Após uma breve pesquisa na internet, resolvi postar as 21 logomarcas e símbolos dos quais eu conheço e que entendo serem os mais marcantes em termos de impacto, genialidade e contexto histórico.
Lógico que trata-se de uma seleção marcada pela subjetividade. Ressalto isso, pois têm sempre aqueles que postam comentários/pérolas do tipo “se não consta tal coisa, então essa lista é fu-ra-da!” ou “Noooooassa! Como é que você não relacionou tal coisaaaaa!”.
Claro que o amigo leitor pode indicar outras logos e signos que entenda relevantes. Afinal, existem milhares de logos interessantes por aí, o que serviria para refrescar a minha memória [“Caramba! Como é que eu pude ter esquecido desta logo…!?”] .
Este Top 21 é aleatório, sem ordem de escolhas.
The Rolling Stones logo:
É o símbolo maior do rock’n’roll. Inspirada no bocão de Mick Jagger, esta logo influenciou outro roqueiro: o linguarudo Gene Simmons, do Kiss.
Mercedes Benz logo:
Houve uma evolução interessante até chegar a esta logo, facilmente reconhecida em todo o mundo.
Coca-Cola logo:
Ícone da juventude libertária ocidental e do “american way of life”. Para os extremistas de plantão, é o “símbolo da alienação e da dominação imperialista americana”…
Adidas logo:
Embora tenha passado por inovações, esta logo da “marca mundial das três listras” é mais charmosa que a atual.
Playboy Magazine logo:
Pode se dizer que é o “símbolo mundial da luxúria”...
Comitê Olímpico Mundial logo:
Simples e genial, esta logo exibe o ideal do entrelaçamento de todos os povos através do esporte.
Receita Federal logo:
É a versão atual do “Leão”. Bem bolada, lembra os antigos disquetes de 3,5 HD, que outrora os contadores e contribuintes utilizavam para as declações do IR.
Volkswaggen Logo:
Logomarca inconfundível. Curiosamente, os Mamonas Assassinas a “profanaram”, utilizando-a de cabeça para baixo em seu CD.
Nike logo:
Lembrando um check list, transmite a ideia de movimento de uma raquetada de tênis.
Chemise Lacoste logo:
Este crock todo mundo conhece!
Igreja Batista da Lagoinha (BH) logo:
A princípio, esta logo pode causar estranheza, por apresentar um pássaro estilizado “caindo” de ponta cabeça. Na verdade, trata-se do Espírito Santo, que desceu dos céus em forma de pomba, quando Jesus Cristo foi batizado por João Batista no rio Jordão.
RCA Victor Logo:
Quem não se lembra dos bons e velhos discos de vinil, com este símbolo interessante?
Nestlé logo:
Uma das marcas industriais mais antigas e que, de tão poética, não sofreu inovações.
Fundo Mundial para a Vida Selvagem:
Fechando a série de logos com animais, outra bem impactante.
AC/DC logo:
Quando eu era criança e via este símbolo pichado nos muros, imaginava que significasse algo como “Antes de Cristo/Depois de Cristo”, sendo o raio, o nascimento do Messias... Ledo engano: na verdade significa “Corrente Alternada e Corrente Desalternada”, em alusão aos pedais de distorção do guitarrista Angus Young [Só que a minha dedução infantil de AC/DC era bem mais legal!]. Afora isso, é uma das logos de bandas que mais gosto!
Cedro Cachoeira logo:
Esta não é a logo atual da 1ª indústria têxtil do Brasil, mas a ideia da trama ficou muito bem sacada.
COPASA logo:
Esta logo da companhia estatal mineira de abastecimento de água, dá a sensação de uma caixa com água pura e cristalina.
Renault logo:
Como todas as logos da indústria automobilística, esta também sofreu inovações até se consolidar nesta, pela simplicidade e mensagem direta.
Partido Comunista logo:
O símbolo do Comunismo representa graficamente a sua ideologia partidária: a união dos trabalhadores da cidade e do campo contra os inimigos imperialistas e capitalistas.
Rede Globo logo:
Todo o esplendor de modernidade da “Vênus Platinada”, esta que é a mais poderosa rede de telecomunicações da América Latina.
Nazismo logo:
Cercada de tabus e maldição [algumas vezes, exagerados], a suástica inspirada na grafia da filosofia Rosacruz, é um dos símbolos mais famosos do planeta. Maniqueísmos a parte, não há como negar que algo tão simples e lendário, consiga transmitir pavor e poder até hoje.
Sobre o Autor:
Harley Coqueiro - um cara da paz, iluminista, evangélico não fundamentalista, pai do Ulisses e do Dante. Já desenhou charges, escreveu poemas e compôs canções gospel. Tem como pecados, gostar em excesso de rock'n'roll, filmes e comida! |
12 comentários :
Seleção de ouro, acrescentaria apenas a do Banco do Brasil, que só vim a saber que eram dois (B's) entrelaçados, por causa de uma animação nos terminais do banco.
6 de junho de 2011 às 11:30Se existe algum alfabeto alienigena no mundo, a suastica e uma letra dele. Existem representacoes dela em objetos sumerios, indus, gregos. Obviamente essas nao eram militarista e facista, mas foi deturpada or Adolf Hitler e seus asceclas.
6 de junho de 2011 às 12:16O nome Nike e um corruptela do nome da deusa grega da vitoria NIKÉ, diz a lenda que um dos residentes da Nike sonhou com ela dias antes.
Mas faltou um simbolo, o da Audi. Lembro que a uns dez anos foi uma febre em Sao Paulo, eu a via em carros que não eram da montadora, como fuscas, corceis e carroças
ZMárcio,
6 de junho de 2011 às 12:58A logo do BB também é antológica. Embora distintas na forma, me lembra outra logo famosa: a do Grupo Sílvio Santos.
Zé da Fiel,
A logo da Audi também é muito interessante e passou por inúmeras inovações até chegar à atual.
Acho muito legal também o logo do Google e do Firefox, navegador da Mozilla. Mas sua lista é ótima!
6 de junho de 2011 às 13:50@ a href #c7801547964029328709 >The EDN /a>
6 de junho de 2011 às 13:52Ah! Ia me esquecendo... O logo The EDN criado pelo Harley Coqueiro também é fantástico!...
The EDN,
6 de junho de 2011 às 14:16Caramba! É mesmo!!! Eu tinha esquecido que a logo de seu avatar fui em quem fiz... Então o título do post passará a ser "22 Logomarcas e Símbolos Marcantes"...KkKkK!
A do carrefour é interessante tb, a logo usa o espaço negativo entre dois simbolos pra mostrar um "C", nunca tinha conseguido arranjar um sentido praquilo, pra mim era uma seta pra la e uma pra cá kkkk
10 de junho de 2011 às 04:03"É o símbolo maior do rock’n’roll. Inspirada no bocão de Mick Jagger, esta logo influenciou outro roqueiro: o linguarudo Gene Simmons, do Kiss."
10 de junho de 2011 às 11:53Dá pra ver o grande conhecimento que vc tem do "rock and roll"
Faltou GOOGLE
10 de junho de 2011 às 13:34Concordo em partes. Pois existem logomarcas mais universais e mais conhecidas.Claro q existem algumas universais. Mas, consta neste rol marcas nacionais, regionais e locais. Gostaria q vc fizesse o TOP 100 das logos mais conhecidas e vistas no Planeta Terra.
10 de junho de 2011 às 13:40Anônimo,
10 de junho de 2011 às 14:46Realmente, a concepção da logo do Carrefour é muito interessante, induzindo a direção a ser tomada.
Ely,
Logo clássica, inspirada na boca de Jagger e que muitos atribuem à Andy Warhol, por causa da concepção da capa do álbum Sticky Fingers. Na verdade a logo foi pintada pelo artista plástico John Pesche.
Roberto Justo,
Os logos da Google, ao meu ver, ficam mais interessantes quando há datas comemorativas. Mas não deixa de ser uma marca marcante... KkKkK!
Anônimo 2,
Boa sugestão. O problema é que a pesquisa de um Top100 demandaria um tempo maior que os 15 minutos que utilizei para fazer este post. Mas não deixa também de ser um desafio!
Logo da UPS e fantastico!!!
24 de abril de 2013 às 00:47Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks