Segundo o Houaiss criatividade é a “capacidade que tem o falante de produzir e compreender um número imenso de enunciados, mesmo aqueles que não tinham sido por ele ouvidos ou pronunciados anteriormente [Decorre da competência linguística, que é o conhecimento intuitivo que todo falante possui dos princípios e regras da sua língua.]”
Imagem:wordpress-site
Uma das coisas mais difíceis para um blogueiro e manter o pique dos posts. O compromisso em manter o blog atualizado e com assuntos que despertam o interesse do leitor, exige muita dedicação e compromisso. Numa blogosfera cada vez mais criativa e atuante, quem não assume o blog de corpo e alma, dificilmente conseguirá obter algum êxito.
E esse processo de criação e publicação, muitas vezes deixa o blogueiro extenuado. Tenho o compromisso de levar aos leitores Invicioneiros, uma vez por semana, minhas opiniões e ideias sobre os mais variados assuntos e digo a todos que não é uma tarefa fácil. Gosto de fundamentar minhas opiniões. Pesquiso, leio, às vezes levo três dias para produzir um post.
Aí, diariamente, somos “presenteados” com situações desta natureza: [A blogosfera e a cópia descarada de conteúdo]. Se tem um coisa que irrita todo blogueiro é o famigerado plágio. Ficamos horas e até dias se dedicando a um post, para posteriormente vê-lo tomado, sem o menor pudor, por algum “espertinho”.
O segredo de todo Criativo é que eles copiam o trabalho de outros Criativos. Eles vêem trabalhos que eles gostam, e imitam. Chamam isso de inspiração. [Aaron Russell]
Confesso que ainda não me acostumei com o caradurismo desse povo que rouba conteúdo alheio, publica como se fosse deles e quando são descobertos dizem que é divulgação.
Combater o plágio se transformou numa tarefa ingrata para os blogueiros. Virou um praga e chega a assustar a quantidade de material usurpado que aparece todos os dias na web. Aqui mesmo nesse espaço, certa vez relatei um fato ocorrido com esse escriba que vos fala no post: Por que você não deve criar um blog
Pude notar que os ladrões de conteúdo são despudorados, pra eles tudo que existe na internet é de livre acesso e uso indiscriminado. E não é, quase a totalidade dos blogs, inclusive esse, possui regras para uso do conteúdo, temos regras para Licença e Uso. Alegar que não tinha conhecimento de tais regras é assinar atestado de burrice e incompetência.
Basicamente, todo autor é considerado dono de sua obra, pelo menos dono do conteúdo enquanto criador. É isso que se chama de “propriedade intelectual”. Ninguém pode pegar uma obra, texto, vídeo, música ou qualquer outra coisa e publicar ou distribuir como se fosse de outra pessoa sem autorização do criador daquele conteúdo. O roubo de propriedade intelectual é conhecido como “plágio” e é considerado crime. Leia mais…
Não cabe justificativas evasivas do tipo: “internet é terra de ninguém”, pois, como vimos, grande parte dos conteúdos produzidos possuem dono e regras. E não é porque está disponível para leitura pública, que o conteúdo pode ser usado da forma que bem entender.
Portanto qualquer conteúdo produzido na web é protegido pelos direitos sobre propriedade intelectual. Não custa lembrar que o autor dedicou seu tempo, estudo, conhecimento, saúde (coluna e visão são os mais afetados) e talvez tenha sacrificado o final de semana, para produzir o conteúdo de seu blog. Destarte, pense muito bem antes de sair por aí surripiando obras alheias e publicando como se fossem suas, pois além do vexame público, você poderá ter que arcar com as demandas judiciais. Ah, eu não sabia! É a puta das justificativas.
Sobre o Autor:Sugiro que leiam:
http://www.blogosferalegal.com/
Cópias na Internet: Nem Tudo é Plágio
Direitos autorais na internet e o comportamento da nova geração
![]() | José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor bloguicista.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa]. |
0 comentários :
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks