Segundo definição da Wikipédia: pop-up é uma janela extra que abre no navegador ao visitar uma página web ou acessar uma hiperligação específica. O pop-up é utilizada pelos criadores do site (sítio) para abrir alguma informação extra ou como meio de propaganda.
Imagem: Gamleys Toys
Pois bem, a motivação do post é justamente falar sobre essas pragas virtuais que abundam nosso cotidiano. Provavelmente grande parte dos que usualmente utilizam a internet já depararam com esse famigerado invento.
Não sei quem teve a brilhante ideia de inventá-las, mas deve ter sido a pior invenção dos últimos tempos no que tange ao marketing on line. Particularmente nunca cliquei em outra parte da janela pop-up que não fosse no X de fechar. É simplesmente desestimulante para qualquer leitor ver aquelas pragas pulando na nossa tela feito pulgas.
Ainda não encontrei nenhum estudo científico que versa sobre a eficácia das tais janelinhas, acho até, que as mesmas não devem gozar de boa reputação junto aos internautas, até conheço alguns que possuem verdadeira ojeriza desse serviço.
“Os anúncios pop-up são provavelmente a única forma de propaganda que resultou na criação de um setor inteiro destinado a mantê-los afastados das telas”, diz David Croson, professor visitante de estratégia digital do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e pesquisador do Centro de eBusiness do MIT. “Acho que os anúncios pop-up produziram uma resposta realmente muito negativa.”
O engraçado é que essas inoportunas aparecem do nada, sem pedir nossa licença, vão surgindo na tela sem qualquer constrangimento, quem nunca praguejou uma janela pop-up que atire a primeira pedra. São como vendedores de cartões de crédito, conseguem a proeza de despertar o ódio e a ira de todos, até mesmo daqueles cidadãos mais pacatos. Também seguem a mesma linha dos vendedores de pamonha e outras bugigangas, que acham que conquistarão nossa simpatia e freguesia, berrando os anúncios em volumes altíssimos na nossa rua.
Hoje, aproximadamente 20% dos internautas utilizam softwares de bloqueio de pop-up que impede os sites de colocar anúncios em novas janelas do navegador, isto de acordo com o instituto Forrester Research.
Deixo um aviso aos anunciantes e usuários: as janelas pop-up são uma praga e fazem mal a paciência do internauta.
Considero que as tais janelas são uma excelente ferramenta para afugentar os visitantes de um site ou blog. Obviamente que aquelas com conteúdo informativo, possuem “alguma” chance de sobrevivência, mas as com anúncios publicitários, não possuem nenhuma eficácia, pelo menos pra mim. E você o que acha? Registre sua opinião nos comentários.
“Os pop-ups são invasivos, mas se originam de um site que lhe interessa. Se o site do The New York Times continuar a me importunar com pop-ups enquanto eu estiver lendo seu conteúdo, posso mudar para o site do Philadelphia Inquirer. Concorrência significa que alguns sites conseguirão uma vantagem competitiva por não usar pop-ups e, assim, a inevitável destruição do recurso será atenuada.” [Dan Hunter]
Para aqueles que pretendem dar cabo desses visitantes indesejados, vale a dica de alguns programas disponíveis que podem executar tal tarefa: anti-pop-up
Sobre o Autor:
![]() | José Márcio - Editor Chefe dos Invicioneiros, leitor voraz e aprendiz de escritor.Tem opinião e assume os riscos Saudosista dos anos 80. E palpiteiro inveterado. Me Siga no Twitter [@jmpsousa]. |
10 comentários :
Olá José Márcio,
22 de abril de 2010 às 14:40Realmente os pop-ups incomodam muito, e infelizmente eles evoluiram para o flash, sendo que esse tipo de anúncio o navegador geralmente não bloqueia com seu anti pop-up padrão.
Apesar de incomodar, se eu gostar do blog eu não o deixo de visitar por causa disso, mas o mouse já vai meio que "automaticamente" para o X :)
Quem sabe num futuro próximo os blogs/sites percebam que esse tipo de anúncio realmente atrapalha mais que ajuda.
Abraços.
Olá José Márcio
22 de abril de 2010 às 14:49adorei este post, ri muito com a frase: "É simplesmente desestimulante para qualquer leitor ver aquelas pragas pulando na nossa tela feito pulgas."
uma das piores estratégias de propaganda é essa, é ruim pra sites, pior ainda para os blogs. os blogueiros que usam argumentam que recebem mais assinantes de feed e seguidores de twitter com esta ferramenta, não sei como funciona essa lógica, mas acho bem chato chegar num blog e dá de cara com um pop up pedindo pra eu seguir no twitter, assinar feed ou inscrever-se por e-mail, sinto que o blogueiro pode estar me achando cega e pode estar pensando: "já que ela não enxerga deixa eu por aqui na cara dela toma!", isso não seria um grande problema para quem tem internet veloz mas para mim que tenho internet lenta é um martírio esperar aquele trocinho colorido carregar para só depois conseguir fechar e acessar o bendito blog. ainda visito blogs que usam pop up por causa do conteúdo, mas se não fosse isso já tinha caído fora a muito tempo.
No caso dos blogs espero que as pessoas se conscientizem de que não é forçando que se consiguirá leitores fiéis, algumas pessoas tem bom senso, bom gosto e dão valor as escolhas que fazem, subestimar a capacidade critica do leitor é a pior coisa que tem.
No caso de sites, não conheço ninguém que comprou algo com esse tipo de anúncio, não vejo como isso pode fazer efeito, mas continuam deve ser por causa daquele argumento "se bem não fizer, mal também não não vai fazer", só que esse mal é tão subjetivo e só quem vê somos nós que nos deparamos a todo momento com "pulgas" na nossa tela.
Não gostaria de precisar usar ferramentas anti-pop up, queria que elas simplesmente sumissem e que as pessoas que usam percebecem como é chato pro leitor ver isso.
é isso, um abraço.
Hi, José Márcio...
22 de abril de 2010 às 14:57A mais pura verdade! Onde assino, em concordância?
[]'s @inaciorolim
José Márcio...
22 de abril de 2010 às 14:59Não me lembro de ter clicado em algum Pop-Up. Mas, como disse o Iúri, eu também não deixo de visitar um bom espaço por esse motivo.
Abraçossssssssss
Marcos Masini
http://www.pugnus.com.br
Vale ressaltar também que as famigeradas e inomináveis (não falo nem o nome para perceberem o quanto não as aprecio) são perigosas e podem trazer o mal dentro de si, quer dizer, um malware embutido.
23 de abril de 2010 às 07:35Credo em cruz!
Iúri, pois é, nesse caso então podemos dizer que involuíram né? Também não deixo que visitar uma página por causa disso, mas que seria melhor sem elas, isso seria.
23 de abril de 2010 às 08:52Ana Karenina, às vezes é bom dar uma descontraída nos assuntos, principalmente nesses chatos.
Inácio Rolim, já está registrado sua posição.
Jornalistamasini, como eu disse anteriormente, eu tb não deixo de visitar, mas ficaria melhor sem elas.
The EDN, é verdade, tinha me esquecido desse detalhe sórdido.
Se há algo na internet que me tira do sério são esses irritantes pop-ups. Acho que isso é uma forma forçada de chamar a atenção do leitores,tenho certeza que na maioria das vezes o máximo que se consegue com esses pop-ups,principalmente em blogues, é um clica no [X] FEXAR.
14 de maio de 2010 às 12:47Abraços!
Alberis Luís, são realmente impertinentes essas tais.
14 de maio de 2010 às 15:26É... não é só o aviso do Internet Explorer sobre música automática que me irrita. O aviso sobre pop-ups consegue essa proeza também!
17 de dezembro de 2010 às 13:40E olha que estou falando somente dos avisos, mostrados pelo navegador, que bloqueia esse tipo de coisa. Imagine se as músicas tocassem mesmo e se os pop-ups aparecessem.
:X!!!!!!
Milton G. Machado
A impressão que passa é o que leitor é retardado e que por isso precisa de um lembrete constante do site para comprar, assinar ou visitar alguma coisa. Vá ser chato assim... :P
24 de maio de 2011 às 14:42Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Twitter Trackbacks