Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

O Mal do Brasil é o Próprio Brasileiro

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Se tem uma coisa que essa olímpiada no Brasil deixou de legado, foi talvez a capacidade do brasileiro de superar as adversidades. Munidos do nosso tradicional “complexo de vira latas”, fizemos todo tipo de piada relacionada à olímpiada. Debochamos da nossa própria capacidade de fazer algo realmente bom e deitamos de falação já prevendo o vexame histórico que o evento seria.

 

complexo-vira-latas-e1431632935648

 

É fato, não somos nem um pouco ufanistas. Aliás, muito pelo contrário, gostamos muito de falar das mazelas da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país, do que exaltar aquilo que é bom.

 

Somos, talvez, o povo mais crítico em relação ao próprio país. A gente sempre gosta de enxergar as coisas pelo lado negativo, como se a desgraça fosse um prazer incontrolável para o brasileiro.

 

Mesmo assim, voltando ao assunto das Olimpíadas, mostramos ao mundo que somos capazes de fazer bem feito quando queremos. A abertura estonteante, combinado com o transcorrer dos jogos, sem muitos contratempos, foram uma resposta a todos aqueles que apostavam que o negócio ia dar zika.

 

Não deu, muito antes pelo contrário, fizemos bonito e fomos elogiados pelo mundo inteiro. Ainda que a promoção de eventos dessa magnitude (Copa do Mundo e Olimpíada) passem longe de nossas prioridades, é inegável que passamos bem por essas provas de fogo, mesmo com o pessimismo patente.

 

Talvez a maior lição a ser aprendida é em relação à nossa capacidade. Mostramos que quando queremos sabemos fazer de um limão uma limonada.  Mostramos que além do carnaval e da violência desmedida que reflete nossa imagem pelo mundo. Somos um povo hospitaleiro, festeiro, e, sobretudo, trabalhador.

 

Mostramos que o país não é exatamente como muitos pintam lá fora. Que temos nossos problemas, é claro, mas que temos muito mais qualidades do que defeitos.

 

Que essa experiência sirva de lição para que nós possamos usar essa mesma sabedoria e inteligência para sermos dignos de aplausos também na educação, na saúde, da segurança pública, numa democracia amadurecida. Afinal, já mostramos que quando queremos nós somos capazes de qualquer coisa. Então não custa sonhar.

 

Está mais do que na hora de abandonarmos o maldito “complexo de vira latas” e passarmos a ser mais patriotas. Se queremos deixar um país melhor para nossos filhos e netos, precisamos começar agora. Que essa capacidade de mudar as circunstâncias e surpreender o mundo seja a ponte que nos levará para um futuro melhor.

 

Antes que eu me esqueça, nunca é demais lembrar que o maior vexame dessa Olimpíada, ao contrário do que se esperava, foi propiciado pelos nadadores da terra do Tio Sam. Que tiveram boa educação porque estudaram em boas escolas. Aqueles mesmos que vivem na maior economia do mundo, num país de primeiro mundo.

 

Isso também serve de lição, para aprendermos que gente idiota tem em todo lugar. Inclusive naqueles lugares onde as pessoas se acham melhores do que todo o mundo.

 

Sobre o Autor:
José Márcio
José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Circule no Google+.
Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

1 comentários :

Francisco Valdir disse... Responder comentário

Olá, meu amigo José Márcio!!!! Parabéns!!!! Ótimo artigo e assino em baixo o que você disse aqui!!!!
O brasileiro é o tipo do náufrago que, mesmo sabendo nadar bem, que tem todas as forças e condição para chegar a uma praia avistada no horizonte, não usa encurtar o tempo de sair de dentro do mar, fica a boiar e esperando que a ação do vento e das correntes o façam tocar na beira da praia!!!! E eu me lembro que o seu xará, comediante já falecido, o José de Vasconcelos, dizia: "o brasileiro é o único povo da Terra que... mesmo sabendo que vai dar uma mancada, estuda a situação, estuda e resolve... dá mesmo!!!!
Muito bom o post, bem escrito, focado em acontecimento recente, fatos novos e ótima reflexão do começo ao fim!!!! Nota mil!!!!
Um abraço!!!!!

26 de agosto de 2016 às 19:02

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;