Leia também...

Leia também...
Homo Sapiens x Homo Cyber

Leia também...

Leia também...
O Humor nos Tempos do Cólera

Leia também...

Leia também...
Os 10 Mandamentos da Vida Virtual

Leia também...

Leia também...
Santos Reis

Orkut e a síndrome do patinho feio

terça-feira, 22 de junho de 2010


Desde o ano de 2005 que tenho orkut, naquela época precisava de convite pra entrar, depois de um certo tempo o orkut foi traduzido para o português e se popularizou na internet como uma importante mídia social, ocorre que de uns tempos pra cá ele vem sofrendo grandes transformações por conta do uso que os usuários tem feito dele.

Com o advento do Twitter e outras mídias o orkut começou a ser visto como um lugar de menor prestígio, frequentado por pessoas fúteis e vitrine para os exibicionistas, o Twitter assumiu então o posto de tio rico da elite e o Orkut o patinho feio e pobre.

É claro que nem tudo é tão ruim no orkut, tem por lá perfis de usuários e comunidades sérias com propósitos muito bem definidos, nada a ver com as comunidades de “Detesto trabalhar” ou “Amo Fiuk” por exemplo, já descobri muita informação útil de meu interesse por lá e encontrei pessoas que eu não tinha como localizar se não fosse através do Orkut.
 


A cada dia que passa o patinho feio(orkut) anda perdendo espaço para o tio rico (Twitter), mas creio que o Twitter ainda não foi totalmente descoberto pela grande “massa” porque dois motivos: 1. Ainda não há versão para o Português, 2. As pessoas ainda não conhecem o Twitter, sobre isso já vi comentários esquisitos pois alguns acham que tira a privacidade, por causa da famosa pergunta: “o que você está fazendo agora?” Pois é, ainda acreditam que é necessário seguir isso a risca, eu penei muito pra aprender a mexer no básico, fui perguntando aqui e ali até acertar fazer as coisas e em 4 meses só de uso ainda tenho muito que aprender. Se hoje já verificamos a baleia passeando na nossa tela, imagine quando essa galera toda do Orkut for pro Twitter? Capaz de afundar de vez mesmo. Será que irão “orkutizar” o Twitter? #medo E o que é mesmo orkutizar? Alguém explica esse fenômeno da Orkutização das mídias sociais?



O problema do Orkut não é nem a sua popularização e sim o perfil de alguns usuários que mal sabem digitar um documento no Word, fazem parte do grupo de cidadãos que obtiveram acesso a internet, mas não a educação digital propriamente dita, ou seja, deram computadores e acesso a internet ao povo, mas não deram educação e conhecimento suficiente para saber usar a internet, a coisa ficou tão descontrolada que criam orkut até pra bichos de estimação como cachorro, gato, papagaio e periquito… hoje em dia todo mundo tem orkut até que não sabe escrever nem ligar o PC, pois já vi vários perfis criados porque alguém teve a "ideia brilhante" de criar um perfil para estas pessoas ou animais e etc..

Acompanhamos essa evolução das mídias como aquela velha história  que conhecemos: “alguém tem uma ideia brilhante, cria uma ferramenta interessante com um propósito bem definido, mas quando cai na mão do usuário a coisa muda, se transforma e no fim não passa nem perto do que se pensou antes para aquilo”, assim perdemos mais uma ideia boa em virtude do mau uso ou por não saber como usar e aproveitar todas as suas potencialidades.

Que alfabetização digital que nada, vamos dar computador com internet para o povo acessar Orkut, MSN, chats, colar os textos do google para trabalhos escolares, arranjar um amor nos sites de relacionamento e fica tudo certo, é a velha política do pão e circo na sua versão mais moderna e tecnológica.

Enquanto o governo se preocupa em dar computador para os índios (nada contra os índios) terem acesso a internet nas suas aldeias, o patinho feio Orkut vai ficando cada vez mais feio e o tio cisne Twitter cada dia mais garboso e elegante, até quando continuará assim eu não sei, façam suas apostas! O que você acha que nos aguarda daqui a alguns anos? Arrisca algum palpite?
 

Sobre a Autora:
Ana Karenina

Ana Karenina - Autora do blog Escritos Ideológicos. Uma baiana, natural de Salvador, adora ler, blogar, tuitar e interagir na internet. Tem como única pretensão na blogosfera: ser feliz escrevendo sobre o que gosta.

Feed
Gostou desse Artigo? Então deixe um comentário, assine nosso Feed ou receba os artigos por email

12 comentários :

Roberto disse... Responder comentário

A questão não é falta de educação digital, é falta de educação básica mesmo.

22 de junho de 2010 às 14:47
Unknown disse... Responder comentário

@Roberto Pois é Roberto, falta educação mesmo em todas as suas vertentes. Um Abraço

22 de junho de 2010 às 17:36
Evandro Cesar disse... Responder comentário

Vai acontecer a orkutização mais cedo ou mais tarde, com o Twitter em português ninguém vai segurar isso. O bom é que com o Twitter (pelo menos eu sinto) é que temos um controle melhor, ainda mais se usarmos algum programa que tenha filtros e tal. E nem me arrisco a dar paplpite sobre tecnologia em anos porque é atirar no escuro. Muda rápido demais :)

22 de junho de 2010 às 19:42
Erlon disse... Responder comentário

Concordo com vc o orkut ainda é uma boa ferramenta para comunicar-se apesar de estar poluído de fakes, spam, e pessoas que interessadas em fofocas, coisas de baixo nível, e mal sabem escrever e usar um pc.
Vejo que o twitter já está se orkutizando. É só ver o que está nos trending topics. Adolescentes postando um monte de baboseiras, achando que twitter=msn,falando "miguxês".
Já vi na net algumas pessoas falando que não usam o twitter pq está em inglês.
Quando estiver em nossa lingua o microblog vai "baleiar" toda hora.
Vai ser desesperado.

22 de junho de 2010 às 21:48
Unknown disse... Responder comentário

@Evandro Cesar Olá Evandro, Obrigada pela participação. Não sei se será possível ter tanto controle assim visto que não podemos evitar que as pessoas que seguimos dê RT em bobagens que não nos acrecenta em nada, acredito mesmo que nenhuma mídia social hoje é 100% controlável em termo de filtro de conteúdo. Só o MSN que podemos adicionar e exluir quem quisermos e assim mesmo podemos nos enganar. Um Abraço.

23 de junho de 2010 às 11:28
Unknown disse... Responder comentário

@Erlon Olá Erlon, Obrigada pela Participação. Também fico impressionada com o conteúdo dos TT do Twitter, a futilidade por lá parece que está virando epidemia. Não que precisamos ser muito sério por lá, ali não é nenhum quartel, mas também não precisamos idolatrar e popularizar a idiotice como fazem muitas vezes. Um Abraço.

23 de junho de 2010 às 11:53
Iúri disse... Responder comentário

Olá Ana,

Parabéns por mais um artigo.
Agora, a "orkutização" do Twitter não está longe - a verdade é que as pessoas com quem interagimos não agem dessa forma tão temida; mas há muitos (muitos mesmo) usuários do Twitter que escrevem coisas sem noção, de forma totalmente errada, etc. Acho que eles são não descobriram o Twitpic, porque senão aí mesmo é que o Twitter vai desandar.

Vamos esperar que não só o conteúdo do orkut melhore, mas a educação em geral, para nos orgulharmos de que os trending topics do Twitter no Brasil são diferentes do cala boca Galvão ou assuntos relacionados a Geisy.

Abraço.

30 de junho de 2010 às 23:56
Unknown disse... Responder comentário

@Iúri Olá Iúri, Ainda bem que não tenho percebi grandes erros de português porque sigo gente que escreve de forma bem legível, mas confesso que cometo meus errinhos também.

Não tenho muita esperança de que o Orkut melhore, porque isso depende muito do usuário que acessa o serviço, o risco do livre acesso a estas mídias é esse: você dá acesso a quem ainda não está preparado pra elas.

Se o Twitter já está elencando estas celebridades no TT hoje, imagine quando a midia virar moda entre os orkuteiros? Vamos começar a rezar, rs

Obrigada pela participação, um Abraço :)

11 de agosto de 2010 às 12:40
Anônimo disse... Responder comentário

Considero o twitter uma rede social mais "geek".
Tenho poucos amigos que tem twitter, a maioria, cria uma conta e nunca mais atualiza.
Uma vez uma colega minha disse: "Twitter? Não Gostei! Não acho graça falar sozinha."
Acho que a grande massa não irá migrar para o twitter, justamente por não entender a ferramenta. Afinal twitter não é orkut, não tem álbum de fotos, depoimentos, comunidades, o que a grande massa preza.
Agora, a orkutização do Facebook, pra mim, é questão de tempo. Ainda mais com o filme do Facebook que está pra sair. Já até posso prever os comentários: "O quê! Você não tem Facebook? É a rede social mais usada no mundo! Vão até lançar filme." Brasileiro adora uma novidade na internet.

12 de agosto de 2010 às 04:28
Unknown disse... Responder comentário

@Magrones Olá, muito obrigada pelo seu comentário! Você abordou uma coisa bem interessante, mas lembra que o orkut também era em inglês e um bicho de 7 cabeças para muitos? Mas aos poucos a tecnologia foi mudando, implantando novos recursos e se tornando mais atraente. Creio que com o Twitter o mesmo está ocorrendo, todo dia tem uma novidade. Ah alguns amigos meus também acham que Twitar é falar só, alguns não gostaram porque é em inglês e também porque acham que tiram a privacidade vê se pode? Ora na internet as pessoas querem tudo prontinho mesmo, rs E lá você mostra o que quer como qualquer outra midia. Nem tenho facebook nem quero por enquanto, nem uso mais orkut, quem sabe um dia me aparece a paciência e eu crio uma conta? é esperar pra ver. Brasileiro adora coisa importada, se orkut, Twitter ou facebook fossem criados no Brasilnão sei se teria tanta popularidade assim.

Bom, é isso, valeu pela participação e volte sempre! Um Abraço

12 de agosto de 2010 às 12:10
Gustavo Freitas disse... Responder comentário

Ana,
mais um texto brilhante, parabéns! Como você viu no artigo que publiquei no GF Soluções, acredito que a comparação hoje, nesse momento, é entre o Orkut e o Facebook, considero o Twitter uma ferramenta diferente dessas duas, ela pode ser utilizada em conjunto. Deixo o link para o artigo em que faço comparação entre Orkut e Facebook http://www.gfsolucoes.net/gustavo/dicas-blog/provocando-a-discussao-facebook-x-orkut-qual-a-melhor-rede-social-para-divulgar-seu-blog/,
abraço.

12 de março de 2011 às 08:56
Unknown disse... Responder comentário

@Gustavo Freitas Olá, Você tem razão, mas na época que escrevi o artigo o facebook não era tão falado assim como hoje, antes as pessoas comparavam com o twitter, mas como apareceu o facebook que faz concorrência com o orkut talvez tenhamos um parâmetro melhor pra considerar, já li seu texto muito bom.

Obrigada pelo comentário

@anakint

15 de março de 2011 às 07:52

Postar um comentário

# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro;
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;