A febre twitesca parece que veio para ficar e é interessante analisar o comportamento das pessoas nesse microblogging, existem várias motivações para as pessoas ingressarem no erviço, alguns querem interação, outros divulgar seus blogs, outros vários, apenas participar, e ainda tem aqueles que não querem nem passar perto do serviço ou já passaram e decidiram abandoná-lo.
Como eu disse no post a regra no twitter e não ter regra, não existe uma linha específica de assuntos a serem abordados no Twitter, lá cada um precisa encontrar o seu caminho ou o seu nicho.
Interessante constatar que o post supra mencionado me fez refletir sobre importantes aspectos. Alguns criticaram minha postura dizendo que não existe nada que funcione perfeitamente sem regras. Ora bolas! Eu não disse que cada um não possa ter suas preferências, o que eu disse é que não existem regras que possam ser aplicadas de forma generalizada.
Tirando a idéia por trás do marketing (que necessita de muitos seguidores para atingirem suas metas), essa é uma condição normal de todos os seres humanos que gostam de ser o centro da atenção em todos os lugares que estão. [Criarsites]
Já disse inúmeras vezes que o legal do twitter é também as inúmeras possibilidades de uso que ele apresenta. Não há como fazer generalizações, simplesmente porque quem determina qual conteúdo seguir é o próprio usuário.
Então não há porque rotular o serviço sob um ponto de vista universal, como muitos insistem em fazer: […ah, não gosto do Twitter porque está repleto de links que não interessam]; ou então, […não gosto do serviço porque as pessoas o transformaram num chat] e outras frases de efeito não menos recriminatórias que presenciamos todos os dias, seja no próprio Twitter, seja nos blogs.
Sabemos que gosto é algo pessoal, pois, o que é agradável aos olhos de um não é bem visto por outros. Dessa forma é importante para quem pretende ingressar no serviço, possuir algum conhecimento básico que possa facilitar o manuseio. Com pouco tempo, um usuário dedicado e perceptivo já terá suas preferências afloradas. Eu, particularmente, tenho minhas preferências e convicções, além de não abrir mão de alguns aspectos que considero fundamentais, e que, humildemente passo a enumerar na esperança de servir de norte para outros usuários:
# Se você não sabe como funciona o serviço, pesquise antes de entrar, tem gente que até hoje não sabe o que é um RT e como usar;
# Não fique rotulando comportamentos que não o agradam, unfollow e block servem, justamente, para limar os indesejáveis;
# Não queira transferir para o twitter, comportamentos que geralmente você usa em outras redes sociais, já diz o ditado “cada macaco no seu galho”.
# Procure seguir pessoas que você ache que irão lhe agregar algum conteúdo, não queira ser agradável a pessoas que te deram follow, retribuir é louvável desde que esteja convencido que os tweets da outra pessoa valem a pena;
# Não se iluda. Jamais conseguirá acompanhar os tweets de um número expressivo de seguidores. Se seu objetivo for ter milhares deles, tenha consciência de que você irá interagir de verdade, com poucos;
# Nunca, jamais, em tempo algum utilize os famigerados internetês, miguxês ou outro qualquer “ês” existente que não seja o português;
# O último e mais importante, tenha mais zelo pela língua pátria, erros esporádicos são até perdoáveis, mas se policie para não cometer genocídio ao nosso idioma.
Volto a ressaltar que as questões arvoradas acimas não são regras, é apenas o retrato de um ponto de vista de alguém que já frequenta o universo do twitter há algum tempo, portanto, posso cometer a ousadia de indicar alguns pontos que julgo relevantes.
Outro aspecto a se considerar é que é visível e irreversível o crescimento do twitter, os números acima comprovam essa assertiva. Sendo bem utilizado, é uma ferramenta de marketing excelente, para divulgação e interação de blogueiros.
Saiba tirar o máximo proveito dos recursos provenientes do twitter, sem perder de vista no entanto que: “rede social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.”
Eu indico:
# Blog MMN: 09 motivos porque acho que deve ter uma conta no Twitter
# Sérgio Blog:
57 motivos que tornam o Twitter uma ferramenta irrelevante. Pra MIM# Criarsites: A ilusão dos números no Twitter
Sobre o Autor:
José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, mineiro de Paraopeba/MG, canceriano, engraçado, calmo, Cruzeirense. Apaixonado por Música, informática, Twitter, Blogs e Futebol! Saudosista dos anos 80. |
7 comentários :
"Não queira transferir para o twitter, comportamentos que geralmente você usa em outras redes sociais"
18 de março de 2010 às 12:13Se todos seguissem essa regra eu daria muito menos block e unfollow (estou olhando para você, Orkut).
Olá José Márcio
18 de março de 2010 às 19:53Engraçado como é essa coisa de "gosto não se discute", veja que o que você citou que alguém não gosta é justamente o que mais gosto no twitter.
"não gosto do Twitter porque está repleto de links que não interessam]; ou então, […não gosto do serviço porque as pessoas o transformaram num chat]"
Ingressei a pouco tempo no twitter e fiquei encantada com as possibilidades deles, concordo também que não há como ter regras para uma coisa tão diversificada quanto o twitter, isso comprometeria o livre arbitrio e a liberdade de expressão, mas há maneiras de você passar menos apuros e menos vergonha se você ler um pouco antes sobre o tema. No meu caso estou aprendendo na marra, já cometi todo tipo de gafe de iniciante, mas acho que melhorei, mas minha melhora eu devo também ao meus seguidores e seguidos que tem tido paciência comigo, rs
Só discordei de uma fala sua: Nunca, jamais, em tempo algum utilize os famigerados internetês, miguxês ou outro qualquer “ês” existente;
Só pra lembrar que o "portuguÊS" bem escrito é sempre bem vindo e certos deslizes podem ser perdoados, com tanto que não sejam rotina. rs
Acho que não tem como haver um consenso sobre a forma como devemos usar e entendemos ser a forma eficiente de interagir no twitter, isso vai depender dos seus objetivos nele, mas dá pra evitar aborrecimentos e ser chatos com os outros isso acho que dá, rs
Há ainda aqueles que confudem "siga-me no twitter com persiga-me no twitter" rs acho que é o preço da fama de alguns twitteiros, faz parte do show saber lidar com tudo isso também.
Um abraço :)
J.Noronha, primeiramente é um prazer para todos Os Invicioneiros, receber tão ilustre presença neste espaço. Sem dúvida alguma, os Orkuteiros sãos os invasores mais temidos.
19 de março de 2010 às 08:16Ana Karenina, eis vc aqui novamente com seus comentários sempre pertinentes. Você captou bem a essência, aos poucos vamos nos acomodando na nave twitter, de acordo com as preferências. Muito bem lembrado, o portuguÊS não pode entrar nessa lista negra. No caso, estava me referindo a esses tristes linguajares, surgidos na internet, mas por precaução já corriji a frase no texto.
Ótimas as dicas sobre como se comportar no planetinha azul. Sim são dicas e não regras, como você mesmo citou.
19 de março de 2010 às 11:23Vou linkar! :)
Prezado editor-chefe, repito aqui parte de um comentário feito em outro blog: na rede não há verdade que dure muito nem regra que funcione para todos. A palavra-chave talvez seja "coerência".
19 de março de 2010 às 15:44Mas que diabos é isso mesmo?
É isso meu amigo!
20 de março de 2010 às 11:37Tem uma coisa que eu lí na Bíblia que diz:
"Examinem tudo, fiquem com o que é bom" (1 Tessalonicenses 5:21)
Não te parece apropriado?
Um abraço meu querido e bom dia do blogueiro!!!
Vivis, verdade, apenas dicas, afinal cada um deve descobrir seu próprio caminho.Obrigado!
22 de março de 2010 às 08:30Theednpoetopias, gostei muito da frase vou adotar como lema.
Mamanunes, sem dúvida, extremamente apropriada a frase citada por você, resumindo, é preciso ter discernimento não é vero?
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks