Desde 2006, a tradicional “Festa Nacional do Quiabo” é realizada em Paraopeba, no interior de Minas, cidade a cerca de 100 Km. de Belo Horizonte.
A festa acontece em todo final do mês de maio e início de junho, coincidindo com o aniversário de emancipação político-administrativa do Município. Pelos dados da EMATER, Paraopeba é o maior produtor nacional de quiabo.
Curiosamente, no interior de Minas, chamar alguém de "quiabo" é o mesmo que dizer que tal pessoa "possui habilidades para se esquivar de problemas” ou é “escorregadio”, “liso” ou “que nunca assume nada do que diz ou faz".
Durante a “Festa Nacional do Quiabo”, existe o prêmio “Quiabo do Ano” (ou “Kiaboo Prize”), honraria conferida pelo blog “Os Invicioneiros”, nos moldes do “Framboesa de Ouro”, à personalidade nacional ou internacional que mais se destaca no ato de “quiabar”...
Neste ano, o “Kiaboo Prize” vai para o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, e pastor evangélico conhecido por ter emitido opiniões polêmicas envolvendo homossexuais e negros.
Apesar de todas as pressões de ativistas de Direitos Humanos, o deputado se nega terminantemente a renunciar à função de presidente da Comissão de Direitos Humanos e chegou, inclusive, a propor: “Eu saio da comissão se os mensaleiros José Genoíno e João Paulo Cunha renunciarem à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania…!”. Tal proposta causou furor na cúpula petista.
Liso e escorregadio, o nobre parlamentar Marco Feliciano receberá em seu gabinete, em Brasília, uma caixa de 40 Kg da hortaliça…
Veja os vencedores dos anos anteriores e os motivos para a premiação, clicando nos nomes ou assistindo aos vídeos:
2006 - Silvinho do PT
2007 - Léo Messi
2008 - Ronaldo Fenômeno
2009 - Vanusa
2010 - Neymar
2011 - Aécio Neves
2012 - Demóstenes Torres
Sobre o Autor:
![]() | Harley Coqueiro - Advogado e Jornalista. Chargista e Cronista da Folha de Paraopeba. Fã de Beatles, de thrillers policiais e da boa comida mineira. |
4 comentários :
Parabenizo o povo paraopebense por seu senso de humor criativo de na "Festa do Quiabo" dar o premio “Quiabo do Ano” ao "ilustre", digo, (babaca) merecedor do mesmo. Nota dez.
22 de maio de 2013 às 13:00Só para complementar meu comentário anterior: "Curiosamente, no interior de Minas, chamar alguém de "quiabo" é o mesmo que dizer que tal pessoa "possui habilidades para se esquivar de problemas” ou é “escorregadio”, “liso” ou “que nunca assume nada do que diz ou faz".
22 de maio de 2013 às 13:12Pessoas assim, eu também os chamo de babacas, e o premio é bem merecido.
Não conhecia essa questão do quiabo relacionada à Minas. Muito legal.
24 de maio de 2013 às 18:29Prêmio merecido ao nosso "querido" representante.
Parabéns.
Prezada Gislene e prezado Julio Furlaneto, obrigado por entenderem o espírito da coisa...
28 de maio de 2013 às 11:13Voltem sempre!
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks