar que nunca disse a eles qual era o direcionamento do blog, muito embora eu tenha percebido que eu tinha uma certa queda para os assuntos relacionados à blogosfera e as redes sociais.

 

A vantagem de se ter um blog de assuntos itinerantes é essa, você não fica preso às amarras do nicho e tem total liberdade de divagar sobre os mais diversos assuntos. Por isso está decidido que não falarei mais sobre blogosfera e redes sociais. Peço aos nobres leitores desse espaço, que já se acostumaram com minhas opiniões sobre esses temas, minhas sinceras desculpas, mas esses assuntos não me apetecem mais, pela blogosfera vocês encontrarão pessoas muito mais capacitadas do que eu que abordam esses temas.

 

Devo a revista Seleções, e a minha digníssima esposa, a inspiração dos assuntos que a partir de agora permearão meus posts. Posts esses que vocês terão acesso ainda em meados dessa semana, já tenho alguns assuntos em mente.

 

Nada contra os assuntos sobre a blogosfera ou redes sociais, muito menos contra quem bloga por dinheiro, pelo contrário, méritos para os que encontraram como ser remunerados nesse tarefa, têm mais é que se esbaldar, mas, para mim,  pelos menos por enquanto, blogs são apenas mais uma forma de entretenimento.

 

Assim sendo, achei por bem, informar à todos os frequentadores desse espaço, sobre essa pequena, mas significativa mudança. Espero, sinceramente que muitos de vocês me acompanhem nos assuntos que a partir de agora passarão a nortear meus posts.

 

Informo ainda que os Colaboradores Harley Coqueiro e The EDN continuarão a ter a liberdade que sempre tiveram, para escreverem sobre o que bem entenderem.

 

Sobre o tema: Vamos mudar de assunto?

 

Sobre o Autor:
José Márcio

José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa].

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

9 comentários :

Josy disse... Responder comentário

Sinceramente? Gostei!! Acho que você tem muito a contribuir falando o que acha sobre diversos assuntos.Confesso que detesto posts sobre a blogosfera, talvez por já ter lido demais sobre isso.Leio todos que publicam, mas não me interesso e por isso pouco comento. Publiquei esses dias um post sobre adsense.Não tive nenhum comentário.Conclusão a que cheguei? Ninguém quer ouvir mais falar sobre isso. E pra que eu vou falar? Deletei o post.Vou, como você disse, me esbaldar (piada interna nossa rsrs)Aguardo os novos posts e apoio totalmente sua decisão. Beijo!!

21 de março de 2011 às 11:11
Professor Rogério Souza disse... Responder comentário
Este comentário foi removido pelo autor.
Professor Rogério Souza disse... Responder comentário

Reformulando minha primeira fala, não ter nicho possibilita falar das diversas coisas que acontecem e é muito mais tranquilo. Toda vez que você aborda um tema que envolve muita gente, ainda que seja imparcial, está sujeito a julgamentos. É estranho, mas ainda há quem ache que no SEU blog não se pode falar sobre assuntos que interessam a VOCÊ. Sobre o que disse, ninguém tem o direito de interferir nos assuntos que escolhemos. Seja nutrição, seja monetização, seja a publicação de imagens apenas, quem decide o que deve ou não estar no blog é o AUTOR deste.

21 de março de 2011 às 11:50
Unknown disse... Responder comentário

Olá José Márcio

Primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade que me foi dada aqui no seu blog e fico muito feliz por ter contribuido e mais ainda que você tenha gostado, pois quando escrevemos para nossos blogs não nos preocupamos tanto, mas para outros blogs ficamos com medo de fazer muito feio e abalar a imagem do blog. Acho que nós tivemos um saldo positivo dessa experiência apesar dos meus tropeços.

Com relação a sua decisão eu respeito afinal você deve priorizar escrever sobre os assuntos que gosta e acha que tem alguma opinião pra dar e não escrever simplesmente pra ganhar dinheiro como muita gente faz, mesmo sem gostar nem ter nenhuma opinião relevante.

Sempre gostei dos seus artigos sobre blogosfera e redes sociais, você tem opiniões bem fundamentadas e isso ajuda bastante a nós leitores a ver a mesma coisa sob outro ponto de vista.

Acho que só seremos felizes com nossos blogs se nos sentirmos livres para falarmos sobre o que quisermos e não por imposição de ninguém, só discordo dessa opinião de que se deve desistir de escrever sobre temas que muitos já escreveram ou quando não se recebe comentários, não acho que isso seja uma métrica boa para avaliarmos o interesse das pessoas, isso seria condicionar sua blogagem a vontade alheia e pelo visto você não é fã disso.

Se você for mais feliz com esta decisão, siga em frente, acho que muitos leitores poderão gostar sim de ver um outro tipo de abordagem sua, isso é uma questão de se dar a oportunidade para obter novas experiências, só evite dizer que não irá mais fazer uma coisa, vai que você não resiste? Ficará preso a uma promessa interna? rs

Um Abraço

@anakint

21 de março de 2011 às 12:04
Laura Freire disse... Responder comentário

Oi, José Márcio!

É sempre bom mudar... para melhor! No seu caso, tenho boas expectativas quanto ao que vem por aí. Você escreve bem e isto, pra mim, já é sinal de competência. Não posso esperar pouco de você.

Ainda mais sucesso para "Os Invicioneiros"!

Abraço! :)

21 de março de 2011 às 14:00
Anônimo disse... Responder comentário

Eu sempre digo que nicho específico e casamento é tudo a mesma coisa, uma prisão! E eu até já escrevi que se for para eu escolher um nicho para blogar, prefiro largar tudo.
Parabéns, Márcio, isso é liberdade. O blog é seu e você escreve o que você quiser. Eu também faço o mesmo!
E que as mudanças sejam para melhor!!!

21 de março de 2011 às 14:28
José Márcio disse... Responder comentário

#Jô Angel, Acho que é muito radicalismo afirmar "que ninguém quer mais ouvir falar sobre isso". Alguém ainda se interessa, já muitos blogs novos são criados todos os dias, mas que o assunto tá deverás massante, isso tá.

#Bauru, é verdade, infelizmente não temos liberdade sobre nosso próprio contéudo, visto que os cagadores de regras vivem cerceando nosso direito. O Respeito passa longe da blogosfera e da twitosfera, cansei disso... Depois, como você mesmo diz, não adianta jogar pérolas aos porcos.

#Ana Karenina, eterna companheira de blogagem. Pois é, o assunto até que é atrativo, para outros, para mim, como já frisei no texto, não apetece mais. Cansei disso! Sobre o nunca mais, de fato é muito tempo, quando me aposentar quem sabe volto a falar sobre isso.

#Júnior Gonçalves, não sei se irá agradar, o única certeza que tenho é que farei o melhor possível. E, acima de qualquer repercussão, estarei fazendo o que gosto.

#Crazyseawolf, marcante a frase: "nicho específico e casamento é tudo a mesma coisa, uma prisão!" Sobre blogs, posso te dizer que não tenho receio nenhum em mudar, quando a situação não está mais me agradando. Sobre as mudanças serem para melhor, não sei, só o tempo dirá.

22 de março de 2011 às 08:58
The EDN disse... Responder comentário

Grande Zé Márcio, foi uma honra ter recebido o convite para postar em Os Invicioneiros. Minhas postagens têm se tornado um pouco raras, mas certamente tenho desculpas, todas relacionadas à vida profissional. Brevemente postarei algo e espero que esteja no nível do que meus amigos Zé e Coqueiro sempre postaram. Quanto ao novo direcionamento dos seus posts, uma certeza tenho: serão, como sempre, brilhantes!...

23 de março de 2011 às 13:37
Richard disse... Responder comentário

Mesmo não vendo o Invicioneiros como um blog especifico, realmente você passou bastante tempo escrevendo sobre a Blogosfera. Enriqueceu-me muito o teu conteúdo.

O que interessa Zé, é que você continue escrevendo bem, não interessa o assunto. Eu às vezes tento por em prática o blog de nicho, depois abandono. Somos assim, seres humanos, com ideias e ações diferentes a cada momento.

Abs, meu caro!

26 de março de 2011 às 19:45

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;