Os que me conhecem desde o tempo do finado Tutor Unopar, hão de se lembrar que escrevi esse post para participar da promoção de aniversário do Dicas Blogger. Tive a grata satisfação de dividir o prêmio de 1º lugar com o amigo @profbauru, em um dos momentos marcantes da minha carreira bloguística.
No momento em que a blogosfera ainda está estupefata com a notícia transmitida pelo amigo mineiro @RicardoFraga, que trata justamente do afastamento da Juliana Sardinha das atividades On Line. Resolvi repostar esse texto como forma de prestar uma singela homenagem a esta pessoa que foi, sem dúvida, a grande mestra e responsável pelo pouco que sei sobre blogs.
Só nos resta torcer por seu pronto restabelecimento às atividades bloguísticas. Pois sua ausência causará um vazio na blogosfera, que dificilmente será preenchido.
“A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança.”
O surgimento da internet transformou o mundo da informação, já que agora não é preciso esperar as notícias do rádio ou da TV para sabermos o que anda acontecendo mundo afora.
Fato é que, o surgimento da internet mudou radicalmente o conceito da informação e por que não dizer, proporcionou também uma mudança de comportamento e reviu conceitos que há tempos faziam parte de nosso dia-a-dia.
Até bem pouco tempo, nos deliciávamos com as cartas enviadas por amigos que moravam em outras localidades, uma espera angustiante que nos torturavam com as expectativas. As meninas da minha época também adoravam um diário pessoal, onde relatavam todo tipo de aventuras e desventuras. Interessante constatar que poderia causar o maior trauma, se algum incauto se apropriasse do tal diário e disseminasse o seu conteúdo para a “galera”. O flagelo seria idêntico ao do filme “Segundas Intenções”.
Pois bem, o e-mail substituiu as cartas e diga-se de passagem, esse fato me causa muita tristeza, já que uma carta manuscrita tinha muito mais charme, e o diário pessoal virou blog, que agora não precisa mais ser ocultado de ninguém, muitos antes pelo contrário, quanto mais visibilidade ele tiver, melhor.
O blog popularizou-se e temos uma infinidade deles, tratando dos mais diversos assuntos e conteúdo para todo o tipo de gosto.
Aquele que se aventura em criar um blog, tem opção em fazê-lo em diversas plataformas, sendo as duas mais conhecidas o Wordpress e o Blogger.
Sobre o Wordpress, devo confessar, sou totalmente analfabeto no assunto, embora essa plataforma seja também popular, nunca me interessei por aprofundar os meus conhecimentos sobre o mesmo. Sublinhe-se que não tenho nenhum preconceito com relação a ele: é apenas uma questão de escolha.
Já a plataforma Blogger/Blogspot, segunda a Wikipédia possui a seguinte história:
Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e freqüentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto era possível com qualquer navegador, e o texto imediatamente aparece no site.
O Blogger foi iniciado pelo Pyra Labs. Em 2003, o site de busca Google comprou a empresa e com isso, o Blogger. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google.
Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail. No mesmo ano, o Google comprou a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.
Após essa breve explanação digo a vocês que é impossível falar do Blogger/Blogspot no Brasil e não citar o Dicas Blogger da Juliana Sardinha, pois a história dos mesmos se confundem. Desde o seu surgimento em 31 de agosto de 2007, com o post “Como Criar Um Blog”, o Dicas Blogger é parada obrigatório para todo blogueiro que se proponha a criar algo com visual atrativo e conteúdo que valha a pena ler.
Digo sempre que o Dicas Blogger é referencial de sucesso e a sua autora, Juliana Sardinha um exemplo de que, fama e humildade, não são antônimos. Falo com conhecimento de causa, e me atrevo a dizer, que tenho “estreitos” laços de amizade com a Ju e fui seduzido por sua simpatia.
A história do Dicas Blogger é um exemplo legítimo de que a despretensão às vezes nos faz enveredar por caminhos que jamais imaginávamos, pois sua criação, um ato meramente ocasional, acabou depois por se transformar num sucesso tão contundente, que talvez nem sua autora imaginava.
Dos muitos ensinamentos que aprendi no Dicas Blogger o que invariavelmente procuro seguir são 3 palavras da autora, que além de refletir sua simplicidade, resume bem o que se fazer para obter sucesso na blogosfera: “Criatividade, autenticidade e dedicação.”
Não podemos nos furtar de agradecer ao Júnior e seu Pentium 100 “cujo HD fazia um barulho inesquecível”, do blog Auto Motors, irmão da Juliana Sardinha, por tê-la inserido de maneira mais efetiva no mundo da informática, pois esse seu ato nos proporcionou o canal de acesso mais instrutivo ao conteúdo da plataforma Blogger.
![]() | José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, especialista em nada e profundo conhecedor de coisa nenhuma. Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. |

2 comentários :
Oi
12 de abril de 2011 às 20:59Ainda acredito que a Juliana Seja capaz de voltar, porque ela já voltou uma vez quando os plágios a tiraram tanto do sério que ela queria acabar com o blog, depois de tantas manifestações na blogosfera, ela acabou voltando.
Acho que todo blogueiro vive um momento assim com vontade de acabar com qualquer vínculo virtual talvez pra ter mais tempo pra repensar a vida, muitas vezes já tive vontade de fazer o mesmo, mas fui levando, empurrando com a barriga na esperança de que as coisas um dia irião melhorar e melhoraram depois pioraram e enfim percebi que a vida é assim mesmo e eu tinha que aprender a lidar com isso, ainda não aprendi, mas estou aceitando melhor que preciso lutar sempre sem desistir.
Vou ficar na torcida para que a Juliana volte e recupere o prazer de estar na internet e se isto não acontecer que ela seja feliz na vida porque valeu muito a pena tê-la conhecido e ter convivido com ela mesmo virtualmente.
Um Abraço
@anakint
O pior de tudo é que eu estou meio por fora do que aconteceu com a Juliana. E ninguém me diz o que realmente aconteceu.
13 de abril de 2011 às 14:05Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks